Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

6.9.13

White Album Season 2

White Album Season 2
Shioya Yoku - Seven Arcs
Anime - 13 Episódios
2009
5 em 10
 
Continuação de uma primeira season que adorei. Infelizmente, todos os detalhes que podiam tornar a primeira season um mau anime e que eu ignorei... Brilharam nesta segunda parte. Vejamos.
 
Esta season vem reforçar a ideia de que as personagens são estáticas. Nenhuma delas evoluiu, excepto talvez Yuki, que ganhou um pouco de força ao demonstrar que tem atitude e não é só um capacho. O desenvolvimento das personagens relacionou-se  muito com o desenvolvimento da história, que é precisamente o ponto em que White Album deu um trambolhão fenomenal. É certo que isto foi baseado num dating-sim e que pedir lógica a estes personagens é um pouco demais... Mas valeu a pena sonhar durante a primeira season... Ou se calhar não. Porque Touya torna-se um simples espantalho, sem qualquer tipo de conteúdo, que está completamente descontrolado. Uma pessoa consegue aceitar que ele traia a namorada com um dos membros femininos do cast. Mas agora, com todos? Ainda se ele fosse um homem com uma personalidade extremamente atraente... Mas não! Ele não tem conteúdo. Só anda por aí a deambular e a receber declarações de amor e, já agora, porque não? Bora fornicar com esta gente toda! Ao menos foi em separado e sem saberem umas das outras. O final é misterioso, mas fiquei com a ideia - pelo simbolismo da medalha - que Yuki ainda acaba por ficar com este nojo de pessoa! O que nulifica todo o desenvolvimento que teve. Enfim...

Como a história deu uma volta terrível, comecei a dar mais atenção à arte. Meu deus. A falta de detalhe é um primor. Mas se esta funciona nas cenas em aguarela, que continuam bastante bonitas, não funciona de todo no resto do anime. Não é só a personalidade deles que é estática! Os movimentos também! Estão parados, ficam com um olho fechado e outro aberto durante três minutos enquanto a outra pessoa fala, não mexem os dedos quando tocam instrumentos.

Mas enfim, há algo que safa isto, que é a música. É pouca, mas quando é tocada até ao fim tem um efeito muito especial no sentimento que temos em relação ao que está a acontecer. Ainda assim, são mais os momentos de silêncio do que aqueles que têm qualquer conteúdo musical, sejam os concertos, os ensaios ou o que quer que seja. E muitas vezes são silêncios muito desconfortáveis.

Esta série podia ter sido lindíssima. Se tivessem feito uma aproximação à história completamente diferente. Talvez.


Sem comentários:

Enviar um comentário