Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

28.4.13

Asura

Asura
Satou Keiichi - Toei Animation
Anime - Filme
2012
5 em 10

Este filme é sobre um menino que come carne humana, num universo em que no Japão feudal está toda a gente a morrer à fome. Daí que comer carne humana até seja uma coisa bastante praticável. Ele tem um machado e é um bicho selvagem e descontrolado, que acaba por encontrar a redenção no seu convívio com uma jovem que o adopta durante parte do filme e nos encontros que tem com um monge budista. No fundo no fundo o filme quer dizer-nos que o menino, Asura (Ashura?) não é mau, apenas ficou assim por força das circunstâncias.

E consequentemente, o filme é previsível e quase patético na sua concepção. É uma história de tonalidade escura, mas não possui qualquer tipo de densidade que a pudesse tornar numa reflexão pertinente sobre o que quer que seja, vida, personagens, ideias, qualquer coisa. Não se percebe o que aconteceu a este Japão para estar toda a gente a morrer: não há uma explicação da situação em que nos encontramos e isso torna-a difícil de aceitar como verdadeira

A animação mete dó. Tal como em Tiger and Bunny usam uma mistura de CG com 2D. Mas simplesmente não funciona como devia. A animação 3D não tem volume e os movimentos parecem não ser influenciados pela força da gravidade. Há momentos a lembrar stop-motion, mas esta falta de "peso" nos corpos dos personagens tornam toda a experiência muito desagradável. Além disso os modelos não possuem textura, o que torna este filme de 2012 um revisitar de 2002. Isto já não deveria acontecer, com a indústria que temos e com os recursos que temos.

A música é apenas ilustrativa, com um tema recorrente que soa sempre a "o filme vai acabar agora". Tema esse que é um perfeito lugar comum, utilizado mais que centenas de vezes em mais que centenas de animes (só que com compositores diferentes)

Um desperdício de recursos que até poderia ter sido algo bom, se fosse só um bocadinho mais competente.

Sem comentários:

Enviar um comentário