Os Despojados
Ursula K. Le Guin
1974
Ficção Científica
Enquanto em 74 nós aqui andávamos ocupados com a liberdade, Le Guin preocupava-se com coisas muito mais abstractas e relevantes para a sociedade enquanto um todo. Este genial livro foi o meu primeiro livro do ano, e escolhi começar por este porque gosto muito da autora.
Existe um planeta com uma lua e nessa lua vivem pessoas, numa sociedade completamente anárquica em que cada função de cada pessoa é atribuída por um super computador e as pessoas vivem numa comunidade aberta de total partilha. Ora, um físico desta lua quer MUITO expor a sua teoria sobre viagens espaciais às pessoas do planeta principal e para lá é levado. Mal sabe ele que o choque entre as duas sociedades poderá ter consequências graves.
Este livro analisa, de uma forma muito despretensiosa, o que poderia ser a vida numa sociedade sem líder, sem política e sem leis concretas se não o que as pessoas decidem umas para as outras. Aparentemente ideal, também há dificuldades neste tipo de sociedade, porque people will be people always. A oposição com o opulento e rico mundo capitalista, com todos os seus objectos e cores, desesperam o personagem principal mas também desesperam o leitor, que - vendo isto pelos olhos de um homem que nunca conheceu a posse - consegue perceber o exagero de luxo em que vivemos.
Um livro que dá que pensar.

Sem comentários:
Enviar um comentário