Em Busca do Carneiro Selvagem
Haruki Murakami
1982
Romance
Murakami normalmente leva-nos para um universo paralelo, cheio de detalhes aparentemente insignificantes, construindo um mundo surrealista em volta dos personagens. E mais uma vez, aí está ele.
Este livro fala da busca de um homem aparentemente normal, o nosso narrador sem nome, por um carneiro aparentemente especial. A fantasia mistura-se com a realidade e é-nos entregue uma narrativa de estilo limpo mas envolta numa bruma meio desfocada, que torna difícil distinguir o que é sonho do que é verdade. Todo o livro é mesmo como um sonho. Está recheado de pequenos símbolos e todos eles significam algo. O quê? Não sei. Prefiro não pensar muito nisso.
É tudo tão intrigante que chega a ser apaixonante ler sobre o Carneiro e sobre o Narrador inominado. A descrição é muito simples, mas com Murakami é simples visualizar todas as paisagens, todos os detalhes de um quarto, todos os movimentos de insectos. A história é o mote para o desenvolvimento do Narrador e no fundo falamos aqui da sua aprendizagem sobre o que é realmente estar vivo.
Uma narrativa fascinante, recomendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário