O Jardim de Cimento
Ian McEwan
1978
Romance
Este é o rpimeiro romance do celebrado autor Ian McEwan. De certa forma esta história, curta e simples, acaba por caracterizar toda a temática recorrente do autor, o que é muito curioso.
Esta é a história de quatro irmãos que, vendo-se órfãos, encontram uma liberdade que qualquer adolescente sempre sonhou. Mas nem tudo é perfeito: a apatia, a falta de regras, a falta de horários, tudo isto faz com que estes irmãos comecem uma vida quase sonâmbula, de puro lazer e preguiça entremeada por pesadelos, memórias e pequenos terrores da infância.
Um jardim de cimento é um jardim em que nada pode florescer. Esta analogia pode ser aplicada a esta família: estes irmãos cimentaram-se numa casa suja, fedorenta, são eles próprios sujos e selvagens, sendo que a própria casa e a presença constante dos pais desaparecidos não lhes permitem nunca tomar qualquer tipo de atitude para saírem desta situação de moleza dissecante.
A apoteose final está muito bem estabelecida e o livro acaba com o fim do sonho desagradável e o início do verdadeiro pesadelo.
Um romance muito bem conseguido e que define muito bem o autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário