Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

7.10.15

Armored Trooper Votoms

Armored Trooper Votoms
Takahashi Ryosuke - Sunrise
Anime - 52 Episódios
1983
6 em 10 

Trata-se de um clássico dos anos 80 que envolve robots gigantes sem qualquer tipo de poder. Por uma vez, para variar, os mecha são armas de guerra utilizadas por toda a gente. Tudo começa quando um jovem, Chirico (se bem que se pronuncia "Kiriko") é abandonado pelos seus colegas no espaço e encontra uma caixa com uma rapariga desnuda dentro de um líquido. Ele procede a juntar-se a uma guerrilha, para lutarem numa guerra que já terminou contra um misterioso oponente, reminiscente de um regime comunista esquecido. Neste aspecto é um anime bastante original, pois metaforiza um tema corrente da época (as guerrilhas), transladando-as para uma guerra futurista num mundo desértico. Infelizmente, a forma como a narrativa se processa é bastante errática, de tal forma que os personagens acabam sem um objectivo e sem uma função à qual possam chamar de sua.

Esses, os personagens, são bastante vulgares dentro do seu género. Temos um personagem principal com uma força motriz arrasadora, cuja a inteira caracterização depende dela, mas sem um objectivo definido. Todos os outros, exceptuando a misteriosa mulher da caixa, aparentam estar lá para dar um certo aspecto cómico a todas as suas relações. Até mesmo nos momentos mais tristes, os seus diálogos estão intepretados de tal forma que é impossível levá-los a sério. Quanto à tal mulher, parece estar ali apenas para aparecer nua de quando em quando, com o extra de ter mamilos (mas não pêlos púbicos)

Em termos de arte e animação, temos algo bastante capaz para época, com grande detalhe na maquinaria e designs muito funcionais. Apesar da paleta de cores limitada, a forma como as acções e grandes explosões estão animadas torna o anime bastante agradável de se observar.

O ponto forte será sem dúvida a música, com as nossas queridas baladas azeiteiras dos anos 80 a brilhar em toda a sua força. Que querem que faça, eu adoro-as! Nota para os actores de vozes que, por uma vez, fizeram um trabalho terrível, fazendo todos os personagens soar artificiais e pouco realistas, para além de lhes dar aquele ar de comédia totalmente desnecessário que referi anteriormente.

Uma série que terá marcado uma geração, mas que não me marcou a mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário