Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

31.5.25

Ougon no Hou: El Cantare no Rekishikan

 

Ougon no Hou: El Cantare no Rekishikan
Kawando Kenjiro - Group TAC
Anime - Filme
2003
4 em 10


Mais um filme em que vamos descobrir a verdade, apenas a verdade e toda a verdade. Este já é produzido pelo próprio estúdio da seita, que pelos vistos ficou sem orçamento para a Toei mas com suficiente orçamento para criar o seu próprio estúdio.

Neste filme acompanhamos uma menina do futuro longínquo que viaja no tempo para o futuro menos longínquo e conhece um rapaz, e ambos vão viajar no tempo para descobrir coisas sobre a reencarnação do profeta (El Cantare), que pelos vistos foi Hermes, Buda, Jesus, e todos as outras figuras relevantes (não se arriscaram com Maomé)

O filme até tem um mínimo interesse, até que no final aparece uma animação merecedora de uma PS1, que me levou a um riso descontrolado e histérico.

Ainda não sei toda a verdade e, não, não me vou converter à Happy Science.

Dandadan

 

Dandadan
Iwakami Atsuhiro - Science SARU
Anime - 12 Episódios
2024
6 em 10


Uma amiga convenceu-me a ver isto (eu não gosto de ver animes hype quando estão hype) para que fizesse cosplay com ela, que ia de Momo ao evento. Acabei por fazer cosplay (da Aira), mas sinceramente não seria a minha escolha de anime.

Com uma OP cheia de energia, o ambiente está feito para uma série altamente psicadélica, com uma animação super dinâmica e uma banda sonora doida. Aqui o que fazemos é seguir dois jovens que conseguem ver aliens e fantasmas. Um dos fantasmas rouba as preciosas bolas do rapaz (e a varinha também) e têm de a recuperar, o que supostamente seria muito engraçado mas eu - que não tenho sentido de humor - não achei graça nenhuma.

Gostei da história da Aira, da Acrobatic Silky, da cena da mãe. Achei muito bem feito, mas fora isso os monstros ladrões de salada genital pouco me interessaram.

Irei vender este cosplay assim que conseguir fazer um skit.

Taiyou no Hou: El Cantare e no Michi

 

Taiyou no Hou: El Cantare e no Michi
Ishiyama Takaaki - Toei Animation
Anime - Filme
2000
4 em 10


Segunda instância em que aprenderemos sobre a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.

Neste filme descobrimos que existe reencarnação. Hermes, que estava no filme anterior, pelos vistos também é Buda. E com os ensinamentos de Buda, a reencarnação suprema do profeta (que tem o muito provável nome de "El Cantare") é o, quem diria?, actual líder da Happy Science.

Este filme já se torna um pouco repetitivo no seu absurdo, e não tem nenhuma grande cena espectacular.

Brevemente, sabermos mais sobre a VERDADE.

Hermes: Ai wa Kaze no Gotoku

 

Hermes: Ai wa Kaze no Gotoku
Imazawa Tetsuo - Toei Animation
Anime - Filme
1997
5 em 10


Primeiro filme que nos explica a verdade, apenas a verdade e toda a verdade. Isto é, segundo a seita Happy Science.

Este filme, por acaso, é muito bonito em termos de cenários e banda sonora. Temos alguns momentos musicais muito bonitos, e toda a gente é linda, apesar de frequentemente mudarem de design de uma cena para outra.

Mas enfim, o que aprendemos? Aprendemos que Hermes foi o maior príncipe da Grécia, e que Afrodite representa a beleza do mundo. Aprendemos que o sol é um belo berlinde dourado, e que temos de tomar atenção ao sol, e aprendemos também que está sempre lua cheia, em oposição ao dito cujo sol. Hermes super poderoso resolve várias questões através da sua religiosidade e depois descobrimos que o supremo deus é qualquer coisa relacionada com Ophiusus.

O que mais iremos aprender? Mantenham-se atentos à VERDADE

Shiawasette Nanii

 

Shiwasette Nanii
Tatsuya Ishihara - Kyoto Animation
Anime OVA - 1 Episódio
1991
4 em 10


Começámos a ver com um amigo todos os filmes criados pela seita Happy Science, na esperança de descobrir a verdade, toda a verdade e apenas a verdade.

Começámos com este OVA de 15 minutos, uma produção muito antiga (quase histórica) da Kyoto Animation.

Essencialmente aprendemos que o mundo é um berlinde dourado, graças à conversa que um anjinho tem com um menino.

Isto vai ser importante para os próximos filmes.

Akiba Meido Sensou

 

Akiba Meido Sensou
Sotowaka Akihiro - P.A. Works
Anime - 12 Episódios
2022
6 em 10


Um anime muito estranho que propõe que as Maids de Akihabara estejam numa guerrilha umas contra as outras, por razões que não nos são contadas.

Este anime segue uma equipa de Maids porquinhas, que terão de lutar contra Maids vaquinhas, cabrinhas, gatinhas, etc. No processo matam-se todas umas às outras.

Isto tem tanto de engraçado como de absurdo, porque as tentativas de desenvolvimento das personagens caem por terra neste universo sem sentido nenhum. Ficamos a questionar-nos porque é que neste mundo ainda há pessoas a visitar Maid Cafés, já que são tão perigosos.

De resto, temos uma animação aceitável, mas gostei sobretudo da OP, que é mesmo muito engraçada.

Superman II

 

Superman II
Richard Lester
1980
Filme
7 em 10


Continuamos as aventuras do Superman, mas desta vez com inimigos muito mais difíceis, inimigos que vieram directamente de Krypton para atrofiar connosco.

Sempre mantendo o bom humor, este filme explora mais um pouco da dicotomia do Superman. E isso torna a sua história extremamente trágica. Se por um lado ele tem de viver como uma pessoa normal para própria segurança das pessoas que ama, por outro lado as pessoas (Lois Lane) não amam Clark Kent, mas sim o Superman. Por isso ele tem de viver sem revelar a sua verdadeira identidade, o que lhe causa muita dor.

Assim, este personagem ganha mais vida, mais detalhe, e acabo por me apaixonar ainda mais.

Que se há-de fazer?

Superman

 

Superman
Richard Donner
1978
Filme
7 em 10


Devo informar que nunca gostei do Superhomem. Achava-o demasiado perfeitinho, demasiado bonzinho, demasiado superzinho. Mas com este filme mudei de ideias.

Para começar porque o Christopher Reed (que as Senhoras o tenham) era um homem com um óptimo aspecto. Apaixonei-me imediatamente por ele, sobretudo porque também era um excelente actor. A forma como ele muda de Clark Kent para Superman é fantástica e plena de detalhe.

A história deste filme é infantil e divertida, mas ficamos a conhecer bastante sobre este personagem que é o Superman, e a verdade é que fiquei encantada com ele. Ele não é só uma boa pessoa, mas também tem dúvidas e dilemas, que serão mais abordados no próximo filme.

Enfim, gostei mesmo muito deste Superman, e agora já sou fã do super-herói.

Love Death and Robots

 

Love Death and Robots
Tim Miller
2025
Série


Quarta season deste show-off de animação, com uma série de novos episódios fascinantes. Temos tudo, desde a conquista da terra pelos gatos, até lutas com dinossauros, passando por algumas histórias bastante assustadoras.

Esta série distingue-se pelos estilos de animação variados que usam em cada episódio, alguns extremamente realistas, mas outros nem tanto. Os meus episódios preferidos foram os do pet alien e o último, com o gato a lutar contra o demónio.

Apesar de nesta season não haver grandes histórias filosóficas e que façam pensar no sentido da vida, é muito bom ver uma sequência de animações espectaculares.

Perfume de Mulher

 

Perfume de Mulher
Martin Brest
Filme 
1992
6 em 10


Sempre pensei que o filme "Perfume de Mulher" fosse um filme super erótico, não sei porquê. Mas não tem nada a ver com isso. 

Um rapazito de uma escola privada vê-se em trabalhos quando vê os colegas a pregar uma partida. Não pode denunciá-los por causa da "honra", mas se não os denunciar é expulso. Enquanto isso, toma conta de um veterano de guerra cego, que essencialmente o rapta para viverem umas aventuras giras.

Embora este filme tenha sido altamente premiado, Al Pacino faz um bocado o papel de full retard, e parece que os full retards ganham sempre o Oscar. De resto, o facto de esta escolinha privada valorizar mais a "honra" do que a "verdade" é um pouco paralelograma.

Não achei um filme extraordinário, apesar da tentativa do protagonista em fazer um papel aceitável.

Mashle


Mashle
Nakamura Shouta - A-1 Pictures
Anime - 12 Episódios
2023
4 em 10


Num deplorável mundo onde toda a gente tem magia, um rapaz não tem magia nenhuma. Por isso, treina horrores até ficar mega forte. E assim parece que tem magia, haha (not)

Achei este anime horrendo em todos os aspectos, desde a infeliz animação aos personagens. O universo parece exactaente copiado de Harry Potter, o que é um pouco ridículo. E os gags cómicos não me arrancaram nem um sorriso, só irritação.

Portanto, posso dizer que detestei isto e que está para além da minha compreensão o porquê de ter ficado tão popular.

Mickey 17

 

Mickey 17
Bong Joon-ho
2025
Filme
7 em 10


Robert Pattinson é, neste filme, um "descartável". Um trabalhador que - em missão espacial - é clonado sempre que morre, por isso tem uma certa imortalidade. Tudo corre mal quando, ao contrário do que era suposto, ele não morre.

Aliás, não é assim tão mau, porque para quê ter um Roberto quando podemos ter DOIS ROBERTOS! =D =D =D

Um filme extremamente divertido, com um protagonista de luxo, e que nos leva a pensar um pouco sobre colonialismo, sobre a invasão de outro local (no caso um planeta) e a destruição dos seus habitantes por os considerarem inferiores (no caso são uns insectóides).

Gostei imenso desta experiência, e quando fizerem mais Robertos pff me deem um.

Sekai Meisaku Douwa: Wow! Maerchen Oukoku

 

Sekai Meisaku Douwa: Wow! Maerchen Oukoku
Toei Animation
Anime - 26 Episódios
1995
6 em 10


Mais um anime WMT da Toei, que desta vez adapta os mais famosos contos da história ocidental, incluindo aqui histórias dos Grimm, das 1001 Noites e por aí em diante.

O que distingue este anime dos outros do género, que há muitos, é o design e animação. Tipicamente anos 90, está muito bem feita em alguns momentos, o que torna estas histórias de encantar realmente cativantes.

Existem histórias mais estranhas e perturbadoras que outras, mas neste anime estas são quase deixadas de lado para termos histórias um pouco mais delicadas, tradicionais.

Gosto sempre de ver este género de animes, e este não foi excepção.

Adolescence

 

Adolescence
Jack Thorne & Stephen Graham
2025
Série


Uma série que deu muito que falar, pois revelou ao mundo normal tudo aquilo que já sabíamos por estar online: os miúdos estão a ficar machistas, racistas e fascistas, por influência de tubers que só lhes querem vender Prime.

Tudo começa quando um rapazinho é preso sob suspeita de ter assassinado uma colega da escola. Ao longo de quatro episódios vamos vendo perspectivas diferentes desta história, para a podermos montar e tirar uma conclusão. A conclusão que tiro é que este menino teve influência online, mas que a falha dos pais não estava relacionada com isto, mas com algo intrínseco, com algo de mau dentro das suas próprias personalidades.

Tendo isso em conta, a série está muito bem feita, e vamos descobrindo como pensa este jovem, e podemos extrapolar isso para o mundo real, para os jovens que votaram no partido facho ainda agora, e que estão plenos de problemas imaginários incutidos por um mundo online que não foi feito para eles.

Uma boa série.

A Viúva Grávida

 

A Viúva Grávida
Martin Amis
2010
Romance

Recebi este livro através do BookCrossing, como prenda de Natal. O meu amigo costuma escolher muito bem os livros, portanto fiquei muito surpreendida e desapontada com esta "Viúva Grávida", que foi um sofrimento ler, uma seca do início ao fim.

Estamos algures numa praia europeia, somos jovens e tal e tal. E como somos jovens, o nosso pensamento remete-se - única e exclusivamente - para o acto copulatório. E assim discorre o livro ao longo de mais de 500 páginas, em que os personagens debatem com quem devem copular, quem tem o melhor derriére, quem é mais ou menos atraente.

E isso é uma coisa extremamente chata, porque os personagens são todos mais ou menos detestáveis e imaginá-los em acto reprodutivo é terrível.

Enfim, foi uma dor ler este livro, o que lamento.

30.5.25

Boiling Point

 

Boiling Point
Philip Barantino
2021
Filme
6 em 10


Um filme gravado num único take, que nos mostra as actividades numa cozinha de um restaurante de luxo.

O stress é muito, os erros são bastantes, e as consequências podem ser terríveis. Devido ao facto de estarmos num único take, o filme é altamente imersivo e intenso, no entanto não nos mostra nada de altamente inspirador ou revolucionário.

Por isso, apesar das boas performances e tudo mais, considero-o um filme bastante mediano.

Ainda Estou Aqui

 

Ainda Estou Aqui
Walter Salles
2024
Filme
8 em 10


Eu ao início não queria ver este filme no cinema, porque o tema da ditadura militar brasileira é um pouco perturbador para mim. A malta da américa latina tem uma capacidade extremamente inventiva de fazer mal uma à outra, então eu simplesmente não queria ver isso.

Mas acabou por se revelar um filme delicado, maravilhoso, assustador no tema mas nada gráfico e cheio de sentido de humor.

Rubens Paiva foi um ex-deputado que se envolveu com aqueles que tentavam lutar contra a ditadura militar nos anos 70. Um dia, simplesmente, dão-lhe a boca. E nunca o devolvem. A sua esposa é presa, assim como a sua filha mais velha, para interrogatório, mas perante esta adversidade Eunice Paiva nunca desiste de procurar o seu marido, o pai dos seus filhos.

Se o horror da prisão e da tortura estão constantemente presentes, o filme também nos mostra a vida diária de uma família perfeitamente normal no Brasil, e isso remeteu-me às minhas próprias memórias de infância na casa dos meus avós: comida sempre disponível, pessoas sempre a entrar e a sair, brincar descalço na rua, apanhar um cão e ficar com ele.

Isso tornou a experiência extremamente intensa e comovente.

Por isso, não posso deixar de recomendar este filme.

The Witches of Eastwick

 

The Witches of Eastwick
George Miller
1987
Filme
5 em 10


Um filme de bruxaria do melhor ano de sempre.

Três amigas têm vidas moderadamente infelizes, cada uma pela sua razão. Até que um dia um misterioso homem se muda para uma casa mal-assombrada da região, e procede a seduzi-las uma a uma. Este homem tem poderes: este homem é o demo. E elas percebem, mais tarde do que cedo, que é necessário enviá-lo de volta para a que o pariu asap.

O filme é divertido, mas coloca um pouco em xeque as crenças sobre bruxaria e paganismo que conhecemos na actualidade. Apesar de alguns elementos estarem bem feitos, os efeitos especiais do final são absolutamente grotescos.

Também a selecção de actores, que em princípio seria muito maravilhosa, acaba por falhar um pouco. Uma morena, uma loira e uma ruiva, ok, temos uma de cada sabor. Mas Jack Nicholson enquanto demónio parece fazer o mesmo papel que já tinha feito milhares de vezes antes.

Foi só ok.

Visitar Amigos e Outros Contos

 

Visitar Amigos e Outros Contos
Luísa Costa Gomes
2024
Contos


Livro que me ofereceram pelo Natal, e que detestei.

Porque detestei? Para começar porque há um conto inteiro a dizer porque é que os gatos são bichos horrorosos.

Depois, porque os contos são escritos numa linguagem em que a autora parece mesmo estar a falar connosco (uma coisa boa), ,mas a voz desta autora é detestável (uma coisa má). Quero dizer com isto que o discurso destes contos me causou bastante desconforto, assim como os temas, porque a autora quase que parece dizer-nos que é melhor, mais inteligente, mais sábia, mais tudo do que nós, o que me deixa bastante frustrada.

Enfim, não gostei nada e agora está pronto para outras viagens.

Kneecap

 

Kneecap
Rich Peppiatt
2024
Filme
6 em 10


Um filme muito engraçado (e revolucionário) sobre a formação da banda irlandesa Kneecap, com os artistas enquanto actores a fazer de si mesmos.

Quem diria que uma língua poderia ser uma ferramenta de revolução? É precisamente isso que se passa com o irlandês e a razão da formação desta banda de hip hop. Numa irlanda que tenta apagar a sua história, que tenta apagar os seus pecados, e que tenta apagar a sua língua original, esta banda aparece como uma pedrada no charco, ou mesmo como um "kneecap", método de tortura.

Toda esta história é contada de forma muito dinâmica e divertida, apesar de o tema não ter graça nenhuma. O facto de que o próprio governo irlandês despreza a língua original do seu país, faz com que a atitude desta banda seja absolutamente manifesta, e o melhor é que as músicas são mesmo boas.

Fiquei com vontade de ouvir a banda.

Wanwan Celepoo Soreyuke! Tetsunoshin

 

Wanwan Celepoo Soreyuke! Tetsunoshin
Fukumoto Kiyoshi - Studio Comet
Anime - 51 Episódios
2006
4 em 10


Comecei a ver este anime há imenso tempo, mas só agora o terminei. Quis vê-lo na altura porque tinha cães, mas a absurdidade destes cães não me dá grande espaço de manobra.

Tetsunoshin é um caniche miniatura (de criadeiro porque não se parece minimamente com um caniche) que está a tentar fazer de tudo para pagar as dívidas da sua família, que gasta dinheiro em tudo e nada. Para isso conta com a ajuda de outros cãezinhos de raça, incluindo um schnauzer cientista que lhe dá a capacidade de se transformar num humano, um herói mascarado.

Temos tudo para uma série infantil de sucesso, mas os gags cómicos são muito maus e a animação é lixo.

Por isso, este anime deixou-me completamente indiferente, e nunca o recomendaria, nem ao maior fã de cinotecnia.

Queer

 

Queer
Luca Guadagnino
2024
Filme
8 em 10


Daniel Craig demonstra a sua versatilidade com esta interpretação de homem homossexual no México dos anos 50. Baseado no conto com o mesmo nome, este filme conta a história de autodescobrimento de um expatriado homossexual, que se esforça por encontrar uma razão de viver dentro da sua sexualidade e num país estrangeiro.

O filme é muito romântico e sensual, mas com uma tristeza pairando como uma nuvem ao longo de toda a narrativa. A experiência com alucinogénicos, a experiência sexual, tudo isso já não faz parte do conto original, mas acaba por nos mostrar um pouco sobre o desespero destas pessoas numa época em que as pessoas queer "não existiam".

Com uma cenografia de extrema beleza, e actores muito talentosos, conseguimos ver um pouco dos sentimentos do realizador, e destrinçar um bocadinho o seu sofrimento enquanto homem gay.

Recomendo bastante.

Christine

 

Christine
Stephen King
1983
Terror


Mais um livro do Stephen King que recebi pelo BookCrossing. Este fala sobre o famoso carro assassino, e estava ansiosa por ler esta história.

Fiquei muito desapontada. 

Para começar, este livro prolonga-se profundamente na sua própria história, enchendo-nos de detalhes que são muito pouco importantes, e isso torna-o muito maçudo. Demorei uma eternidade a lâ-lo, e não foi por ter um especial interesse em saboreá-lo.

A história de Christine é menos assustadora do que esperava, e os personagens são muito pouco cativantes, por isso nem sequer estamos a torcer por eles.

Além disso, o carro não é propriamente psicótico, só mata quem lhe faz mal, o que é - de certa forma - justo.

Um dos livros mais fracos de King até agora.

Sing Sing

 

Sing Sing
Greg Kwedar
2023
Filme
6 em 10

Numa prisão de alta segurança, um antigo traficante de droga estimula a criação e manutenção de um grupo de teatro. Vamos conhecer estes perigosos prisioneiros à medida que o teatro estimula a partilha dos seus sentimentos e a capacidade de manter a calma nos piores momentos.

E este filme mostra-nos como o teatro é realmente terapêutico e maravilhoso.

No entanto, o argumento é bastante simplista, indo do ponto A para o ponto B da maneira mais óbvia possível. Não há muito a falar sobre isto, excepto que a narrativa nos obriga a perdoar estes criminosos e a vê-los como pessoas humoradas e reais, o que é uma coisa boa, mas de uma forma tão básica que isso se torna uma coisa chata.

Ainda assim gostei bastante porque amo teatro e nada me vai impedir.

A Different Man

 

A Different Man
Aaron Schimberg
2024
Filme
6 em 10


Um filme estranhíssimo, que se distingue por utilizar um actor que tem realmente uma doença deformativa, em vez de um actor famoso cheio de maquilhagem.

Este homem deformado tem uma vida simples, um pouco infeliz, e faz uma operação para ter uma cara dita "normal". A partir daí, a sua vida dá uma volta muito diferente, e deixamos de saber o que é real, o que é fantasia, e qual dos actores é a pessoa real.

Esta confusão toda torna-se muito difícil de entender, mas enfrento este filme mais como uma experiência cinematográfica do que uma narrativa em si. Se aproveitarmos simplesmente a experiência visual, extremamente surrealista, acaba por ser um filme bastante satisfatório.

Toast of London

 

Toast of London
Matt Berry & Andrew Matthews
2012
Série


Uma série de comédia que fala de actores, de actores falhados e de actores desesperados. 

Toast (Matt Berry), é um actor de grande método em busca do papel perfeito, em busca de um lugar onde possa trabalhar e ser, finalmente, feliz. Infelizmente, nem tudo corre bem, e está sempre a arranjar papéis de que não gosta, com que não se identifica, ou simplesmente não é escolhido em primor do seu grande rival.

Assim, temos uma série que é menos sobre teatro e mais sobre uma sequência de gags e pequenas piadas, a maioria bastante homofóbicas, que no seu todo fazem uma série bastante mediana.

Não me ri loucamente, mas também não detestei.

A Complete Unknown

 

A Complete Unknown
James Mangold
2024
Filme
6 em 10


É sempre um pouco difícil falar do misterioso e pouco vocal Bob Dylan, e este filme faz uma tentativa de biopic que vai desde o momento em que começa a tocar em festivais de folk até ao momento em que decide que as guitarras eléctricas são bastante giras.

Fico sempre feliz por ver o Timóteo, e o Timóteo a cantar até se dá bastante bem, porque dá um pequeno twist nas músicas e torna-as um pouco mais pessoais, em vez de ser apenas uma imitação.

De resto, a história contada - segundo me constou - corta bastantes elementos da pessoa real que foi (e é) Dylan, cortando a história precisamente quando ela se torna um bocadinho estranha (depois de um acidente de mota, o artista virou-se para a música religiosa)

Sem ser pela performance e pelo belíssimo aspecto do Timóteo, temos pouco a acrescentar.

The Red Shoes

 

The Red Shoes
Michael Powell & Emeric Pressburger
1948
Filme
9 em 10


Voltamos à acção, após alguns meses de inactividade, com um dos melhores filmes que tive a oportunidade de ver desde SEMPRE.

Este filme de 1948 é inspirado pela horrível história dos irmãos Grimm, que fala de uns sapatos vermelhos que obrigam uma menina a dançar sem parar pela floresta, até ao momento em que um condoído lenhador lhe corta os pés (e os sapatos continuam por aí a dançar). Na narrativa do filme, esta história é substituída por um bailado, em que Vicky Page - uma bailarina à espera do sucesso - é a protagonista. No entretempo, esta bailarina cria uma relação amorosa com um compositor, e é no conflito desta relação que se baseia a sua capacidade de dançar e de actuar perfomaticamente.

Apesar do argumento bastante simples e directo, os efeitos utilizados neste filme são de uma beleza tal que chega a ser hipnotizante. Como nos anos 40 tiveram a capacidade de fazer semelhantes efeitos, é um mistério para mim.

No fundo, adorei este filme, que tem muito de emocional, muito de belo, e muito sobre a arte, colocando uma análise muito interessante sobre a própria realidade do mundo do espectáculo.

Recomendo MUITO.