Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

22.8.12

Gokinjo Monogatari

Gokinjo Monogatari
Yazawa Ai - Toei Animation
Anime - 50 Episódios
1995
7 em 10

Sabem quanto tempo eu costumo demorar com um anime de 50 episódios? 5 dias a uma semana. Com este demorei um mês. E devo dizer... Até foi fixe! Ver as coisas devagarinho até é uma coisa muito agradável, acho que já me tinha esquecido...

Este anime é uma delícia. Antes de mais, é sobre moda. E depois também é sobre amor e amizade. Creio que se esta fosse daquelas séries infinitas ao estilo One Piece eu continuaria a vê-la para todo o sempre, porque é super divertida e tem uma certa candura que costuma faltar ao nosso shoujo normal.

A arte está envelhecida, tanto que julguei que Gokinjo fosse mais antigo do que realmente é. Mas os designs são fantásticos. Antes de mais são muito originais. Mas o mais importante é que são extremamente detalhados. Há uma atenção dada a todos os detalhes, roupa, acessórios, maquilhagem, malas, até brincos, tudo é contemplado no design dos personagens. Que mudam muito de roupa e sabem combinar a roupa que têm com outras peças! Não há grandes cenas de animação e são utilizadas mais cenas paradas, com recurso a símbolos e fundos conceptuais que dão um grande charme ao ambiente.

Temos um conjunto vasto de personagens, que interagem durante toda a série e acabam por se apaixonar ou por fortalecer as amizades. Enfim, isto é um anime sobre um grupo de amigos. Não há nada de notável nestes personagens mas todos eles têm uma certa humanidade em que é possível uma identificação pela parte do público. Uma coisa muito engraçada é que cada um deles tem o seu próprio estilo e uma personalidade que, sendo simples, está bem demarcada. Adorei a ironia da lolita ser a obcecada com o peso.
 
A história varia rapidamente entre momentos de grande tensão e momentos de humor. O personagem de escape Noriji funciona muito bem e as expressões simplificadas (as "caras que fazem") também ajudam. No entanto o ritmo é muito prejudicado por uma quantidade opressiva de flashbacks.

A música é extremamente variada. Temos alguns temas recorrentes que não são nada de especial mas alguns momentos são pontuados por um pop fofinho sempre apropriado à situação.

Enfim, um anime que pode não ser o melhor de sempre mas que recomendo. É fácil, é colorido, é muito divertido. Dá para aprender sobre a moda dos 90s também. E estimula a criatividade. Tanto que até eu quero ir para a feira da ladra agora!

Sem comentários:

Enviar um comentário