Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

19.3.14

alguém desarruma estas rosas e outras estórias

alguém desarruma estas rosas e outras estórias
José Carlos Fernandes
1997
Banda Desenhada

Livro que comprei no AmadoraBD porque era só 3€ e o título fascinou-me.

A minha primeira impressão: deveras fascinante. Cada história levava-nos para um universo onde a lógica é desconhecida, numa tonalidade onírica apenas fundamentada pela sequência de imagens. Os desenhos, detalhados e realistas, apesar da característica cartoonistica que identifica o autor, o que dá uma energia a cada "conto" apenas superada pela qualidade das histórias.

Estas, como disse, entram no campo do surrealismo. É-nos apresentada uma situação que, no final, se revela como parte de uma realidade paralela. As minhas histórias preferidas foram logo a primeira, sobre a casa de uma namorada cheia de coisas estranhas, e a que dá o título ao album, uma pequena interpretação da morte.

E lá estava eu a pensar "mas que genial, nunca pensei que houvesse disto, que bom que comprei este livro!" quando vejo as notas finais. Quase todas as histórias... Não são originais. São bedêzações de contos de autores clássicos. Por isso não admira que fossem geniais... Mas o génio está no autor? Ele desenhou a visão que tinha dos contos, mas desapontou-me que não tivessem vindo da sua cabeça.

Ainda assim, acho que vale a pena ler e reler, porque é extremamente divertido e digno do (ainda em manutenção) Tripanário.

Sem comentários:

Enviar um comentário