Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

30.1.15

The Ideon: A Contact

The Ideon: A Contact
Tomino Yoshiyuki - Sunrise
Anime - Filme
1982
5 em 10

Aconteceu uma história engraçada com este filme e eu, mas fica para depois. É um filme do criador de Mobile Suit Gundam (Gandamu), que todos conhecemos e amamos. Mas é um pouco diferente.

O filme começa desde logo com uma imensa guerra entre duas entidades. Ambas consideram a outra parte como alienígena. Mas o certo é que nenhuma delas vive no planeta Terra. Apesar de tudo, como começam a perceber mais tarde, são ambas humanas. A guerra existe por uma razão misteriosa que não está muito bem explicada, mas está lá. E o filme desenvolve esta guerra, numa luta política de troca de reféns e por aí em diante.

Na verdade, é um filme resumo de uma série e, por isso, parece estar incompleto. As personagens estão mal desenvolvidas e todas as mortes (copiosas) são demasiado fáceis de aceitar, porque a realidade é que não conhecemos estas pessoas e não nos identificamos com elas. O filme continua, num outro filme, que procederei a ver e que poderá dar-nos uma luz um pouco mais completa sobre o que realmente se passa aqui.

Há um robot gigante tido como deus, mas esse conceito também não é suficientemente explorado para ter um verdadeiro interesse.

Para a época, a arte não é muito boa. Apesar dos designs de maquinaria e roupa serem interessantes, é tudo muito simples e a animação é muito básica, sendo que nas cenas de acção chega a ser um pouco dolorosa. A paleta de cores é reduzida e o sombreamento está muitas vezes mal aplicado, trazendo uma profundidade errática nas perspectivas. Em termos de cenário, limitamo-nos ao essencial.

O mesmo acontece com a música, que é parca. No final temos um tema lento, que não combina bem com a época e com o teor do anime.

Resta, então, ver a conclusão do filme. Mas as expectativas não são muitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário