O Padrinho
Mário Puzo
1969
Romance
Como nunca tinha visto o filme, foi sem expectativa alguma que abordei mais um dos meus presentes da Chuva de Livros do BookCrossing. Apesar destas edições do Expresso serem terríveis (letras muito estreitinhas e leitura muito difícil), foi um livro cativante e emocionante.
Retratando a máfia italiana nos Estados Unidos como nunca antes feito, Mario Puzo mostra-nos um pouco da vida da família Corleone, uma família unida mais do que pelos negócios, mas sim por uma amizade baseada em favores recíprocos a vários níveis.
Existem vários arcos de várias personagens e todas elas estão muito bem caracterizadas, sendo que o autor se esmera por detalhar a vida de cada uma, o seu passado, o seu futuro, as consequências boas e más das suas acções e a forma como todas elas se articulam para dar lugar a um novo tipo de família e um novo tipo de investimento.
Apesar de tudo, esta mistura de histórias acaba por ser um pouco fastidiosa e penso que existe um certo exagero de detalhismo em alguns elementos. Mas gostei muito, e é um livro que recomendo - embora ache que talvez numa outra edição.
Sem comentários:
Enviar um comentário