26.10.13

Os Amantes e Outros Contos

Os Amantes e Outros Contos
David Mourão-Ferreira
1968
Contos

De vez em quando, a  Editorial Presença faz uns descontos assim a dar para o fabuloso. Nomeadamente uma selecção de livros a três euros. Portanto, comprei este livrinho, porque já tinha ouvido o nome do autor em qualquer lado e aproveitei a oportunidade.

Baseada o prefácio, a minha expectativa rondava o negativo. O aujtor parecia muito petulante e convencido do seu próprio talento e eu não gosto disso, aprecio a humildade. Mas assim que comecei a ler os contos mudei de ideias: este autor pode e deve estar convencido do seu talento.

Identifiquei-me muito com estes contos, porque são precisamente o que eu gosto de ler e o que eu gosto de escrever. Passados num universo surreal, falam da morte, do amor, da envolvência entre os dois, da perda de identidade. Cada personagem é único e ainda assim são todos o mesmo. Todos eles sofrem o mesmo tipo de transformação e realização das suas limitações quando confrontados com a existência de uma série de mulheres, figuras enigmáticas e sensuais que parecem representar, mais do que a paixão ou o sexo, um mote para a mudança e para a admissão da nova situação, desesperada e fragmentada, do homem do qual cada história trata.

Os ambientes são repetitivos ao longo das histórias, mas de forma discreta, simbólica. São estes simbolismos que fazem com cada conto adquira um conteúdo único, apesar da linha condutora que os une a todos.

Isto vem muito melhor explicado, muito mais claro e escrito de forma mais adequada, no posfácio desta décima edição.

Um autor para partilhar e repetir.

Sem comentários:

Enviar um comentário