Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

23.8.25

Steamboy

 

Steamboy
Otomo Katsuhiro - Sunrise
Anime - Filme
2004
6 em 10


Pela mão do criador de "Akira", esperávamos algo completamente diferente.

A verade é que Steamboy é um filme super-produzido, mas infantil. Num mundo steampunk, andam todos de volta de uma esfera super poderosa, que poderá mudar o rumo das pessoas que interagem com ela.

Em termos gráficos, o filme é giríssimo, com maquinaria original, cenários lindos de inglaterra e uma animação primorosa.

Mas a história em si é bastante fraca, e não compensa.

K-POP Demon Hunters

 

K-POP Demon Hunters
Maggie Kang
Filme
2025
6 em 10


Não podia deixar de ver o filme mais popular dos últimos tempos, que até ultrapassou o Padrinho II no IMDB.

Mas a verdade é que este filme não me cativou, e já mal me lembro dele. As personagens têm designs interessantes, os rapazes são muito bonitos, temos uma caracterização simples mas eficiente. Mas as músicas, para mim, não são de todo memoráveis, e não irei criar o círculo dourado que protege o mundo à base de Huntrix.

O único personagem de que realmente gostei foi o bizarro gato-tigre azul, que é mesmo fofo.

De resto, temos algumas sequências de animação brilhantes, e alguns detalhes muito engraçados. Quem fez este filme conhece bem o mundo da fandom, e dá-nos um piscar de olho nessa direcção.

Para quem já quase não se lembra o que se passou, não está mau. :p

The Lesbiana's Guide to Catholic School

 

The Lesbiana's Guide to Catholic School
Sonora Reyes
2022
Romance


Um importante livro para a exposição das pessoas queer no mundo Young Adult.

Uma rapariga mexicana e lésbica, com vários problemas desde a deportação do seu pai até ao seu sair do armário, vai para uma escola católica. Lá, aprenderá a sua verdadeira identidade, fará novos amigos e irá apaixonar-se.

Os dois primeiros terços do livro, com voltas e reviravoltas sobre o armário (dentro?) foi para mim bastante aborrecida, mas a partir de SPOILER foi uma leitura muito cativante e comovente. A forma como autorie nos mostra a aceitação, a rejeição e os dilemas dos jovems imigrantes queer está muito bem feita.

Assim, este livro tem uma grande importância social, no entanto é uma história que podia ter sido resumida a alguns elementos chave.

Shiunji-ke no Kodomotachi

 

Shiunji-ke no Kodomotachi
Iizuka Aya - Doga Kobo
Anime - 12 Episódios
2025
5 em 10


Mais um anime do groupwatch, mas a este deram drop porque """"incesto"""".

Então, a família Shiunji tem 7 filhos. E um belo dia o seu pai diz-lhes que são todos adoptados. Procedem todas as irmãs a apaixonar-se pelo irmão mais velho, Arata.

No final do anime chegou a haver um potencial dramático, mas acaba imediatamente depois assim que há mais declarações de amor pelo irmão mais velho. Se por um momento pensámos que o anime ia numa direcção lógica, rapidamente volta ao polígono amoroso e ao harem típico.

Foi relativamente mediano.

Ribbon no Kishi

 

Ribbon no Kishi
Osamu Tezuka - Mushi Production
Anime - 52 Episódios
1968
4 em 10


Depois de ter lido o manga, estava muito curiosa com o anime de Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro). No entanto, foi um profundo desapontamento.

Para começar, a história é completamente decepada, introduzindo elementos muitíssimo infantis e despropositados. Os efeitos sonoros à la Looney Tunes irritaram-me demasiado. A animação é fraquíssima, mesmo considerando o ano de produção, talvez porque tem demasiados episódios para o tema a tratar. E as personagens que me encantaram no manga, aqui estão completamente descaracterizadas.

Enfim, fiquei triste por o anime ser tão infantil e mal feitinho, porque a história do manga é realmente boa.

Eddington

Eddington
Ari Aster
Filme
2025
6 em 10


Um filme moderníssimo, que nos fala da pandemia, do Black Lives Matter e de todas essas coisas que aconteceram há poucos anos.

Não é o típico western de pistola à cinta, mas tem alguns elementos interessantes e um sentido de humor muito peculiar. A cidade de Eddington torna-se palco de manifestações e de anti-máscaras, concluindo num crime que depois é vingado pelos verdadeiros Antifa.

Foi um filme divertido, suportado essencialmente por Joaquin Phoenix, que faz um excelente trabalho em nos mostrar um homem mais idoso, plenamente convencido da sua ignorância, o que torna a conclusão do filme - muito realista - tanto triste como óbvia.

Mas foi só ok.
 

Malcolm X

 

Malcolm X
Spike Lee
1992
Filme
6 em 10


Malcolm X, essa figura mitológica dos direitos civis. Não sabia nada sobre ele, então este filme foi bastante informativo.

X começou como um criminoso igual a tantos outros, até se converter ao islamismo na prisão e começar o seu activismo pelos direitos civis das pessoas negras, doravante conhecidas como afro-americanos no contexto deste filme. As suas acções foram violentas, no entanto ele também foi vítima de violência.

Apesar de o filme se prolongar por mais de três horas, a segunda metade passa rápido. No entanto, até à saída da prisão o filme é extremamente aborrecido. De resto, temos uma boa prestação dos actores.

Gostei, e fiquei informada sobre o tema, mas ainda assim penso que o filme poderia ter um pouco mais.

22.8.25

A Wolf for a Spell

 

A Wolf for a Spell
Karah Sutten
2020
Fantasia


Um livro encantador com uma história maravilhosa, que me prendeu do início ao fim.

Zima é uma loba que se vê enfeitiçada pela bruxa Baba Yaga e descobre que o Czar está prestes a destruir a sua floresta. Irá fazer tudo para o impedir, e a magia acontece. Com uma narrativa simples, e ricamente ilustrado, este livro é ideal para crianças, mas enquanto adulta adorei ler esta história de encantar.

O que mais gostei foi, sem dúvida, a forma como a autora caracteriza a família de lobos, sem dominâncias e submissões mas tal como eles são na vida real: uma família.

Foi um livro fascinante, que recomendo vivamente.

Black Nerd Problems

 

Black Nerd Problems
William Evans & Omar Holmon
2021
Ensaios


Livro de ensaios retirados das conversas de um podcast, que fala precisamente dos dilemas e trilemas das pessoas negras perante a cultura pop.

Embora a maior parte dos ensaios sejam bastante bem humorados, roçando a comédia ridícula em alguns momentos, o livro coloca algumas questões pertinentes sobre o que é ser uma pessoa negra (e geek) no coração dos Estados Unidos.

Impressionou-me sobretudo a história do cosplayer negro assassinado pela polícia porque tinha uma espada de cosplay: estas pessoas, infelizmente, não estão seguras no seu próprio país, o que me deixa muito triste e desconfortável.

De resto, foi uma leitura simples e divertida.

28 Anos Depois

 

28 Anos Depois
Danny Boyle
Filme
2025
6 em 10


Passaram-se 28 anos desde o primeiro filme e o Reino Unido continua sob quarentena por causa de um surto, sabemos agora, de raiva. No entanto a raiva neste filme funciona de forma muito diferente da realidade, pois os infectados nunca morrem e evoluem até um estado conhecido por "Alfa", que além de ter um membro sexual hiperbólico também é extremamente forte e difícil de vencer.

Um rapazinho que vive na Ilha de Mann, isolado dos infectados e numa pequena sociedade em que não existe grande coisa, só arcos, flechas e facas, decide encetar uma viagem à "mainland" em busca de um médico para a sua mãe. Pelo caminho irá correr perigos diversos.

Aquilo que gostei mais no filme foi a espécie de comportamento social dos infectados, e as várias categorias de infectados. De resto, não me perturbou tanto como o primeiro filme, porque aqui o perigo principal são mesmo os monstros, não as pessoas.

Parece que continua, portanto vejamos.

Lensman

 

Lensman
Kawajiri Yoshiaki - Madhouse
Anime - Filme
1984
5 em 10


Inspirado num livro de ficção científica ocidental, Lensman é um poderoso herói que utiliza uma "lente" (ou um vidro, ou um cristal, não se percebe bem) para lutar contra um malvado exército inimigo.

Em termos narrativos, esta história não tem muito que se lhe diga. Mas, o extraordinário neste filme, é a revolucionária utilização de 3D digital em algumas sequências de animação, numa época em que efeitos digitais eram uma raridade. Na verdade, este foi o primeiro anime a utilizá-los.

De resto, temos uma aventura bastante infantil, e bastante desinteressante, não fossem os ditos efeitos especiais.

Sol Bianca

 

Sol Bianca
Hayashi Hiroki - AIC
Anime OVA - 2 Episódios
1990
5 em 10


Sol Bianca é um grupo de assaltantes do espaço composto por cinco gajas todas boas. Estas gajas todas boas vão andar pelo espaço em aventuras e a roubar coisas importantes.

Apesar da originalidade dos designs, este anime recorda-me muito o Bubblegum Crisis, ou mesmo Fandora, nos temas e na abordagem. Assim, acabei por não ficar muito atenta, porque senti que era uma história que já tinha visto montes de vezes.

De resto, temos alguns cenários muito bem feitos, mas também não há nenhum distintivo especial para a animação.

Superman

 

Superman
James Gunn
Filme
2025
7 em 10


Depois dos últimos falhanços do Homem de Ferro, James Gunn pega nesta famosa personagem para lhe dar um novo brilho.

Este Superman volta a ter a inocência inicial, o desejo de salvar todos se excepção, mas há uma grande diferença para os filmes originais, na parte das ordens de Krypton. Temos também um Lex Luthor assustador, absolutamente psicopata, cuja maior vontade é simplesmente vencer o Super Homem.

De resto, temos um filme com bastante sentido de humor e efeitos especiais não tão exagerados que isto se pareça com um filme de animação.

Ri, comovi-me, e gostei muito desta nova versão do homem mais forte do mundo.

Perfect Days

 

Perfect Days
Wim Wenders
2023
Filme
8 em 10


Um homem é empregado de limpeza das casas de banho públicas do Japão. Vive a sua vida calmamente, e observa o mundo que o rodeia. E isto são "dias perfeitos", os dias que se sucedem sem grandes alterações, apenas com pequenos detalhes encantadores que tornam a vida mais alegre.

Um clássico slice of life em que o personagem principal faz a mesma coisa todos os dias, mas ainda assim se consegue espantar com as pequenas coisas, com o detalhe, com a natureza que o rodeia. E apesar de a sua profissão aparentar ser desprezível, há mais nele do que simplesmente um limpador de sanitas. Ficamos a conhecer um pouquinho do seu passado, mas apenas o suficiente para perceber porque é que ele está afastado da sociedade.

Foi um filme maravilhoso, que nos diz que por pior que seja a nossa situação, estamos rodeados de pequenas maravilhas.

Crónica do Pássaro de Corda

 

Crónica do Pássaro de Corda
Haruki Murakami
1994
Romance


Como sempre, em alguma celebração, alguém insiste em me dar um livro do Murakami. Desta vez recebi este livro enormíssimo, numa edição muito luxuosa e bonita, mas nem por isso gostei dele.

A culpa começa a ficar do lado do tradutor, com a sua insistência em usar a horrenda expressão "acto contínuo" por tudo e por nada. De resto, este livro é uma longa viagem de um homem para reconquistar a sua esposa, que está prisioneira num mundo de sonhos. 

A narrativa alonga-se numa série de detalhes que não são nada relevantes para o desenvolvimento, e nem por isso interessantes ou divertidos. As conversas com a adolescente, sobretudo, aborreceram-me de morte.

Ainda assim, apesar do volume gigantesco do livro, foi uma leitura bastante simples, porque este pseudo candidato ao Nobel prima por isso: simplicidade e irrelevância social.

Terra Formars

 

Terra Formars
Satomi Tetsurou - LIDENFILMS
Anime - 12 Episódios + 2 OVA
2014
4 em 10


Um dos animes mais horrendos que tive o desprazer de ver. Porque este anime fala de... BARATAS. Em Marte. Mas baratas ainda assim.

E são horrorosas. Fonte de pânico. E o pior é que para lutar contra elas, as pessoas transformam-se fisicamente noutros bichos igualmente horríveis e nojentos.

Pior que as baratas do anime fazem RUÍDOS, como as baratas da realidade que gemem quando lhes damos com veneno. E quando as matam elas fazem CRAC, o que é demasiado realista para a minha saúde.

Vi este anime em groupwatch e passei o tempo todo a gritar.

A Busca Interminável

 

A Busca Interminável
Tom Sharpe
1977
Romance


Um livro muito engraçado, com um humor sarcástico e ácido, que nos conta as desventuras da publicação de um livro aparentemente indecente.

Os personagens são muito engraçados, com uma caracterização cáustica e crítica da sociedade da época, assim como a narrativa, que - de forma muito baralhada - nos leva a conhecer os meandros da riqueza editorial e tudo o que é (era?) feito para tornar um livro um sucesso nas bancas.

Foi uma leitura rápida e divertida.

Robin Hood

 

Robin Wood
Wolfgant Reitherman
1973
Filme
5 em 10


Do mesmo realizador dos Aristogatos, este filme acaba por ser quase uma cópia conceptual, apenas com uma história diferente. Neste universo, todos são animais, sendo o Robin Hood uma raposa. Estão a contar história do mais famoso dos ladrões de forma cómica e musical, mas uma vez com muitos jogos de palavras e momentos divertidos.

No entanto, estas personagens acabam por não ter um desenvolvimento tão cativante, e o filme peca por ser extremamente curto, o que não permite a exploração da história na sua totalidade.

Além disso, colocar toda a gente com sotaque americano quando a história se passa in Britannia, não me pareceu fazer muito sentido.


Revolutionary Road

 

Revolutionary Road
Richard Yates
1961
Romance


Um livro achado no licso, que se revelou bastante mais interessante do que o previsto.

Um casal vive nos subúrbios e acompanhamos a sua vida diária, com os seus pequenos dramas e as suas pequenas confusões. No entanto, este casal está afastado de uma maneira quase definitiva, o que se revela no final do livro em tragédia, e operam-se traições e desconfianças.

De resto, o livro está mesmo muito bem escrito, e uma história aparentemente aborrecida de normalidade diária acaba por ser extremamente cativante.

Acabei por gostar muito.

Os Aristogatos

 

Os Aristogatos
Wolfgant Reitherman
1970
Filme
7 em 10


Um filme que eu adorava na infãncia e que vi com os meus novos olhos de adulto para gostar imenso, outra vez, mais uma vez.

A história já sabemos, por isso gostaria de me focar num elemento em que não reparávamos enquanto crianças: a animação. A animação é primorosa, mas o que gostei mesmo mais foram os cenários absolutamente fabulosos das noites em Paris. De resto, agora com a visão renovada, reparei numa série de detalhes engraçadíssimos, que mostram mesmo bem que este filme foi feito no final dos anos 60. Com referência a álcool, a drogas, tudo de uma maneira muito ligeira, fartei-me de rir com os gansos e com a banda de gatos.

Os diálogos do filme estão cheios de referências engraçadas e jogos de palavras divertidos. E é impossível não nos apaixonarmos por estes gatinhos, e querer um de cada para a nossa casa.

Mesmo que já tenham visto em criança, vejam de novo, que vale a pena.

Outrage

 

Outrage
Takeshi Kitano
2010
Filme
5 em 10


Beat Takeshi volta a atacar, com mais um filme da yakuza. Ainda assim, senti que este filme não trazia muito de novo, sem ser a sempre fabulosa prestação de Takeshi Kitano.

O filme dá voltas e voltas sobre si próprio para nos mostrar o quão confusa pode ser a actividade mafiosa do Japão, mas acaba por não chegar a nenhum sítio em concreto, porque os personagens principais não morrem nem deixam de morrer. Temos cenas de extrema violência que chegam a fazer impressão, mas pouco mais.

Também vimos o Beyond Outrage, mas confesso que não me lembro de nada.

Sid & Nancy

 


Sid & Nancy
Alex Cox
1986
Filme
6 em 10


Diz o subtítulo do filme que o amor pode matar, e parece que é precisamente isso que acontece na relação entre Sid (Vicious, baixista dos Sex Pistols) e a sua namorada Nancy. Esta é uma história de amor literalmente tóxico, porque ambos estavam agarradíssimos ao cavalo, e constantemente broados e sem fazer sentido nenhum.

A juventude de ambos, que é uma pena, é também a causadora de tamanha irresponsabilidade. Eram quase duas crianças que se consumiram até uma morte trágica, não juntos mas num grande mistério de "quem deu a facada em Nancy".

De resto, o filme está suportado por excelentes actuações, transmitindo o verdadeiro sentido do punk, o ser contra o regulamentar e a favor de uma certa revolução social. Infelizmente, estes dois personagens famosos ficaram para a história como um amor drogado, e não como elementos importantes da cena musical.

Filme triste.

Girls Band Cry

 

Girls Band Cry
Sakai Kazuo - Toei Animation
Anime - 12 Episódios
2024
6 em 10


Quando falamos de animação moderna, não podemos ignorar a tendência de fazer animação digital 3D. Nisto o Japão distingue-se, porque apesar de os modelos humanos parecerem sempre um pouco estranhos, devido à pintura em cel conseguem dar a volta.

Este anime é sobre uma banda de meninas em que cada elemento terá de enfrentar o seu passado e os seus traumas para poder tocar e cantar e, assim, se profissionalizar. Até aqui parece tudo bem, a verdade é que está tudo bem até aos episódios finais, pois a nossa protagonista - apesar da sua evolução patente - simplesmente *fala demais*. Imagine-se o que é ir a um concerto e a vocalista começar a discursar sobre o bullying que sofreu no passado e nunca mais se calar, atrasando a música- que afinal de contas é o mais importante.

Devido a esta protagonista, ao início interessante e mais para o fim insuportável, o anime acaba por ficar apenas dentro da média. Ainda assim, fica a nota para a banda sonora excelente e algumas sequências de animação realmente boas.

5.8.25

Slime Taoshite 300-nen, Shiranai Uchi ni Level Max ni Nattemashita

 

Slime Taoshite 300-nen, Shiranai Uchi ni Level Max ni Nattemashita
Oowada Tomoyuki - Revoroot
Anime - 12 Episódios
2021
6 em 10


Olhó Isekaaaaai fresquinhoooo!

Então, desta vez é uma empregada de escritório que reencarna como uma bruxinha num mundo de fantasia. Ora, ela deseja apenas ter uma vida bem calma, por isso mata uns quantos slimes todos os dias e rapidamente se passam 300 anos, e ela chega ao nível máximo permitido. A partir daí, várias pessoas  e criaturas vão visitá-la para provar a sua força, sendo que ela procede a adopta-las a todas e a fazer com elas uma vida ainda mais calma e divertida.

Foi um anime calmo e simpático, quase um slice of life de fantasia, com designs muito fofinhos e meninas amigas a fazer coisas amigas. Os slimes estão no tóitulo mas quase não aparecem.

Assim, foi um anime agradável, mas que não fica na memória.

Pipocas com Telemóvel

 

Pipocas com Telemóvel
David Marçal & Carlos Fiolhais
2012
Não-Ficção


Novo livro para o clube de leiturar "Meia Volta Pelos Livros", e este devo dizer que não gostei nada.

Este livro relata vários relatos anedóticos de falsa ciência, o que está tudo bem. Mas enquanto cientista da área médica (serei cientista?) e - ao mesmo tempo - bruxa e pagã (esta é a parte em que todos se riem), achei um pouco despropositado e até ofensivo que os autores neguem completamente uma não-ciência que desconhecem. Posso ser eu que sou especialmente talentosa (acho que não), mas os meus feitiços funcionam, ora bolas, e não têm qualquer base científica.

De resto, também detestei o humor ao longo de todo o livro, que não jogou nada bem comigo, além da insistência de que os produtos naturais não funcionam, quando tenho exemplos na minha prática clínica de que funcionam sim.

Portanto, boca para vocês.

The Bear Season 4

 

The Bear Season 4
Christopher Storer & Joanna Calo
Série
2025


Acompanhamos novas aventuras no restaurante The Bear que, não muito surpreendentemente, está quase a ir à falência. Com este novo desafio, os vários personagens esforçam-se ao máximo para mudar, para encontrar integração e para fazer deste ambiente de trabalho algo um pouco melhor.

Esta evolução é patente no nosso protagonista, que neste momento está a aprender a lidar com os seus sentimentos de forma menos caótica. Mas dentro do conflito, existem mais coisas, como o rapaz das sandes que quer o melhor para a sua secção, até à nossa sous-chef que está em dúvida se deve continuar ali - naquela casa de malucos - ou não.

De resto, a season mostra menos culinária e mais sentimentos, pelo que aguardamos uma conclusão.

Sinners

 

Sinners
Ryan Coogler
2025
Filme
6 em 10


Diz o mito de que se formos muito musicais, os espíritos passados voltam para nos visitar e tocar e dançar connosco. é precisamente isso que acontece quando um grupo de negros americanos se reune numa casa para fazer uma festa. Mal sabem eles que há algo de maléfico a circundá-los, e rapidamente este filme se transforma num filme de vampiros.

O filme é bastante divertido, porque os vampiros obedecem a uma série de regras típicas e, só dessa forma, conseguirão vencê-los. Também coloca aqui em causa alguns elementos como o racismo, o desprezo pela outra cultura, mas também a integração de todas as culturas através do poder da arte e da música.

Ainda assim, penso que não é especialmente memorável.

Poker Face 2nd Season

 

Poker Face 2nd Season
Rian Johnson
2025
Série


Vamos à segunda season de Poker Face, em que continuamos a acompanhar a bizarra Charlie Kale na sua viagem pelos Estados Unidos, à procura de nada em específico excepto - no caso desta season - de uma certa calma.

Acompanhamos mais casos de mistério em que Charlie usa o seu poder de detector de mentiras humano para resolver problemas e defender os injustiçados. E mesmo no final da season encontramos o seu grande nemesis: uma pessoa que lhe consegue mentir.

No entanto, esta actriz acaba por fazer um trabalho inferior, e a sua verosimilhança acaba por falhar um pouco, e nunca receamos realmente por Charlie. Também a conclusão ("agora tens de andar fugida para sempre") é um pouco frustrante.

E quem é o homem do telefone?

Aguardamos a próxima season.

4.8.25

A Court of Wings and Ruin

 

A Court of Wings and Ruin
Sarah J. Maas
2017
Fantasia


O terceiro livro do ACOTAR revelou-se menos interessante do que esperava, apesar de ser bastante volumoso. 

Continuamos a ver as aventuras da nova rainha da noite, agora confrontada com uma batalha, uma guerra entre fadas que poderá arruinar todo o mundo, quer seja humano ou feeérico. No entanto, este livro prolonga-se em demasia em alguns elementos que me pareceram profundamente irrelevantes, nomeadamente toda a extensão de narrativa que descreve a aprendizagem de Feyre: aprender a voar.

Espero também que nos próximos livros as duas irmãs possam receber um pouco mais de desenvolvimento, porque a verdade é que elas parecem um pouco ali metidas a martelo.

Finalmente, este livro termina quase com um ex-deus-machina, em que subitamente uma armada vem salvar a situação, o que me pareceu muito pouco improvável.

Tendo isso em conta, não gostei tanto deste livro como dos anteriores, mas vamos ver como continua.

Watashi no Shiawase na Kekkon

 


Watashi no Shiawase na Kekkon
Yoshioka Takuya - Kinema Citrus
Anime - 12 Episódios
2023
6 em 10

Um anime que queria ver porque toda a gente falava dele, e que de certa forma não me desapontou.

Uma rapariga vive uma vida miserável na casa dos pais, um pouco como uma gata borralheira do Japão pré-guerra. É enviada para se casar com um homem aparentemente tirano, mas que se revela mais delicado do que isso, e assim vão aprender a apaixonar-se.

A diferença deste anime para um shoujo completamente regular, é que existe um elemento de mistério sobrenatural, em que o marido consegue manipular alguns elementos e - ficamos a saber mais tarde - a esposa consegue manipular os sonhos. Devido a este facto, os vários dramas que envolvem esta nova família relacionam-se quase sempre com outras famílias quererem desfazer o casamento para ficarem com os respectivos poderes no "sangue" dos descendentes.

De resto, temos alguns cenários muito bonitos, mas a personagem principal tem um design muito pouco memorável. Apesar de tudo, é uma história muito fofinha e simpática, e foi um gosto vê-la.

Hi no Tori (Filmes)

 

Hi no Tori
Rintarou - Madhouse
Anime - 3 Filmes
1986
8 em 10


Continuando a senda do groupwatch ilegal, vimos os três filmes dos anos 80 de Hi no Tori, a obra magna de Osamu Tezuka.

Mais uma vez, a fénix opera como uma criatura quase divina, que dá a vida e logo depois tira a vida, utilizando essa sua capacidade para demonstrar os erros da humanidade e castigar as pessoas (ou recompensá-las) conforme as suas atitudes em vida.

No primeiro filme, um escultor é atacado por um bandido, mas este bandido arrepende-se e torna-se escultor também. Terão de fazer uma competição para ver quem tem a fénix mais linda, mas tudo corre mal e a conclusão é de um horror extremo. O segundo filme foi o que mais me chocou, porque tem uma secção em que toda uma aldeia é enterrada viva, mas devido à imortalidade dada pela fénix terão de viver durante largo tempo enterrados. Isto impressionou-me de sobremaneira, ao ponto do pânico, porque a situação é tão pavorosa que me causou grande ansiedade. No filme final, exploramos um pouco o espaço, oferecendo-nos também uma perspectiva aterrorizante do futuro.

Estes filmes, esta fénix, colocam em causa o que são realmente os valores humanos, e o que leva as pessoas a tomar certas atitudes, versus a maldição (ou benção) da fénix. As consclusões dos filmes são merecedoras do epíteto "terror", porque são realmente situações extremas, que mexem mesmo com os nossos sentimentos,

De resto, a animação é muito bela, sobretudo os momentos com a fénix, apesar dos designs um pouco desactualizados e infantis. Aliás, posso acrescentar que esta infantilidade dos designs ainda nos traz mais horror.

Recomendo vivamente.

Iriam: Zeriam The Animation

 

Iria: Zeriam The Animation
Amino Tetsurou - Ashi Productions
Anime OVA - 6 Episódios
1994
6 em 10


Será possível ver um anime há um par de meses e, esse par de meses depois, não me lembrar de absolutamente nada? É precisamente isso que acontece com Iria, um OVA dos anos 90 tão pouco memorável que já nem sei bem sobre o que é.

Pela minha fraca memória, parece mais uma breve imitação de Bubblegum Crisis, sem grande coisa a acrescentar ao nosso panorama, nem o actual nem o de há 30 anos.

Fiquemos por aqui.

Novos Mistérios do Triângulo das Bermudas

 

Novos Mistérios do Triângulo das Bermudas
Richard Winer
1972
Não-Ficção


Livro encontrado no lixo que nos mostra alguns mistérios curiosos sobre o estranho "triângulo das bermudas". 

Este livro, aparentemente, é uma continuação de um anterior que mostrava outros mistérios. Neste, o autor fala de alguns desaparecimentos estranhos na zona, mas a parte que mais gostei foi quando ele levou uma série de videntes a sobrevoar o triângulo para saber se tirava alguma conclusão válida.

A verdade é que não tirou e que os mistérios lá continuam até hoje.

The Host

 

The Host
Bong Joon Ho
Filme
2006
6 em 10


Trata-se de uma família de pobres tristes que vendem lulas grelhadas, e que se vêm numa situação bicuda quando o rio da sua cidade é invadido por uma criatura monstruosa que anda a raptar pessoas para fazer uma espécie de ninho.

Usando as suas fracas e humanas capacidades, terão de lutar contra o monstro para salvar a criança da família. O pior é que são todos tão mal-jeitosos que a batalha contra esta força maléfica será muito trabalhosa.

O filme tem um certo sentido de humor muito desviado que nos leva a rir nos momentos mais inusitados. Mas no fundo trata-se de uma história de amor familiar, da luta que uma família toma contra este monstro representativo (do quê? Não sei. Do capitalismo? Da sociedade?)

Ainda assim, não achei este um filme superior.

Ore wa Seikan Kokka no Akutoku Ryoushu!

 

Ore wa Seikan Kokka no Akutoku Ryoushu!
Yarimizu Yoshifumi - Quad
Anime - 12 Episódios
2025
6 em 10

Um homem infeliz acaba por morrer e, por obra de uma criatura muito parecida com o Undertaker, ressuscita enquanto bebé num universo espacial, numa família nobre. Imediatamente decide "se eu fui um falhado na minha vida anterior, agora vou ser o dominador do império galáctico e vou ser... MAU!"

Com ajuda de uma menina robot, ele irá explorar a sua maldade profunda e tentar ser o pior dos imperadores galácticos, mas nem tudo corre conforme esperado, pois ele acaba por desenvolver seu reino para ter o maior sucesso bélico e social.

A verdade é que este anime me surpreendeu pela positiva, pois a relação humano-robot é explorada de uma maneira muito bonita. Os personagens são muito cativantes e levam-nos a pensar em algumas discussões da actualidade, nomeadamente a intervenção do AI e a relação humano-máquina.

Gostei bastante e acrescentei a Amagi à minha lista de cosplans.

Ninja to Koroshiya no Futarigurashi

 

Ninja to Koroshiya no Futarigurashi
Iizuka Aya - Shaft
Anime - 12 Episódios
2025
4 em 10


Continuando com os animes patéticos do groupwatch, seguimos para um dos mais patéticos.

Este anime fala sobre ua pequena ninja que saiu da sua aldeia de ninjas e se vê acolhida por uma assassina profissional. Seguimos o anime com a descoberta de que o único poder ninja da pequena ninja é transformar os outros em folhas, o que é muito prático para nos livrarmos de cadáveres. Logo logo, outras pequenas ninjas da aldeia ninja vão tentar matar as nossas duas amigas, e rapidamente se transformam todos em folhas.

Isto é suposto ser um animezinho divertido e casual, mas a verdade é que me irritou até ao cubo, porque estas meninas fofinhas são tão atrasadas mentais que perdem a fofura toda.

Para ver animes sobre atrasos mentais, posso ver outros, penso eu de que, porque há muitos. 

Kakushite! Makina-san!!

 

Kakushite! Makina-san!!
Nishita Masayoshi - BloomZ
Anime - 12 Episódios
2025
5 em 10


Mais um ecchi patético do groupwatch, mas este até teve a sua piada.

Makina-san é, como o nome indica, um robot. Um robot sexuale. Um robote taradoque. Está a modos que partida em bocados, então associa-se a um rapazinho que - por ter grande interesse em mákinas, se decide a recuperá-la. Ora, à medida que a vai arranjando, a Makina-san vai ficando cada vez mais interessada em fazer os amores com tudo o que passa à sua frente, nomeadamente com o rapazito.

Isto é engraçado de certa forma, e também bastante sexy. Como as proporções de Makina não são tão exageradas, acabamos por ter alguns momentos picantes que realmente funcionam, e ainda bem porque já não podia mais ver tetonas à frente.

De resto, é uma comédia bastante simples.

A Palavra que Resta

 

A Palavra que Resta
Stênio Gardel
2021
Romance


Um livro pequenino e maravilhoso que recebi via BookCrossing.

Um homem homossexual recorda os seus momentos de infância, o seu primeiro amor, a sua luta pela identidade e por um lugar na sociedade. E à medida que nos conta esta história, percebemos que durante muito tempo este homem não soube ler nem escrever, mas que agora está aprender para poder ler uma carta do seu primeiro amor. Neste revisitar de memórias, descobrimos sobre a aceitação (ou não) da diversidade sexual num universo geográfico pobre e isolado, o que tem momentos terríveis mas também alguns momentos de grande beleza.

Primorosamente bem escrito, este livro terá sido um exercício de escrita criativa no seu fundamento, mas evoluiu para algo mais, evoluiu para uma análise do que é ser "diferente", do que é ser um homem gay num Brasil que está contra tudo o que sai da norma. O segredo, e depois a admissão e a correspondente libertação, tudo isto foi algo de muito bonito.

Adorei este livro e recomendo vivamente.

O Caso da Sobrinha do Sonâmbulo

 

O Caso da Sobrinha do Sonâmbulo
Erle Stanley Gardner
1936
Policial


Mais um policial do nosso querido Perry Mason, que é um advogado, detective e símbolo de sex-appeal dos anos 30 e 40. Desta vez ele vai investigar um caso de assassinato que terá sido perpretado por um homem sonâmbulo, mas que tem muito mais para descobrir do que as aparências indicam.

Como sempre, estes livros do Perry Mason são interessantes sobretudo pela caracterização da vida diária da época, em que as coisas eram baratíssimas, o pessoal bebia dry martinis às 10 da manhã e se podia pedir a carros para vigiarem pessoas (pelos vistos era uma profissão respeitável).

E, como sempre, temos o mistério que se desenrola e depois a conclusão de que o nosso detective é realmente uma pessoa brilhante que deslinda tudo recorrendo a uma série de truques subservientes.

Foi divertido, mas nada de especial.

Chotto dake Ai ga Omoi Dark Elf ga Isekai kara Oikaketekita

 

Chotto dake Ai ga Omoi Dark Elf ga Isekai kara Oikaketekita
Tokoro Toshikatsu - Elias
Anime - 12 Episódios
2025
4 em 10


Mais um dos patéticos animes do groupwatch, este uma espécie de isekai ao contrário, em que o bicho da fantasia (neste caso uma "dark elf", que é quem quer dizer uma tipa de orelhas bicudas e pele melanizada) persegue o MC até à realidade e procede a fazer uma série de tropelias eróticas.

A dark elf em si pode ser bonita, mas tem uns ósculos absolutamente desproporcionais, umas mamonas assassinas de tal maneira que não se consegue levar a sério os momentos cómico-eróticos que pontuam este anime permanentemente.

Afinal, isto deveria ser uma comédia, mas não encontrei graça, nem sexyness nem absolutamente nada. Gostei da ED tho.

Predator: Killer of Killers

 

Predator: Killer of Killers
Don Tratchenberg
Filme - Animação
2025
6 em 10


Uma coisa que nunca pensamos é na história equivalente aos vários países do mundo. Por isso, pode parecer surpreendente reunir no mesmo filme samurais, vikings e pistoleiros americanos, mas a verdade é que viveram todos na mesma época, omg.

Com este grupo improvável, que foi retirado conveniente dos seus países de origem para servir de diversão aos Predators, vamos assistir a algumas lutas épicas contra (quem diria?) dinossauros e outras coisas que tais. Os três personagens, que não se conseguem compreender por diferenças linguísticas, terão de se unir de uma forma ou de outra pela sua própria sobrevivência, e a verdade é que são mesmo guerreiros corajosos e quase imbatíveis (não fosse o facto de estarem no planeta dos Predators)

Assim, assistimos a uma série de lutas muito cativantes, devido ao estilo de combate diferente entre os vários personagens, e conhecemos mais alguns detalhes da vida e hábitos sociais dos Predators, que sempre foi uma coisa que me encheu de curiosidade. 

A animação plenamente digital está bastante bem feita, mas a verdade é que não me cativa, continua sem me impressionar de sobremaneira, e sinceramente gostava mais que fosse feito tudo em 2D.

Mas isso sou só eu.

The Nice Guys

 

The Nice Guys
Shane Black
Filme
2016
6 em 10


Ryan Gosling e Russel Crowe unem-se de forma improvável para uma comédia simples, mas que acaba por tocar os nossos corações.

Ambos os dois são detectives e acabam por se reunir para deslindar o caso do desaparecimento de "Amelia", uma rapariga requisitada por todos mas que tem mais em si do que se diria inicialmente. Nesta busca, iremos entrar no famigerado mundo da pornografia, do abuso de poder, da política desregrada e assim por diante.

Assim, o filme tem também uma certa função de crítica social, para além de ser uma comédia bastante ligeira e que aquece o coração, sobretudo devido à presença de uma criança altamente funcional, filha de um dos detectives.

Tendo isto em conta, apesar de não ser uma das minhas recomendações, o filme acabou por ser bastante interessante, apesar de bastante longo.

Pineapple Express

 

Pineapple Express
David Gordon Green
Filme
2008
5 em 10


Quando falamos de filmes burróides, lembramo-nos imediatamente de filmes de comédia. Este é um desses.

Pineapple Express, para quem não estava à espera, é o nome de um tipo de erva terrestre, daquelas que faz rir muito. Dois amigos, um tipo aparentemente normal e o seu querido dealer, fumam esse ananás e logo se metem numa aventura sem precedentes, mas que não tem assim nada de tão especial que chegue a ser memorável.

O filme sucede numa série de piadas casuais, todas relacionadas com as dorgas, com ser dorgado e com estar todo broado.

Enfim, é um filme que tem a sua graça, mas que não fica na memória.

3.8.25

O Sino da Islãndia

 

O Sino da Islândia
Halldór Laxness
1943
Romance


Livro que me oferecerem no Natal, mas que mais ou menos estive a adiar para ler porque me parecia um pouco aborrecido. E a verdade é que é mesmo um pouco aborrecido.

Tudo começa quando levam o sino de uma aldeia da Islãndia para que o sino (derretido) participe no esforço de guerra. A partir daí seguem-se várias aventuras de um homem que é condenado à morte por assassinato, e exploramos um pouco a forma de vida nesta Islândia suja, triste e abandonada.

Este romance não nos mostra as maravilhosas paisagens geladas nem o fulgor da natureza, preferindo em vez disso mostrar-nos uma série de paisagens urbanas que nunca me tinham cabido na imaginbação, pois nunca supus que a Islãndia pudesse ser um lugar aparentemente tão deprimente.

O problema principal do livro é que se prolonga numa série de detalhes e personagens todas chamadas Jon, o que torna a leitura bastante complexa. Acabei por não o apreciar muito, talvez não tanto como deveria, e acabou por ser um desapontamento.

Ex-Arm

 

Ex-Arm
Usui Hisato - Visual Flight
Anime - 12 Episódios
2011
2 em 10


Bem vindos, meus amigos, ao pior anime do mundo e ao meu segundo (de sempre) 2 em 10. Porque este anime não tem ponta por onde se lhe pegue, a ponto de nem sequer ter piada. É simplesmente horrível.

Para começar, a animação integralmente digital está tão mal feita que senti os meus olhos a derreter dentro das órbitas e, de imediato, a cair. Depois tive de os lavar com lixívia para os purificar, porque isto é simplesmente tão feio e tão mal feito.

De resto, a história em si também não tem muito sentido de razão: um rapaz é tra nsformado numa espécie de cubo, e anda por aí a lutar contra os ex-arms, e de resto ele é um cubo digital. O que fazemos com isto? Desesperamos, acho que é a única resposta válida.

Portanto, temos aqui o pior anime de sempre. Eu - sinceramente - não acreditava que pudesse haver algo tão mau e foi por isso que decidi ver isto. Mas é decididamente horrível.

Ballpark de Tsukamaete!

 

Ballpark de Tsukamaete!
Iizuka Aya - EMT Squared
Anime - 12 Episódios
2025
6 em 10


Mais um anime do groupwatch, este bastante relaxante e divertido.

Um rapaz vai frequentemente ver jogos de baseball, e acaba por lá conhecer a menina que anda a distribuir cerveja, que é uma gyaru (apesar deste elemento quase não ser usado de forma narrativa). Temos um anime em que partilhamos cervejas, conhecemos novas pessoas e, no geral, nos mostra como é divertido ser menina das cervejas, uma oportunidade de trabalho imbatível.

No fundo, trata-se de um fatia de vida como qualquer outro, mas no contexto de um estádio de baseball.Esta originalidade acaba poor cair por terra porque os momentos d efatia de vida sãop muito pouco originais, apesar de serem bastante fofinhos.

Não recomendaria, mas foi um anime razoável. 

Haite Kudasai, Takamine-san

 

Haite Kudasai, Takamine-san
Nishimae Ayaka - LIDENFILMS
Anime - 12 Episódios
2025
5 em 10


Um anime do groupwatch oficial, que segundo parece só vê coisas estranhíssimas. Este anime confere no estranho, porque é sobre uma rapariga, estudante modelo, que tem o poder de voltar atrás no tempo e corrigir as situações, para isso sacrificando uma peça de roupa interior. Ora, para não andar nua na escola, ela arranja uma espécie de criado/escravo para a voltar a vestir da forma mais discreta possível.

Isto é tanto um anime muito ecchi como um anime de romance, na medida em que Takamine-san está sempre a colocar o seu escravo em situações difíceis por forma a o conquistar. Mas o desgraçado do rapaz é tão denso e incompetente, que passa os 12 episódios de toda a season sem perceber nada do que se está a passar.

Apesar de os designs e stills serem bastante bons, no que respeite à nudez e aos grandes seios de Takamine-san, este anime não acrescenta absolutamente nada ao género, não que houvesse grande coisa para acrescentar.

Phoenix 2772

Phoenix 2772
Osamu Tezuka - Tezuka Productions
Anime - Filme
1980
7 em 10

Em substituição dos filmes da nossa seita favorita às segundas feiras, começámos a explorar os filmes da Fénix do Osamu Tezuka, começando pela sua primeira instância. E, devo dizer, há coisas estranhas, mas que isto é bem esquisito, lá isso é.

Este filme é passado no futuro, e um rapaz é educado por uma menina robot para ser um piloto e soldado, encarregado de capturar a "Fénix", uma misteriosa entidade espacial que destrói tudo o que se aproxima dela. Isto leva-nos a uma aventura que tem tanto de estranho como de medonho, sendo que a proporção da fénix é completamente magnânime.

No entanto, isto também é uma história de amor, mesmo à medida do Tezuka, explorando a relação entre homem e máquina e colocando em causa, portanto, a verdadeira sensibilidade da máquina.

Além disso, a animação é apenas sublime.

Recomendo bastante.

Spirit of Wonder: China-san no Yuuutsu

 

Spirit of Wonder: China-san no Yuuutsu
Hongou Mitsuri - Ajia-do
Anime OVA - 1 Episódio
1992
7 em 10


Um OVA encantador, com apenas 1 episódio, que conta a história de amor entre China - a dona de uma pensão - e a de um jovem cientista que lá vive. Este jovem cientista afirma que foi à Lua, e que de lá trouxe uma pedra lunar, que foi convertida em um anel de declaração para China.

Este OVA tem uma história muito simpática e amiga, mas o que se destaca é sobretudo a animação e os designs. Temos alguns momentos de grande beleza, mas sobretudo o design da menina China está muito detalhado e bem feito.

Assim, foi um mini filme muito agradável, e que recomendo.

28 Dias Depois

 

28 Dias Depois
Danny Boyle
2002
Filme
7 em 10


Um filme de zombies que revoluciona no género dos filmes de zombies.

Um homem acorda no hospital e vê que está tudo meio estranho, abandonado, sem ninguém. Quando começa a explorar, encontra a razão: este lugar está cheio de pessoas doentes, os Infectados, que têm o problema grave de atacarem toda a gente, de morderem e matarem toda a gente, assim criando mais Infectados. Este homem irá arranjar alguns companheiros e, mais uma vez, chegamos à conclusão base destes filmes: o pior não são os zombies, mas as pessoas.

O filme é bastante assustador e creepy, porque este tipo de zombie é rápido, mais ou menos inteligente, e muito eficiente. Não é exactamente fácil lutar contra ele, e também não é fácil de fugir. Mas, conforme digo, o pior são mesmo as pessoas aparentemente normais.

Foi um filme que me ficou na memória, e de que gostei bastante.