Enamoramento e Amor
Francesco Alberoni
1979
Ensaio
Trouxe este livro da LFL da Quinta das Conchas, quando lá me fui encontrar com o seu steward por outro propósito qualquer. Enfim, não resisti a trazer alguns livros, que servem de compasso de espera antes do meu próximo projecto TBR, que revelarei a seu tempo. Este volume foi-me pessoalmente recomendado pelo steward.
No entanto, não me suscitou tanto interesse como estava à espera. Trata-se de um ensaio em que o autor debate as diferenças entre as noções de enamoramento, enquanto paixão, e amor propriamente dito. Refere vários pontos que fazem todo o sentido, mas forma como tudo isto está explicado parece-me demasiado redutora: afinal um sentimento, uma emoção, não podem ser minimizadas para caberem dentro da ideia de conceptualização de um autor.
Apesar de tudo, gostei muito do facto de o autor raramente falar de géneros e sexos biológicos, permitindo a existência do enamoramento (e, posteriormente, do amor) em todas as suas formas e qualidades. Apenas no final ele começa a esticar um bocadinho a corda, com noções plenamente desactualizadas sobre o papel feminino no ambiente familiar.
Regressará à casinha em ocasião breve. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário