Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

6.3.25

Nickel Boys

 

Nickel Boys
RaMell Ross
2024
Filme
7 em 10


Filmado sempre na primeira pessoa, este filme conta a história da amizade entre dois rapazes que foram enviados para um reformatório altamente abusivo, inspirado na história real de um reformatório na Flórida. Estamos nos anos 60 e a luta pelos direitos civis está plena e acesa. Um dos rapazes quer mudar a situação deste reformatório, inspirado pela luta dos seus irmãos negros. O outro só quer proteger-se e evitar morrer, coisa que bem pode acontecer devido à violência física e sexual exercida pelos guardas.

A perspectiva de primeira pessoa, que muda de pessoa em pessoa, está filmada de forma virtuosa, sendo que a câmera passa de plano para plano com uma naturalidade extraordinária. Tudo isto está misturado com imagens reais de violência e das pessoas que faleceram no reformatório verdadeiro. E no final percebemos que, sim, isto foi uma história mais ou menos real, e que o "narrador" - que não é o que esperamos - é uma pessoa que realmente existe.

A banda sonora também é envolvente e adiciona um toque de terror ao filme.

Gostei bastante.

Uchū Matsuri

 

Uchū Matsuri
Evento


Ora bem, este foi o último evento a que fui e tenho várias coisas a dizer sobre ele. Nem todas muito agradáveis. Vejamos.

Para começar, tinha-me convidado para dar um workshop sobre skits de cosplay, pelo qual estava muito excited: tinha preparado tudo muito bem, e estava ansiosa por receber os meus participantes, apesar de saber que só tinha uma pessoa inscrita. Também me tinham convidado para jurar o Concurso de Skits, no qual não me inscrevi precisamente por causa disso, porque - sic - "ela é a pessoa que mais skits fez em Portugal". Estava muito contente weee! Mas depois várias camadas se foram revelando e eu fui-me irritando um pouco, e por forma a manifestar-me, no Sábado, levei o meu cosplay de pessoa "trans" (entre aspas porque quem conhece os livros sabe do que se trata), o Tobias dos Animorphs. Outras pessoas levaram personagens queer e fiquei bastante feliz por haver esse manifesto.

Então, fui buscar a minha amiga Scarlet, que me ia dar uma ajuda com o workshop, e seguimos para lá. Estacionamento fácil, mas uma zona sem *nada* à volta, nem um café aberto, nem nada. O lugar do evento era uma escola, e fiquei com pena das crianças que lá estudam porque a estrutura da escola está completamente destroçada. As casas de banho, por exemplo, eram de um nojo incompreensível. Janelas partidas, cacifos destruídos, enfim, esta escola já viu melhores dias e bem se podia candidatar ao Parque Escolar, que não sei se ainda existe.

No workshop compareceram dois jovens mui simpáticos, e foi super divertido porque assim - com menos gente - pude dar-lhes atenção total durante uma hora e meia. O workshop estava planeado para mais tempo, mas também estava planeado para 15 (quinze!) participantes. Enfim, com estas duas pessoinhas pudemos praticar movimento, voz, trabalho com adereços e escrita de argumento para skit. Foi muito animado e corremos e dançámos, weeeeeeeeeee Espero ter ajudado estes jovens a ganhar mais kokoro para ir ao palco, e na próxima estamos lá todos juntes!

Depois troquei para o meu cosplay, a minha amiga sentiu-se mal e foi para casa, e comecei a andar de um lado para o outro em circulação. Chegou entretanto outra amiga, das Aulas de Japonês Setúbal, e fiquei a guardar a banca dela enquanto ela foi dar o seu workshop.

Seguidamente, fui assistir ao concurso geral, em que congratulo a MissBakemono por ter feito um skit que me levou às lágrimas de tanto rir, e em que congratulo também os outros dois participantes, que também estavam óptimos! Depois sentei-me na mesa dos juris a perguntar "sou eu aqui?" e muita gente pensava que sim, era eu ali. Mas afinal foi-me dito "quem te disse que eras juri?" e eu "aaa, então não sou aqui", e a pessoa responsável "não és aí", e eu bazei teehee. Gostei muito do concurso de skits, sobretudo do skit de... Amor Doce? Acho que é isso? Enfim, ri imenso. Não me fez confusão não ser jurada, tudo ok, só me fez confusão não me terem dito nada? Nem a mais ninguém? Senti que havia segredos a serem revelados a pessoas exclusivas.

