Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

16.6.25

Primavera Sound Porto 2025

 

Primavera Sound Porto 2025
Festival

 

Fomos de fugida ao Porto para ver alguns concertos do Primavera Sound.

O espaço estava um pouco diferente daquilo que eu conhecia de anos anteriores, e os patrocínios também mudaram, deixando de ser a NOS para ser a Vodafone e o maldito banco Revolut. A compra dos bilhetes foi muito muito complicada, porque para ter desconto nos bilhetes tinhamos de fazer uma conta na porra do banco e, consequentemente, começar a pagar juros. O que me parece uma forma muito sketchy de fazer business, mas ok, cada um faz conta no banco que entender.

As bebidas caríssimas, comida pouco variada, pequenas quantidades e muito caras também. Mas passemos aos concertos (fora algumas bandas que vimos só alguns minutos):

Fountaines DC foi um excelente concerto, muito emocionante, animado e revolucionário, com muitos gritos a favor da Palestina. Havia apenas alguns fãs espalhados pelo público, que não estava especialmente motivado sem ser mesmo lá à frente. Também a banda não comunicou muito, tocando as músicas umas a seguir às outras e sem encore (nada teve encore, o que é estranho)

Anohni foi o pior concerto, e o pior é que a culpa nem foi da senhora. A culpa foi dos técnicos de som, que puseram um concerto intimista num volume tão baixo que por mais atenção que déssemos, não dava, simplesmente não dava. Queríamos ouvir a Dona Anohni e nada, silêncio cá atrás.

Charli XCX fez a festa sozinha, lançou os foguetes, apanhou as varetas, meteu-as nos olhos e ainda continuou a dançar por aí. A rapariga é louca, e dancei tanto, tanto, tanto que fiquei uns dias sem me conseguir mexer devido a bolhas nos pézes. Ainda assim, o público não estava nada motivado, ela até dizia "scream FUCK!!" Mas ela sozinha, sem dançarinos, sem banda, sem nada, teve uma energia tal que me cativou completamente.

Finalmente, Caribou para fechar a festa. Caribou está diferente, muito mais dançável e menos contemplativo. Dancei sentada.

Depois ainda tivemos um filme no dia seguinte a voltar para casa, por causa do mal cheiroso do Flixbus. Antes disso estivémos no Castelo do Queijo, que não é feito de queijo, não tem queijo, nem tem souvenires de queijo. Desapontante. 

Final Destination: Bloodlines

 

Final Destination: Bloodlines
Zach Lipovsky & Adam B. Stein
2025
Filme
4 em 10

 

Adoro os filmes do Destino Fatal, porque me farto sempre de rir. Este coloca o conceito, que é sempre o mesmo, um pouco diferente: nos anos 50 uma rapariga teve uma previsão e salvou centenas de pessoas da queda de um edifício. Mas agora a Morte está atrás dessa gente toda, e também das pessoas que são suas descendentes, pois nunca deveriam ter nascido.

Claro que a parte gira destes filmes são as mortes completamente inusitadas e absurdas a que temos o gosto de assistir. Neste filme temos coisas muito giras, desde uma máquina de ressonância magnética até um cortador de relva. E tudo por causa de uma moedinha.

A violência é tão exagerada que só nos podemos rir. :) 

Cão Preto

 

Cão Preto
Guan Hu
2024
Filme
7 em 10

 

Um ex-presidiário regressa à sua cidade para encontrar um mundo quase pós-apocalíptico, tudo abandonado e prestes a ser destruído para dar lugar a um novo projecto imobiliário, a propósito dos Jogos Olímpicos de Pequim.

As pessoas deixaram as suas casas e, com isso, os seus cães - que agora habitam um pouco por toda a cidade em grandes matilhas. Quando o nosso personagem conhece um cão preto e magro muito agressivo, a sua vida começará a mudar de forma muito discreta.

Com uma fotografia belíssima, um ambiente estranhíssimo de abandono e desespero, assim como uma narrativa muito bem feita, em que nos contam a história passada através das acções e não através das imagens. Este filme é um exercício sobre a liberdade, sobre a amizade e sobre a descoberta do eu perante a adversidade.

Ainda assim, achei toda esta subtileza tão discreta que tive de pensar bastante para poder tirar alguma conclusão. 

 

A Court of Mist and Fury

 

A Court of Mist and Fury
Sarah J. Maas
2016
Fantasia

 

Se no primeiro livro tínhamos um fado sexy loiro, no segundo livro descobrimos o husbando do povo. Este livro foi excelente, cativante, viciante e muito, muuuuito sensual.

Rhysand é o fado sexy da noite perfeito e ideal, e a história de amor que se desenvolve, nos destroços de um stress pós-traumático, é absolutamente vibrante. De amigos a amantes, cenas de uma só cama, férias no campo, este livro tem todos os elementos para viciar os corações mais fracos, isto é, o meu.

Mas o melhor é que estes novos personagens são muito mais interessantes dos que os do livro anterior, com um bom desenvolvimento, uma boa história pregressa, e justificação para tudo o que fazem.

Agora até tenho vontade de fazer fanart, apesar de nem saber desenhar! Aaaa! 

Palomar

 

Palomar
Italo Calvino
1983
Romance

 

Juntei-me a um clube de leitura, e este foi o primeiro livro que leio para esse grupo.

O Sr. Palomar é uma pessoa bastante simples que passa o tempo a observar o que o rodeia. Este livro é a partilha das observações deste personagem quase em branco, que serve como autor mas também como leitor. As pequenas observações da vida diária deste Palomar são contemplativas, por vezes um pouco tristes.

Apesar da beleza de alguns destes momentos, senti que o livro primava por uma grande simplicidade, e que não me trouxe grandes emoções.

Vamos ver o que tenho a dizer sobre ele no clube. 

 

Uchuu no Hou: Reimei-hen

 

Uchuu no Hou: Reimei-hen
Imakake Isamu - HS Picture Studio
Anime - Filme
2018
6 em 10

 

Segundo filme da trilogia das Leis do Destino da Happy Science, o penúltimo filme em que vamos descobrir a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.

 E a verdade é que, dentro de todos os filmes malucos da seita que já vimos, este é o mais... Normal? De verdade, este tem uma história shounen mais ou menos vulgar, com personagens que até são bastante interessantes. Nomeadamente, Zamza, a Rainha dos Reptilianos, que pelos vistos vieram do espaço para habitar a Terra por ordens do misterioso Deus Alpha.

O estranho disto tudo é que a filosofia religiosa por trás disto pelos vistos mudou completamente, porque jánão há Ophiusus, nem Buda, nem Hermes nem ninguém, apenas este estranho Alpha e a sua esposa, uma esfinge dourada que é a encarnação da terra.

Portanto, confesso que não entendo nada disto. Este filme nem foi tão cómico como habitual, mas foi mesmo bastante interessante, e a animação era menos horrorosa que nos últimos filmes sobre a verdadeira verdade.

Quem diria? 

The Apothecary Diaries

 

The Apothecary Diaries
Morishita Katsuji - OLM
Anime - 24 Episódios
2023
7 em 10

 

Anda toda a gente delirante com este anime, e eu sou o tipo de visionante que não gosta muito de ver as coisas populares quando elas estão populares. Mas este shoujo de mistério histórico é bastante mais do que aquilo que aparenta!

Na cidade proibida do Imperador da China, vários mistérios acontecem. Uma criada, que é filha de um farmacêutico, começa a resolver estes mistérios em segredo, até que é descoberta pelo (não) eunuco mais sexy de que há memória.

Que o homem é mesmo lindo, que raio. E, o pior, é que ele sabe que é lindo, e vai usar isso em seu favor sempre que necessário. Já a nossa protagonista, é muito original para um shoujo. Para começar, não está apaixonada pelo elemento masculino principal, não está apaixonada por ninguém. É estranha, é esperta, é meio esquisita mas mesmo assim vai fazendo amizades aqui e ali. E por isso esta história de amor torna-se extremamente cativante, porque precisamos de saber se eles ficam realmente juntos ou não e que mais coisas há sobre este senhor tão bonitinho.

Devo apenas dizer que achei as OPs e EDs muito anticlimáticas, e que de resto o anime é *muito* parecido com uma novela chinesa que eu estava a ver. Mas este Jinshi... Ai, o meu kokoro T__T 

6.6.25

O Tesouro do Lago de Prata

 

O Tesouro do Lago de Prata
Karl May
1891
Aventuras


Um extraordinário livro do século XIX encontrado no lixo. Aliás, eu tenho quase a certeza de ter visto livros desta colecção (os três primeiros, este é o 21º) na estante do meu pai.

Então, este é um livro de cowboys, em que um conjunto de personagens vive imensas aventuras no Velho Oeste. O autor, mesmo sem nunca ter saído da Alemanha, é um erudito do Oeste Americano, e sabe a língua indígena e vários detalhes interessantes da geografia do local.

O livro é maravilhoso, são cenas de acção seguidas a cenas de acção, e muito - mesmo muito - bem escritas. No entanto, lá para as últimas 100 páginas já estava a ler um bocado na diagonal, porque nunca mais atava nem desatava com o tesouro do lago de prata, que eu queria imenso saber qual era (fiquei um pouco desapontada, mas o final é típico das histórias do faroeste)

Gostei imenso, e acredito que este livro tenha encantado gerações e gerações de meninos.

Stag Hunt

 

Stag Hunt
Anthony McGowan
2013
Policial

Livro encontrado na biblioteca de Almada, e que foi mais interessante do que estava à espera.

Um homem sem grandes características individuais é convidado para a despedida de solteiro de um amigo não muito próximo. Mal sabe ele que os "rapazes" envolvidos cometeram violência física e sexual nos seus tempos de escola, e agora serão vítimas de uma vingança.

O mistério está bastante bem feito, e o criminoso só é revelado mesmo no final. No entanto, é um pouco difícil de distinguir as personagens, porque têm nomes muito parecidos, e acabei por não saber quem era quem. Também não gostei da tal história da "Tunísia", porque o processo de arrependimento deste criminoso coloca um pouco a culpa na vítima.

De resto, foi uma leitura bastante vibrante.

UFO Gakuen no Himitsu

 

UFO Gakuen no Himitsu
Imakake Isamu - HS Pictures Studio
Anime - Filme
2015
6 em 10


Última oportunidade de hoje para saber a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.

Este filme é o primeiro de uma trilogia, conceito que aplicado a este contexto é logo hilariante. Neste caso temos uma escola que foi invadida por... REPTILIANOS! =D Sim, reptilianos, leram bem, reptilianos. Que são maus, como sempre foram. Um conjunto de alunos recebe a revelação de que existem muitos habitantes no espaço e que nós, infelizes, temos de atingir a iluminação antes de entrar na era espacial. Óbvio que só conseguiremos a iluminação com os ensinamentos de Buda (o El Cantare não aparece aqui)

De resto, fora a absurdidade disto e dos momentos épicos de animação digital que me lembram uma PS1 (e os designs dos reptilianos, que são de partir o coco a rir), temos uma série de sequências animadas muito boas, e muitas elas dignas de screensaver.

Com este filme ri tanto que ia falecendo engasgada em ranho.

Shinpi no Hou

 

Shinpi no Hou
Imakake Isamu - HS Picture Studio
Anime - Filme
2012
4 em 10


Mais um filme em que saberemos a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.

Neste filme o mau da fita é a China, que segundo a propaganda da seita é composta por demónios que não têm pai nem mãe (o que virá a ser muito importante). Ora, o império chinês, que aqui tem outro nome todo estranho, está a tentar destruir os refugiados que vieram - nada mais nada menos - que do suposto planeta Vega.

Claro que passei o filme a gritar VAI PARA A TUA TERRA, porque sou grunhóide, yay

O filme faz um whitewashing absolutamente fabuloso das personagens, que deixam de ser asiáticas para ser lindas loiras escandinavas, que é a forma original dos tais refugiados de Vega. E depois de se resolver tudo, eles por alguma razão VOLTAM PARA LÁ, então porque se foram embora?

Neste filme também não temos lindos cenários e a animação do arco final não é propriamente genial. Mas lá que deu para rir, deu. =D

May Contain Nuts

 

May Contain Nuts
John O'Farrell
2005
Romance


Um livro achado num café, com uma capa gira, mas que não é assim tão interessante.

Uma mãe burguesa, desesperada para que os filhos tenham mais sucesso do que os filhos das amigas, disfarça-se de criança para fazer o exame de admissão à escola da filha mais velha. A partir daí a sua vida vai dar uma grande volta e ela vai perceber que a felicidade das crianças não está de todo associada a serem o número um numa tabela inventada pelos adultos.

O livro é escrito com humor, na perspectiva desta mãe desesperada, de tal forma que a personagem me lembra a minha própria mãe, com algumas dicas que vai dando ao longo do livro.

De resto, é uma história um pouco moralizante, em que tudo está bem quando acaba bem.

Epic: The Musical

 

Epic: The Musical
Jorge Rivera-Herrans
Musical


Eu nunca faço reviews de albums, mas abro uma excepção para Epic porque tem uma animação muito gira no youtube, que vimos em groupwatch.

Então, esta é uma interpretação da Odisseia, mas musical. A animação é feita por vários artistas, todos identificados no vídeo, e varia muito de estilo e de design conforme os artistas, mas isso dá um efeito muito engraçado e cativante.

No entanto, as músicas acabam por ser um pouco repetitivas, ao longo de quase duas horas e meia, e sem as danças dos actores no palco (que nunca existiu e talvez nunca existirá, porque isto parece extremamente difícil de encenar) acaba por ficar muito moroso.

Fiquei fascinada com Atena, e gostaria talvez de a adicionar aos meus planos de cosplay.

MobLand

 

MobLand
Ronan Benett
2025
Série


Uma série inglesa sobre máfia e o mundo do crime, aí está algo que não esperávamos. 

Harry é o tipo quer resolve os problemas da família mafiosa. No entanto a família mafiosa é composta por um conjunto de doidos, que efectivamente se mete em montes de problemas extremamente violentos, e Harry tem de arrumar tudo muito bem arrumadinho.

A eficiência de Harry é fascinante, mas também são fascinantes as relações entre os vários membros da família, dos mais novos aos avós completamente enlouquecidos pelo orgulho, pela inveja e pelo ciúme.

Sendo uma série violenta que coloca em exposição o desespero que é viver numa família de mafiosos (apesar de eu ainda querer ser uma magnata da máfia), também tem uma narrativa bastante simples, e - fora o sotaque de pesadelo - muito fácil de seguir.

Hacks Season 4

 

Hacks Season 4
Lucia Aniello
2025
Série


Continuamos a acompanhar as aventuras de Deborah e Ava, mas agora como estrelas do Late Night Show. Nesta season temos um bom desenvolvimento das personagens, não só as principais mas também as menos importantes.

O humor continua sempre muito ácido, e sinceramente eu acho que gostava mais de ser como Ava (em vez de Deborah). Apesar de tudo não é uma série de morrer a rir, mas que tem um humor muito inteligente e fora do vulgar.

No entanto, a mania das personagens de implicarem uma com a outra, começa já a ficar um pouco cansativa. Já é uma boa altura para terminar esta série.

Iberanime 2025

 

Iberanime 2025
Evento


O Iberanime mudou-se para Santarém e estava toda a gente na dúvida se isso seria uma coisa boa. Nós fomos para uma micro-estadia nessa cidade e tivemos oportunidade de avaliar os dois dias, pois eu ia participar com uma amiga (Scarlet) no ECG - Extreme Cosplay Gathering.

No primeiro dia, como ela ia de Momo de Dandadan, eu fui de Aira da mesma série. Juro que nunca vi tantos clones na vida, tanta gente vestida de Dandadan, eram infinitos. Por isso não tive muito gosto em usar este fato, embora tenha tido oportunidade de tirar uma sessão de fotos (com o Riddari) que ficou muito bem - não fosse a minha cara, teriam ficado perfeitas!

O novo espaço tem tudo para dar certo, honestamente. Tem duas naves gigantes, uma das quais tinha a Artist Alley e o palco das danças, e a outra a zona comercial e o palco principal. Penso que poderiam ter aproveitado melhor o auditório, e ter feito os concursos lá, porque tinha condições excelentes. A Artist Alley era extremamente confusa, não encontrei metade dos artistas que queria ter visto (porque o artista é um bom artista), e estava uma escuridão imensa. Mas o problema principal era a massa de gente que estava presente, sem dúvida mais do que a capacidade do recinto, que estava mais cheio que um ovo. O calor era insuportável, apesar de eu ter uma força vital quando estou de cosplay que me faz não sentir a temperatura. Os ares condicionados não estavam todos ligados, e várias pessoas se sentiram mal.

Isto é um aspecto essencial a melhorar, porque este mar de gente é um verdadeiro hazard, na medida em que se acontecer uma desgraça vai haver uma debandada de gnus.

Também fiquei triste com o espaço da saúde mental, que tinha uns seguranças muito grandes e maus à porta, que não deixavam ninguém entrar. Kind of contraprodutivo.


Eu enquanto Aira

Depois fomos ensaiar e ver o evento de noite, o que é sempre muito mais giro do que o ver com as pessoas todas. O ambiente do backstage foi simplesmente maravilhoso, todos a colaborar, todos a rir, a dançar e a cantar.

No segundo dia foi o nosso concurso e fomos de Rozen Maiden. Fazer o fato da Suiseiseki sempre foi um sonho meu, e FINALMENTE se tornou realidade omg! OBRIGADA POR ME OBRIGARES SCARLET AAAAA TTT____TTT Devo dizer que estávamos lindas de morrer, como se pode demonstrar pela foto.


desudesudesudesudesudesudesudesudesudesu

Acho que pela primeira vez na vida tive um pre-judging que correu bem, em que consegui explicar tudo calmamente no tempo certo, e isto não teria sido possível sem a aura de calma que a Scarlet me transmitiu. 

E o nosso skit correu lindamente! Apesar de não termos os risos que queríamos nem palminhas, várias pessoas me vieram dizer que gostaram imenso, e que se fartaram de rir quando "mostrei as minhas fraldas" haha O nosso objectivo com o skit era muito simples: mostrar que estas personagens, irmãs, estão sempre a implicar uma com a outra como os irmãos fazem. Eu não sou muito de skits que sejam exactamente iguais ao anime, então quis experimentar um pouco de teatro físico, e acho que correu lindamente!

FOI SUCESSO!

Depois fomos comer, porque eu só me lembrei que estava em jejum desde as 10 da manhã depois do concurso =D O meu amigo palhaço arranjou uns takoyakis já meio passados, que eram nojentos, mas eu comi uma bela fatia de salame de chocolate. Encontrei mais algumas pessoas, fiz mais umas compras, tirei fotos inusitadas com várias pessoas que (milagre!) ainda conheciam Rozen Maiden e, para meu horror, vi um idiota com uma t-shirt de um certo partido fascista. Devia ter ido lá falar, I think.

Acho que o Iberanime no novo espaço tem todas as capacidades de melhorar e crescer, para ser o evento de referência em Portugal. :)


FELIZ!






NippOn 2025

 

NippOn 2025
Evento


Em sequência do ReadOn Almada, foi organizado pela Cosukai o NippOn Almada, um pequeno evento de cultura japonesa com concurso de fotografia e desfile de cosplay. Eu fui de Marcille participar no desfile, não ganhei mas foi giro.

De resto, o evento estava muito pequenino, com pouquíssimas bancas de artistas, o que me deixou um pouco triste. Estive com vários amigos, experimentámos jogar alguns jogos (não os de tabuleiro) e depois fui para o desfile, onde tive uma ideia parva e a concretizei.

Os vencedores do desfile foram muito giros, embora eu só tenha visto a performance do terceiro lugar.

Fiquei feliz porque a fotografia em que votámos foi a vencedora, e era sem dúvida extraordinária (de uma cosplayer de Suletta, de Witch from Mercury, de que falámos anteriormente)

Foi um dia bem passado, mas podia ter sido um pouco melhor.




Ai City

 

Ai City
Mashimo Kouji - AIC
Anime - Filme
1986
6 em 19


Atenção que este filme se chama "A Cidade do Amor", mas é tudo menos um hentai.

Num universo cyberpunk em que todos têm poderes supra-psicológicos, um homem e a sua filha (Ai) estão a ser perseguidos e, eventualmente, apanham a rapariga. Agora este homem e alguns companheiros inusitados terão de a ir salvar, pois ela contém um segredo no seu corpo que pode destruir toda a humanidade.

Com cenas de violência extrema, excelentemente animadas e mesmo nojentas, este anime poderia ser excelente se tivesse (talvez) mais episódios para que se desenvolvessem os personagens.

Apesar de tudo foi divertido de ver.


Birth

 

Birth
Sadamitsu Shinya - Kaname Productions
Anime OVA - 1 Episódio
1984
4 em 10


Se nos primeiros cinco minutos este anime parecia mesmo muito giro, veio a revelar-se uma coisa absolutamente vulgar assim que ultrapassámos o início. Além disso a porcaria da mascote chama-se MONGA, uma palavra que pode definir um pouco este anime.

Com uma animação absurdamente low-budget, cenários imóveis, cenas de acção muito más e um ecchi despropositado, este anime vale por alguns momentos cómicos, que são muito refrescantes.

De resto, os designs até são giros MAS havia melhor que isto em 84, lamento.

Buddha Saitan

 

Buddha Saitan
Ishiyama Takaaki - Group TAC
Anime - Filme
2009
3 em 10


Mais um filme para sabermos a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.

Este é capaz de ser o pior filme do culto que vi até este instante, e já não faltam muitos para terminar. Este não tem grandes cenários, nem uma história especialmente cativante, sobretudo porque é quase todo propaganda de como o El Cantare é muito lindo e nos salvará das forças do mal.

No final temos um BEIJO, o que é muito arriscado para um filme religioso.

Como este filme é pura propaganda, nem sequer deu tanta vontade de rir. Nem sequer vai full anime no último terço.

Pokemon Concierge

 

Pokemon Concierge
Ogawa Iku - dwarf
Anime OVA - 4 Episódios
2023
5 em 10


Estava ansiosa por ver este anime: afinal, adoro Pokemons, e adoro stop-motion. No entanto, fiquei extremamente desapontada.

Se este me parecia um anime wholesome de Pokemons a fazer coisas fofinhas, a narrativa destas coisas acaba por ficar um pouco disfarçada pelo stop-motion que tem momentos absolutamente horríveis, e pelo voice acting, que não combina nada com nada.

Alguns elementos do stop-motion são muito giros, a textura dos Pokemons é lokissima. Mas tudo o que está relacionado com as pessoas, as caras, as formas, a maneira de andar, as VOZES, ahei tudo horroroso.

Por isso é um anime que me deixa com mixed-feelings, porque eu queria gostar muito dele, mas fail.

The Last of Us Season 2

 

The Last of Us Season 2
Craig Mazin & Neil Druckmann
2025
Série


A segunda season de The Last of Us começa cinco anos depois dos acontecimentos finais da primeira. Agora, Bella tem 19 anos e Joel tem uma relação muito complicada com ela, que vemos ao início atribuída ao facto de ela ser uma jovem adulta com momentos de revolta.

Ora, tudo muda quando SPOILER o Pedro Pascal é brutalmente torturado e assassinado perante os olhos dos seus companheiros. Por isso, Bella decide dirigir-se até Seattle, na companhia da sua amiga e amante, para vingar a morte do seu pai adoptivo. Lá, enfrentará um conjunto novo de inimigos, nomeadamente cordiceptos inteligentes, a equipa dos Wolfs, e uma seita religiosa muito bizarra.

Esta season tem momentos de grande cinematografia, e alguns elementos de grande beleza. Os actores exploram a relação filial entre os personagens de forma sublime, e acabamos por desenterrar um pouco mais da história deste fim de mundo.

O final foi espectacularmente anti-climático, mas vamos ver o que vai acontecer.

Em Casa de Bruxa

 

Em Casa de Bruxa
Arin Murphy-Hiscock
2018
Paganismo


Um livro interessante que coloca a perspectiva da bruxaria e do paganismo concentrados no nosso lar, com a lareira como foco central da prática da bruxaria. É um livro que tem muito de bruxaria de cozinha, que não me interessa por aí além, mas que tem sugestões muito práticas de como trabalhar a magia DENTRO de casa.

No entanto, o livro tem alguns problemas que não sei como resolver. Nomeadamente, casas sem lareira. E também apartamentos. Não faz muito sentido estar a deitar sal à volta do prédio, sobretudo nos prédios portugueses que estão todos colados uns aos outros. Teria de fazer o feitiço à volta do quarteirão inteiro, o que estraga um pouco o objectivo.

Além disso, os feitiços mencionados são muito simples, e qualquer pessoa com uma boa base de bruxaria certamente já os tentou, ou pelo menos conhece.

Ainda assim, foi uma leitura agradável.

The Supergal

 

The Supergal
Katayama Kazuyoshi - Studio Pierrot
Anime OVA - 1 Episódio
1986
3 em 10


Como todos os que me seguem neste espaço saberão, eu ODEIO a Rumiko, essa mangaka misógina, tarada e machista. Portanto este anime da Maris, de uns tais OVAs conveniene chamados "Rumic World", foi uma dor para mim.

Uma rapariga seminua deseja ser rica. Por isso procede a salvar um príncipe muito rico, por forma a ficar rica. Mas tudo corre mais ou menos mal.

Apesar de a animação simples estar bastante bem feita, este OVA prima por momentos ecchi que me fazem imensa confusão terem sido escritos por uma mulher. É uma festa de corpos e de expressões típicas de anime patético, o que me irrita por demais.

Portanto, sim, detestei.

Eien no Hou

 

Eien no Hou
Imakake Isamu - Group TAC
Anime - Filme
2006
6 em 10


Vamos, portanto, saber mais sobre a verdade, apenas a verdade e toda a verdade!

Em mais um filme completamente doido da Happy Science, aprendemos tudo sobre o paraíso e o inferno. Aliás, depois do filme do Hermes este é capaz de ser um dos mais bonitos dos que vimos até agora, porque é extremamente romântico, tem canções, tem lindos cenários, tudo a que temos direito.

Também tem alguns elementos que fazem todo o sentido, nomeadamente o Edison estar no céu superior e ser uma das encarnações de Einstein, o céu estar dividido em categorias e haver um exclusivo (aparentemente) para enfermeiros, e no Inferno estarem Nietzsche e Hitler, o que nos leva a uma cena tão absurda que é completamente hilariante: Hitler a atacar enquanto Nietzche grita DEUS ESTÁ MORTO DEUS ESTÁ MORTO

Até temos direito a um mecha divino, que funciona mais ou menos como um stand!

Enfim, mais um filme que me levou à indisposição de tanto rir.

Imouto sae Ireba Ii.

 

Imouto sae Ireba Ii.
Oonuma Shin - SILVER LINK.
Anime  - 12 Episódios + 8 Specials
2017
4 em 10


Um anime mais ou menos detestável, sobre um escritor obcecado por "irmãs mais novas", mas que está condenado a ter um irmão.

O anime supostamente é um slice of life em que vamos descobrir mais sobre este escritor e as suas amiguinhas, que são todas muito ecchi, assim como todas as histórias que ele inventa à roda de uma qualquer "irmã mais nova".

A animação é extremamente básica, e não temos nenhum tipo de cenário especial, sendo quase toda a acção passada em monótonos interiores amarelos. 

Desgostei imenso.

Uma Vénus Privada

 

Uma Vénus Privada
Giorgio Scerbanenco
1966
Policial


Mais um livro achado no lixo, desta vez um policial que se revelou muito interessante.

Um médico em desgraça, acabado de sair da prisão, é encarregado de desintoxicar um jovem alcóolico. No entanto, este médico tem uma certa ligação à polícia e descobre que a causa do consumo de álcool do seu paciente é um CRIME! E vamos resolvê-lo.

O melhor deste livro é o estilo, porque está muito bem escrito e a leitura é muito viciante. O referente aos direitos das mulheres e capacidades femininas está um pouco fora do nosso tempo, mas ainda assim temos uma personagem feminina que é essencial para a resolução do caso, e que se apresenta com muita coragem e convicção.

Gostei bastante.

Hélade

 

Hélade
Maria Helena da Rocha Pereira
1990
Antologia


Livro encontrado no lixo, e que maravilha de livro! Trata-se apenas da antologia mais importante de Portugal sobre literatura helénica, omg!

Este livro tem uma colecção de textos clássicos, poesia e prosa, odes, preces e secções filosóficas, que mais ou menos resumem o pensamento da Grécia Antiga e servem como material de estudo.

E o que mais me fascinou foi precisamente como os gregos há 2500 anos pensavam exactamente nas mesmas coisas que nós pensamos agora: educação, guerra, amor, o caminho da sociedade.

Por isso, este livro é essencial e simplesmente maravilhoso. Ofereci a um amigo que se está a iniciar no politeísmo helénico yay.

Ninja Batman tai Yakuza League

 

Ninja Batman tai Yakuza League
Mizusagi Junpei - Kamikaze Douga
Anime - Filme
2025
6 em 10


Já li alguns mangas do Batman que não eram muito bons, mas este filme de anime mostra-nos um Batman distinto, num universo em que o Japão ficou isolado e condenado a viver sob o jugo de famílias de Yakuzas.

Aparecem os personagens que mais gostamos da DC, e os designs são mesmo muito muito muito giros. Adicionei logo duas personagens à minha lista de cosplays!

Mas de resto, o filme não tem conteúdo nenhum. São cenas de acção seguidas de cenas de acção, e não temos qualquer desenvolvimento das personagens, nem nenhuma conclusão especialmente moral ou valiosa.

Ainda assim, foi bastante divertido.

A Short History of Nearly Everything

 

A Short History of Nearly Everything
Bill Bryson
2003
Não-Ficção


Um livro científico que tenta resumir em cerca de 600 páginas a história do mundo, da ciência e da humanidade.

É uma boa tentativa, pois o autor tem um excelente sentido de humor, e passa o tempo a contar-nos trivia e curiosidades de ciência. No entanto, o livro já é de 2003, e em 20 anos já se descobriu muita coisa, pelo que este livro é tudo menos definitivo.

Penso que se alonga demasiado em curiosidades e pouco nos factos propriamente ditos, que estão plenamente desactualizados, quer nos conceitos quer nas soluções.

Foi uma leitura morosa, mas ainda assim mais ou menos divertida.

A Court of Thorns and Roses

 

A Court of Thorns and Roses
Sarah J. Maas
2015
Fantasia


Comprei este livro porque uma amiga me influenciou bastante a começar esta série, e quis dar-lhe uma oportunidade. Fiquei agradavelmente surpreendida, porque foi uma leitura super rápida e estimulante.

Uma rapariga muito pobrezinha caça um lobo acidentalmente e é levada para o mundo das fadas, onde terá de ultrapassar vários desafios para libertar o sexy fado por quem está desenvolvendo uma paixão. Apesar de este universo não estar propriamente definido em termos de hard fantasy, com uma economia, com guerras, com etc., esta história é muito cativante, e não conseguimos deixar de querer saber o que vai acontecer à Feyre e aos seus amigos fados sensuais.

O livro tem momentos muito sexy, mas que ainda assim não chocam, são extremamente naturais. As descrições são ricas mas não exageradas, e - no meio disto tudo - encontramos um encantador mundo fantástico que, mesmo sendo pouco detalhado, nos encanta.

Ansiosa por ler o próximo, que já chegou!

Psychic Witch

 

Psychic Witch
Mat Auryn
2020
Paganismo


Um livro de magia que me foi recomendado por Migx, e que achei muitíssimo bem escrito e interessante.

Este livro propõe que todos nós temos capacidades psíquicas, e ensina vários métodos para as desenvolver. Também tem uma série de rituais e feitiços muito práticos e úteis, no entanto muitos deles eu já sabia (ou tinha noção), porque são muito parecidos com os do primeríssimo livro que tive, da Silver Ravelwolf, a quem este livro está dedicado.

De resto, a edição é lindíssima, ricamente ilustrada, e com exercícios muito claros e simples para desenvolver então esta capacidade. Já comecei a praticar o primeiro exercício, mas o pior é que adormeço sempre. D:

Skip and Loafer


Skip and Loafer
Tsuji Mitsuhito - P.A. Works
Anime - 12 Episódios
2023
6 em 10


Um dos animes de romance mais famosos dos últimos tempos, mas que de certa forma não me convenceu.

Uma rapariga vem lá do campo para uma escola de elite em Tóquio, pois deseja entrar na política e mudar o mundo. Logo à chegada, conhece um simpático rapaz que a ajuda a chegar à escola. E assim começam a apaixonar-se, ela começa a fazer amigos, e muitos momentos de diversão adolescente se sucedem.

Aqui a questão é que o romance se desenvolve MUITO lentamente, de forma que chega até a ser frustrante. A todos os momentos em que pensamos que algo vai acontecer, simplesmente não acontece, o que é chato como a morte. Entretanto, temos um cast de personagens interessantes, com bons desenvolvimentos e evoluções, mas o que a gente queria ver... BOCA!

De resto, temos uma animação bastante simples, com cores suaves, o que é tanto encantador como incompleto, porque não há qualquer tipo de detalhe.

Gostei, mas não assim tanto.

Psycho-Pass Movie

 

Psycho-Pass Movie
Morhihiro Fumi - Production  I.G.
Anime - Filme
2015
7 em 10


A propósito de um cosplay de Psycho Pass, revi as séries todas, e reparei que ainda não tinha visto este filme, uma sequela directa à Season 2

Neste filme vemos como sistema passa a funcionar noutros países, e a revolta que isso causa a ponto de um personagem que conhecemos bem se ter juntado a uma luta de guerrilha. Com uma animação e cenários sublimes, assim como cenas de acção mesmo muito emocionantes, este filme deu mesmo muito gosto ver.

Mas aqui o que se mantém essencial é o debate sobre "quem vigia os vigilantes", isto é, será que tem culpa quem controla o sistema Sybil, ou será que só querem mesmo o melhor para a humanidade?

Para os fãs de Psycho-Pass, um filme imperdível.

Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo

 

Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo
Kobayashi Hiroshi - Sunrise
Anime - 12 Episódios + 12 Episódios + 3 OVA
2022
7 em 10


Sendo que eu não confio muito em Gandamus paralelos ao UC, este surpreendeu-me bastante pela positiva.

Suletta, uma menina de Mercúrio, vai para uma escola privada em que as decisões são tomadas através de grandes duelos de mechas entre os alunos. Ora, Suletta tem um Gundam, tecnologia perdida e proibida e que ela possui graças à sua mãe, uma famosa cientista. Isto vai por os pontos nos ii e vamos perceber que o facto de termos um Gundam não nos faz imediatamente boas pessoas.

Com uma animação soberba, este Gundam distingue-se sobretudo pela história trágica e violenta, que não víamos praticamente desde os anos 80 do franchise. Os designs são muito interessantes, e as lutas variadas entre mechas nos vários espaços siderais são fascinantes.

E a conclusão honraria Tomino: a guerra é feia, quer estejamos do lado dos Gundams ou dos Zakus, e fazer as coisas sem pensar nas consequências pode ser trágico.

Gostei bastante.