Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

8.1.15

The Firm

The Firm
John Grisham
1991
Policial

Este foi tanto o último livro de 2014 como o primeiro de 2015. Portanto não é nem um nem outro e está no limbo. Recebi-o num rabeque de aniversário do BookCrossing em que se podia escolher qualquer um dos livros disponíveis da pessoa em questão. Escolhi este por puro acaso.

É um policial sobre o universo dos advogados americanos, que é um pouco diferente do nosso. Mitch McDeere é um jovem advogado acabado de sair da faculdde a quem é oferecido um emprego genial, onde lhe pagam muito e lhe dão carro e casa e promessas de uma vida estável. No entanto, passado pouco tempo é contactado pelo FBI, onde lhe dizem que a firma onde se encontra é uma fachada para negócios da máfia. Dividido entre manter-se na firma e ajudar o FBI, McDeere recolhe imensos documentos por vias estranhas, intensamente descritas.

O livro pareceu-me demasiado longo e descritivo para o tema em questão. Na verdade, há muitos aspectos que não são relevantes e totalmente inconsequentes, como por exemplo o caso nas ilhas Caimão. Toda a narrativa parece estar estruturada a pensar desde logo na criação de um filme ^(que efectivamente existe e é com o Tom Cruise, mas que eu não vi), isto é, todas as acções - mesmo as irrelevantes - são detalhadas de forma a podermos saber coisas como a direcção em que cada personagem olha.

A progressão é muito lenta e apenas a parte final me suscitou um verdadeiro interesse sobre o que se ia passar a seguir. Fiquei com muita pena do cão, que não tinha culpa nenhuma, E também do Lamar Quin, que até era uma pessoa simpática.

Parece-me que teria valido mais a pena ver o filme, o que no meu caso é uma coisa muito rara de se dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário