21.7.12

Animal Farm

Animal Farm: A Fairy Story
George Orwell
A Fairy Story (evidentemente)
1945

Comprei este livro numa mega promoção do Bookdepository e vou fazer BookCrossing com ele. Só naquela.

Este livro é estranho. É frio. Numa alegoria à Revolução Russa, os animais desta quinta revoltam-se, depois das palavras sábias de um velho porco. No início está tudo muito bem, com o bom porco Snowball a dar boas ideias e todos obedecendo aos sete mandamentos:
  1. Whatever goes upon two legs is an enemy.
  2. Whatever goes upon four legs, or has wings, is a friend.
  3. No animal shall wear clothes.
  4. No animal shall sleep in a bed.
  5. No animal shall drink alcohol.
  6. No animal shall kill any other animal.
  7. All animals are equal.
 Mas Napoleon, um outro porco, arranja maneira de se tornar o líder da quinta e o que era o verdadeiro ideal do comunismo torna-se numa opressão estalinista que se conclui na humanização dos porcos e no único mandamento:

TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS

E ninguém pode fazer nada. Os outros animais não são muito inteligentes, têm medo, não têm força. É isto o horrível deste livro. A impotência que sentimos por estes pobres.

Está escrito precisamente como um conto infantil. Sem floreados, sem muitos detalhes, a história é assim e assim fica. Isto transmite uma frieza e um tom quase irónico a toda a história, de dar arrepios. Ainda assim, há momentos muito intensos (quase chorei com o Boxer), momentos de uma tristeza assustadora na sua simplicidade.

Um excelente livro que se lê numa tarde. Um essencial.

1 comentário:

  1. Ainda não li esse livro (to doida pra ler! aqui no BR saiu como "A revolução dos bichos", mas enfim...), mas li 1984 e, o que posso dizer? George Orwell é isso. Não sei se dá pra criar algum tipo de semelhança entre 1984 e Animal Farm, mas a impressão que eu tive lendo 1984 é mais ou menos essa que vc descreveu ao ler o Animal Farm.

    Mais triste ainda é quando a gente dá uma de paranoico e começa a perceber que fazem isso com a gente #vish


    Parabéns pelo blog! Gostei bastante ^^

    ResponderEliminar