Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

10.12.17

No Direction Home

No Direction Home
Martin Scorcese
2005
Filme
6 em 10

Como parte da minha terapia de conversão, a ver se vou ver o concerto no próximo ano, o Qui mostrou-me este documentário sobre os primeiros anos de Bob Dylan como artista, realizado por Martin Scorcese. Dividido em duas partes, o realizador conta-nos, através de uma profusão de imagens de arquivo, o contexto histórico do panorama musical em que Dylan aparece e a sua transição para um universo artístico revolucionário, para a época, fazendo uso de instrumentos eléctricos e juntando o típico folk ao famigerado rock.

O filme é uma grande lição de história, em que aprendemos uma série de nomes e artistas que vieram a influenciar Dylan ou que foram os seus pares na exploração de novas texturas musicais. Com o próprio artista a dar a sua perspectiva sobre as situações e entrevistas a colegas e amigos, o filme conta-nos uma história: de onde veio, para onde foi. Termina precisamente num evento marcante da vida do artista.

Infelizmente, em termos de cinematografia, o filme para mim exibiu alguns defeitos. Nomeadamente, a transição entre cenas de arquivo e as entrevistas, era como se cada arquivo fosse um detalhe de uma cena que nunca era completado até ao fim, deixando-nos com desejos de saber como é que esse pequeno filme dentro do filme acabava.

Ainda não me convenceu que tenho de ir ao concerto, mas foi uma boa experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário