One from the Heart
Francis Ford Copolla
1981
Filme
6 em 10
Pois que íamos partir de viagem e fomos para Lisboa para ser mais fácil apanhar o autocarro. Lá, encontrámos o DVD deste filme e decidimos vê-lo. Fique a nota que agora que tenho uma televisão super especial cheia de coisas especiais, ver um DVD numa televisão normal parece-se muito com ver uma gravação de VHS de um anima dos anos 80. :p
Este é um filme sobre um casal que discute. Ele quer estabilidade. Ela quer algo diferente. Perdidos na noite de uma Las Vegas delirante, encontram outras coisas e acabam por se reencontrar.
O filme tem algo de especial e extraordinário que não se pode ignorar. Todo ele foi feito em estúdio, com utilização de muito poucos recursos. Seguem-se quartos e salas que evidentemente são o mesmo espaço mas manipulado de tal forma que parecem sempre lugares diferentes. A rua também é um palco. As transições entre as cenas e entre os lugares são feitos com a máxima atenção ao detalhe, sendo que o efeito visual final é algo de muito cativante. Também a banda sonora contribui para este efeito multidimensional, remetendo-nos para um lugar de fantasia e sonho em que a realidade acaba por ser muito difusa.
O problema deste filme encontra-se, essencialmente, nos personagens. A sua caracterização é muito limitativa, sendo que o desenvolvimento se revela injusto e bastante machista em termos morais. Para além disso, os personagens secundários são muito pouco explorados: todos queríamos saber muito mais sobre a rapariga do circo.
No entanto, adorei os cenários e a forma como tudo está filmado. Precisávamos apenas de uma história melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário