A Forma da Água
Guillermo del Toro
2017
Filme
7 em 10
Quem diria que na noite dos óscares estaríamos a ver o filme vencedor?
Uma mulher muda trabalha num laboratório de alta segurança do estado. Em plena guerra fria os ânimos fervem e ela descobre um estranho ser aquático que está retido no laboratório. Poderá o amor florescer dentro de água?
Esta é uma fábula, um pouco misteriosa, um pouco sombria, uma fábula sobre o amor. O amor que pode existir sob qualquer forma, desde que as pessoas se entendam. Uma história de luta e fuga, em que o espectador se identifica plenamente com os intervenientes e se envolve emocionalmente com eles. Com um conjunto de actores excepcional, cada um com um papel altamente complexo e extremamente difícil (e, sem qualquer dúvida, encarado na perfeição!), é apenas necessário que nos sintamos completamente envolvidos por este oceano.
Cenários curiosos, que causam uma certa estranheza, efeitos especiais simples mas muito eficientes e um trabalho de maquilhagem surpreendentemente humano. Tecnicamente, este filme não poderia se melhor. Infelizmente, alguns elementos impedem-me de lhe dar uma nota perfeita. Para começar, existe alguma carga simbólica em alguns objectos cénicos que funciona de forma um pouco hermética e pouco acessível. Depois, achei que os momentos de erotismo prejudicaram a caracterização das personagens, sendo absolutamente desnecessários e, muitas vezes, bastante confusos.
De todos os modos, dos filmes que vi até agora, este pareceu-me o mais merecedor do prémio Parabéns Del Totoro-san! =D
Sem comentários:
Enviar um comentário