Passei o resto do dia a beber um Bubble Tea de Lichia na banca das Aulas de Japonês, wry


Domingo não tinha grande vontade de ir, mas estava combinada com a minha amiga Alice ir com ela de Nana+Nana (ela a Nana e eu a Hachi). Lá me esforcei por me erguer da cama (as corridas do dia anterior deixaram-me destruída) e fomos a caminho! Infelizmente assim que lá cheguei deparei-me com um problema - digamos - fisiológico: a escola tem TANTAS escadas e o piso do passeio era TÃO irregular que eu não conseguia andar com os meus saltos gigantes, parecia uma aleijadinha a descer as escadas uma a uma. Então fui descalça à procura dos ténis, que por acaso até combinavam bem com o resto da roupa.

Neste dia, aproveitei para fazer tudo o que não tinha feito no dia anterior: fazer muitas comprinhas no Artist Alley, que foi a melhor parte do evento, estava mesmo composto e com artistas que são bons artistas; tirar fotos com a minha Nana; fazer vídeos das actividades e dos jogos de feira; coleccionar carimbos no peddy paper stamp rally; comer um belíssimo churro. O vídeo sairá brevemente.

Depois a Alice disse-me "bora ao desfile de cosplay?" e eu "bora!". Inscrevemo-nos juntas em par, e para minha grande surpresa ninguém me impediu de me inscrever embora eu levasse ao pescoço a credencial de convidado. No final não pudemos ir as duas juntas e fomos separadas, boo. Eu não me aguentava nos sapatos então perguntei a uma das juras se achava melhor téni ou sapato e ela disse sapato, então fui ao desfile de sapato mesmo yay!

E, para maior das surpresas, fiquei em segundo lugar? *choque*

Obrigada T__T

Após o anunciar dos prémios, os organizadores iam fazer uma palestra sobre "como não organizar um evento", mas toda a gente se começou a ir embora e eles suspenderam para fechar efectivamente o evento.

Fui embora exausta mas feliz, mas também um pouco desapontada com o que aconteceu, pela comunicação deficiente e pelo estado do espaço escolhido, que era apocalíptico. Ainda assim, valeu muito a pena poder fazer o meu workshop, fiquei mesmo muito contente e foi mesmo divertido. Espero poder repeti-lo em outras ocasiões, apesar do quórum não ter sido muito!


OBRIGADA!

A Real Pain

 

A Real Pain
Jesse Einseiberg
2024
Filme
6 em 10


Após o falecimento da sua avó, uma judia polaca, dois primos encetam uma viagem até à Polónia para conhecer melhor a história do holocausto e, assim, processar o seu luto.

Portanto, filmes sobre o holocausto já não me chocam minimamente (depois de As Benevolentes tudo o que vem é precioso). Assim, esquecendo que este filme é sobre o holocausto, gostaria de pensar qual é realmente o seu objectivo: o processo do luto pessoal, ou o processo do luto colectivo. Enquanto isso não está estabelecido, é impossível entender o que o autor quer com esta narrativa.

O único actor que se destaca é o primo mais falador, que efectivamente tem uma performance digna de Oscar. De resto, todos os outros aparecem moles, aborrecidos, indiferentes, até o primo mais calado (realizador e argumentista do filme também), que parece quase estar ali a mais, e que não traz nem conflito nem conforto ao seu parceiro.

Não achei um filme extraordinário e, sinceramente, farta estou desse luto colectivo que nesta altura parece apenas existir para justificar um genocídio.

Cosplay Photoshoot #21

 

Cosplay Photoshoot #21
Evento


As semanas que antecederam este evento foram muito difíceis para mim, então decidi-me a desistir do Mercado Pop em Coimbra, no qual me tinha inscrito para fazer um skit e pelo qual estava muito excited, e usar o mesmo cosplay na famosa Photoshoot que estreia o calendário de eventos do ano.

Fui com o primeiro cosplay que comprei na vida, a Marcille de Dungeon Meshi, e que tive de alterar porque não servia. Ainda assim recebi algumas críticas pouco construtivas de como corrigi o fato, o que me deixou um pouco triste. De todos os modos, nunca tinha tido um cosplay tão popular, considerando as pessoas que me tiraram fotografias.

Desta vez senti-me desmotivada para fazer o meu vídeo de cosplayers, pois outras pessoas estavam também a fazer um vídeo mas de forma muito mais profissional que eu. Por isso não gravei nem fotografei ninguém, apesar de querer bastante, o que lamento. Eu não estava muito bem esses dias.

Como as escadas do Pavilhão da Utopia (é assim que se chama, não é?) estavam encerradas pela polícia, que andava a pulular como abéculas saltitantes de amarelo fluorescente por toda a parte, tirámos a foto de grupo nas escadas do Pavilhão de Portugal, que são muito mais pequeninas mas nós também já não somos tantos como costumávamos ser.

Depois aguardei pela minha fotógrafa, que é super fash, e estive em alegre converseta com os meus colegas e amigos cosplaicos. Vídeos, fotos, etc, foi bem giro e pude falar com mais atenção com algumas pessoas que não conhecia bem.

Tirámos uma série de fotos (que ficaram fabulosas) até ser de noite e um maluco se meter no nosso enquadramento a falar gibberish para o ar. 

Portanto, foi um dia muito bem passado! :)

Contos Tradicionais Portugueses

 

Contos Tradicionais Portugueses
Compilado por Adolfo Coelho
2020
Contos


Um livro essencial para qualquer casa portuguesa, que compila uma série de contos da tradição oral, recolhidos ao longo dos anos por vários autores e agora compilados - os mais importantes - num único volume por Adolfo Coelho.

Os contos são super divertidos, alguns assustadores, outros que deram origem a ditos e ditados, mas num conjunto a maior parte são inesquecíveis.

Gostei sobretudo do conto do Homem da Moca, que de todos me pareceu ser o mais completo e detalhado.

Para quem é fã da tradição portuguesa e para quem, como eu, se interessa pelas histórias antigas que colocam um sincretismo entre o cristianismo e o paganismo, este livro é extremamente valioso.

Fado

 

Fado
José Régio
1941
Poesia


Ultimo livrinho dos três da mesma colecção que comprei mega baratos na Feira do Livro.

Então, ao início eu comecei a ler e pensei que este livro fosse altamente nacionalista, mas acabou por se revelar algo diferente. É uma colectânea de poemas, todos eles "Fado" de alguma coisa, em que o autor - sob forma rimada - nos conta as várias dores de vários tipos de pessoas, isto é, o destino fatal que várias faixas da comunidade possuem.

Assim, estes poemas não são uma honraria para a arte nacional, mas antes uma crítica aguda ao estado das coisas na sua época. Isto foi surpreendente e agradável.

Assim, gostei deste livro, mas acabei por o deixar numa OBCZ na estação dos barcos.

K4 O Quadrado Azul

 

K4 O Quadrado Azul
José de Almada Negreiros
1917
Folhetim


Publicado no início do século XX sob a forma de folhetim, "O Quadrado Azul" é um estranho manifesto social e político, escrito da forma mais aleatória possível, e que demonstra as ideias do autor de forma revolucionária mas, confesse-se, altamente hilariante.

O autor discorre sobre vários assuntos da sociedade da sua época num discurso meio desconexo, meio doido, e essa doideira permite-nos compreender - no meio de risos - que o autor não quer viver aqui, não quer estar aqui, que nós somos uma merda e que devíamos todos matar-nos.

Achei excelente a ideia!

Yon e Mu

 

Yon e Mu
Junji Ito
Manga - 1 Volume / 10 Capítulos
2007
7 em 10


O mestre do terror do manga não era fã de gatos, até que se vê a viver com dois, Yon (o que tem a cara de malvado) e Mu (o que tem os pelinhos fofos). Este manga relata as experiências do autor a habituar-se aos gatos, e os gatos a ele, e a ganhar um novo amor pela espécie felina.

As aventuras de gatinhos são tais quais as que podemos esperar: brincar com gatinhos, alimentar gatinhos, cuidar de gatinhos, limpar gatinhos, e tudo isso com uma arte extremamente detalhada e um pouco perturbadora, que caracteriza o estilo do autor, mas que neste relato amoroso da relação com os gatos da família se torna um pouco.... Irónica?

Ainda assim, gostei mais deste livro do que do Uzumaki, que é um manga verdadeiro.

Secret Level

 

Secret Level
Dave Wilson
2024
Série


Uma série que eu pensava que era curta, mas que afinal tem episódios grandes e complicados. Mostra-nos a adatação para o ecrã estático de uma série de jogos. Infelizmente, eu não conhecia a maior parte dos jogos e, por isso, não consegui apreciar a adaptação.

Para mim o único episódio que realmente se distinguiu foi o do pac-man.

De resto, a animação é inigualável, sem qualquer dúvida, com uma produção digital com detalhes incríveis, tanto nas personagens como nos cenários. A animação está cada vez mais próxima da realidade, o que pode ser um pouco assustador.

Para quem é fã de jogos na generalidade e joga muitos jogos, esta é a série ideal.

Clepsydra

 

Clepsydra
Camilo Pessanha
1920
Poesia


Um livrinho de poesia que comprei em super promoção na Feira do Livro.

Para ser completamente sincera, este livro foi tão pouco memorável que não sei bem o que dizer sobre ele. São poemas, a maior parte sonetos, inspirados no movimento literário da época. Esta autor terá conhecido Venceslau de Moraes e viveu na Ásia por algum tempo, e a sua poesia tem portanto alguma influência dessas imagens orientais.

São poemas de amor não requisitado, de grande tristeza e desespero, mas que não me levaram a lado nenhum. Poesia não será o meu género preferido, no entanto este livro clássico foi mesmo um desapontamento.

Ribbon no Kishi

 

Ribbon no Kishi
Osamu Tezuka
Manga - 3 Volumes / 20 Capítulos
1953
7 em 10


Um clássico de Osamu Tezuka, que comprei no Aniaki baratíssimo e cujos últimos volumes a minha tia me mandou do Brasil, yay

Conta a história de uma menina que, por no seu reino não permitirem que mulheres herdem o trono, tem dois corações: um de rapaz e um de rapariga. Um anjo é enviado para corrigir o problema, mas como o anjinho é um pouco pateta ele decide deixar o coração de rapaz e a confusão acontece.

Seguem-se diversas aventuras com príncipes encantados, batalhas de cavaleiros, uma feiticeira má que transforma pessoas em pedra e assim por diante. É um conto de fadas muito divertido, com painéis altamente detalhados para a época e um design de personagens muito cativante. Fiquei com muita vontade de fazer cosplay da bruxinha Hékate, que acrescentei aos meus cosplans.

Além disso, acho absolutamente revolucionário que no Japão dos anos 50 um autor já tenha pensado em divisão de género, em direitos das mulheres e em disforia sexual. Isso torna este manga extraordinário.

Vinland Saga Season 2

 

Vinland Saga Season 2
Fujiyama Naokado - MAPPA
Anime - 24 Episódios
2023
7 em 10


Havíamos deixado Thorfinn em sofrimento, e esta season começa com um novo personagem que é raptado algures da zona britânica e enviado para o norte para ser escravo. Lá, começa a trabalhar com Thorfinn a partir árvores, com a esperança de conseguir comprar a sua liberdade. Ele não sabe que Thorfinn é um guerreiro, e tudo irá mudar de perspectiva quando Canute, o rei britânico, decide invadir a quinta onde eles estão a trabalhar.

Se na primeira season tinhamos um guerreiro vingativo, nesta segunda temos um homem pacifisita e desesperado por se livrar da guerra e viajar para "Vinland", uma terra fantástica e mitológica (que não é a Finlândia) onde só há paz. A evolução de Thorfinn é de tal forma radical que no último conflito... Nem sequer há uma batalha.

Isto é, de certa forma, uma evolução extraordinária no contexto de um anime. Aqui se distingue o shounen do seinen, em que o nosso herói - perante as adversidades - prefere apanhar do que bater.

Foi uma season de transição, mas ainda assim dá muito que pensar.

Moonage Daydream

 

Moonage Daydream
Brett Morgen
2022
Filme
7 em 10


Estávamos para ver este documentário desde que saiu, mas só agora surgiu a oportunidade. Um documentário muito diferente do habitual.

Para começar, não temos entrevistas a amigos e familiares, nem muitas entrevistas de Bowie ele mesmo, o que significa que a estrutura do documentário é completamente diferente daquilo a que estamos habituados. O documentário, com uma banda sonora extraordinária que mistura músicas do artista com vários efeitos sonoros, mostra-nos pequenas vinhetas da vida de Bowie, pequenos momentos, em que vamos aprendendo como ele evoluiu e cresceu e viveu e morreu, mas de uma forma quase onírica, despedaçada e desestruturada.

Isto torna o filme numa experiência visual e sonora únicas, e assim posso dizer que este documentário tem algo de mágico, embora também seja um pouco confuso.

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl
Nick Park & Merlin Crossingham
2024
Filme
4 em 10

Um mistério porque é que este filme infantolóide estava nomeado para os Oscares.

Wallace, famoso inventor, inventa um gnomo de jardim automático. No entanto, o maléfico pinguim da luva na cabeça rapta os gnomos e começa a fazer maldades, pelo que Wallace é injustamente acusado pela polícia de ser um meliante. Gromit terá de salvar o seu amigo.

Tudo estaria bem se fosse só uma claymation, mas o banho digital que este filme leva tira toda a graça do barro e do stop-motion. De resto, a história é muito patética e os personagens mantêm-se iguais a si mesmos ao longo de 40 anos, o que não sei se é um alívio ou algo de muito repetitivo.

Achei este filme aberrante.

Chocolate Quente às Quintas-Feiras

 

Chocolate Quente às Quintas-Feiras
Michiko Aoyama
2017
Romance


Livro que me ofereceram no Natal, talvez porque eu gosto de anime logo gosto imediatamente de autores japoneses.

Este é um romance tipicamente japonês do século XXI, em que várias histórias se cruzam para nos falar de ligações humanas e romances interligados. Infelizmente, a escrita é extremamente simples e directa, sem lugar para grandes descrições, detalhes ou o que seja. Isto torna a leitura muito rápida, mas também muito pouco satisfatória.

A ligação com a Austrália é também algo de muito causal, e dentro deste contexto parece ter sido ali metida a martelo.

Já vendi este livro.

Fumetsu no Anata e Season 2

 

Fumetsu no Anata e Season 2
Sayama Kiyoko - Drive
Anime - 20 Episódios
2022
7 em 10


Voltamos a encontrar o maravilhoso Fushi (que acrescentei aos meus cosplans), desta vez isolado numa ilha para que os monstros Nokker não se aproximem dele e não façam mal a ninguém. No entanto, os Nokkers estão fixos em destruir Fushi e, por isso, começam a atacar pessoas aleatórias pelo mundo. Fushi regressa e encontra-se num universo em que ele agora é considerado uma espécie de profeta.

Nesta season, o inimigo não são apenas os Nokkers, mas a próprias pessoas que, num fervor religioso, não admitem Fushi como seu salvador (não que ele queira esta função, mas é arrastado para isso) e assim o querem destruir. Com isto, ele encontra mais corpos, mais possibilidades, maiores chances para lutar. E a luta final é, sem dúvida, um belo pedaço de animação.

Uma história fascinante, que quero continuara  ver e a seguir.

Geek Market 4

 

Geek Market 4
Evento


Fomos até Oeiras para visitar o Geek Market 4, já que uma amiga estava lá a vender coisinhas pela primeira vez. Fomos só domingo porque trabalho aos sábados e não justificava meter um dia para isto.

À chegada, percebemos que estávamos num literal mercado. E quando subimos a escada percebemos que as bancas de artistas eram literalmente bancas de vender hortaliça. Em termos de conforto, o lugar era muito mau, frio, escuro e feio. Ao cumprimentar os organizadores recebi uma bonita dica sobre os meus bichinhos e gostaria de mencionar que SIM, os meus bichinhos são prioritários perante qualquer evento de anime, cosplay ou o que seja. É o MEU TRABALHO, sim, apesar de não parecer.

Também tentei xeretar algumas coisas sobre o evento que eu iria jurar e onde teria um workshop, mas não foi conclusivo e ainda levei um coice. Mas adiante.

Em cinco minutos estava a feirinha vista, e decidimos se iríamos a alguma esplanada beber algo. Havia vários jogos de tabuleiro e jogos tradicionais de feira (à moda japonesa) com prémios, que estavam cheios de miúdos a competir sobre quem fazia a maior pontuação.

Um evento que estava a ser sucesso na localização anterior, mas que num literal mercado de peixe e fruta não calha muito bem.

Aguardemos pelos próximos desenvolvimentos.

Nosferatu

 

Nosferatu
Robert Eggers
2024
Filme
5 em 10


Um remake dos vários Nosferatus, por sua vez inspirados no Dracula de Bram Stoker mas sem direitos de autor para que o vampiro seja draculóide.

Como a história é muito semelhante à do vampiro clássico, foquemo-nos nos outros assuntos de que, efectivamente, não gostei. Para começar, achei as performances dos actores extremamente exageradas e fora do contexto. As modificações causadas na rapariga pela presença do vampiro são horrendas, mas isso não reflecte o sentimento terrível de saudosismo vampírico que caracteriza esta história.

Depois, achei que a caracterização do Nosferatu era mais do que horrível. Se por um lado faz todo o sentido que ele tenha um aspecto de cigano romeno (salvo seja), por outro lado o facto de ele estar mais ou menos a desfazer-se retira-nos qualquer ideia de salvação para o monstro, o que é um pouco inuusto para a história.

Achei um filme um pouco inútil.

Flow

 

Flow
Gints Zilbalobis
2024
Filme
8 em 10


Um extraordinário filme de animação feito em blender (programa de modelagem digital gratuito) que nos leva a pensar sobre a natureza, o significado da destruição e a esperança.

Num mundo habitado apenas por animais, um gatinho preto que vive rodeado de estátutas de gatos de dimensões titânicas, vê subitamente o seu mundo ser alterado por uma cheia brutal, uma onda de água que irá cobrir todo o mundo. Assim, o gatinho começa a sua viagem pelo mundo, num barquinho onde se vê acompanhado por um cão, um macaco e uma estranha ave imaginária.

Esta viagem dos animais, além de ser de uma beleza estonteante, promete fazer-nos contemplar seriamente o valor que a natureza tem para nós, se a vida que merecemos está ali mesmo ao virar do rio ou ser, por outro lado, outros têm de ser sacrificados para nos podermos salvar.

Um filme altamente filosófico, com uma animação incrível.

Wicked

 

Wicked
Jon M. Chu
2024
Filme
5 em 10


Inspirado no musical, que por sua vez foi inspirado nos livros de Gregory Maguire (que li há anos e gostei imenso), este é um filme cheio de música e cor que nos fala sobre a revolução de Oz, iniciada pela bruxa verde Elphaba.

No entanto, este filme passa-se num ambiente escolar estranho e as alterações feitas às personagens desapontaram-me de uma maneira tal que não consegui suportar. Desde quando é que o Fiyero anda aos pulos a dançar e a cantar? Não faz sentido nenhum.

As músicas também não me emocionaram, apesar das performances fantásticas das actrizes, e a parte que no fundo consegui apreciar foi apenas o guarda roupa e caracterização.

Foi um filme que me desapontou imenso, mas ao menos dá oportunidade a mais pessoas de conhecerem a história fabulosa de Wicked.

Robot Dreams

 

Robot Dreams
Pablo Berger
2023
Filme
6 em 10


Numa cidade habitada por diversos animais, um cão sente-se sozinho. Por isso compra um robot: um melhor amigo. E efectivamente são melhores amigos durante uns tempos, até que o robot fica abandonado na praia.

Esta é uma história do nascer da amizade mas também da interrupção da amizade. De como nos podemos divertir muito com alguém mas, se lhe acontecer alguma coisa que a impeça de estar presente, nos esquecemos rapidamente desse alguém e o substituímos por outra pessoa, mais divertida, mais intensa, mais interessante.

Um filme que é tanto infantil como muito triste, e que nos leva a reavaliar quem são realmente as pessoas com quem podemos contar.

Helluva Boss

 

Helluva Boss
Vivienne Medrano
2019
Série


Passado no mesmo universo de Hazbin Hotel, e também recheado de músicas, esta série de animação fez-me rir, chorar e vibrar.

Fala das relações sociais e amorosas entre vários pequenos demónios (imps) e outros demónios mais poderosos. A história principal envolve Stolas, um demónio coruja que tem a função de ver as estrelas do céu. E eu digo, cada vez que Stolas cantava eu chorava que nem uma madalena.

Os personagens são todos, sem excepção, imediatamente cativantes, e a animação tem momentos de puro esplendor.

No entanto, esta série é mais violenta, mais sexual, mais virulenta. Por isso, não deve de todo ser visto por audiências menos maduras. Ainda assim acrescentei dois personagens (Stolas e Loona) aos meus cosplans, e nunca me vou esquecer do encanto que esta série me causou.

Deuses E Rituais Iniciáticos Da Antiga Lusitânia

 

Deuses e Rituais Iniciáticos da Antiga Lusitânia
Gilberto de Lascariz
2009
Não-Ficção

 

 Livro que comprei na Feira do Livro e ao qual me fizeram uma promoção muito simpática apesar de já não ser o dia deste livro. Obrigada senhor da Zéfiro que foste muito simpático. :)


Então, já há algum tempo que queria ler este livro, por sugestão do Círculo dos Cogumelos. Tenho cada vez mais interesse em conhecer o panteão lusitano, e pensei que este livro seria bom para começar.

Não é: o autor tem uma escrita complexa, hermética, com associações de sincretismo entre vários elementos que não estão muito bem explicados. Além disso, o autor muitas vezes perde-se em divagações de como ele é melhor que os outros e de como lhe roubaram artigos e ideias. Isto pode ser muito, diga-se vulgarmente, SECANTE para qualquer leitor, mas eu resisti e continuei.

Mas o autor não explica grande coisa sobre a prática de cultuar os deuses lusitanos, excepto de que temos de nos enterrar na terra para os compreender. Também não explica muito sobre a sua eventual origem. Apenas nos fala de sincretismos com a religião cristã e isso é horrivelmente chato.

Portanto, por um lado gostei, por outro fiquei muito desapontada.

24.2.25

Arcane Season 2

 

Arcane Season 2
Christian Linke & Alex Yee
2024
Série

 

Andava toda a gente doida com Arcane e por isso decidi só ver mais tarde. Oof, e que coisa mais CHATA que vimos.

Para começar, Arcane não é bem uma série: é um conjunto de videoclips. É certo que estão excelentemente animados, mas a coisa ou se admite como um musical ou não. Não pode simplesmente passar de cena para cena com uma animação de 3 minutos com uma música randómica, que nem sequer é muito boa.

Depois, a partir de certa altura (quando aparece "Jesus") deixei de perceber o que estava a acontecer. Porque é que eles têm poderes mágicos e tudo o mais. Só aguardava a acção entre cavalonas, que é a única relação interessante nesta série, e mais da Jynx, que é a única que tem mais ou menos uma personalidade.

Enfim, não compreendo o hype, não odiei mas também não amei, foi kind of meh apenas.

Os Despojados

 

Os Despojados
Ursula K. Le Guin
1974
Ficção Científica

 

Enquanto em 74 nós aqui andávamos ocupados com a liberdade, Le Guin preocupava-se com coisas muito mais abstractas e relevantes para a sociedade enquanto um todo. Este genial livro foi o meu primeiro livro do ano, e escolhi começar por este porque gosto muito da autora.

Existe um planeta com uma lua e nessa lua vivem pessoas, numa sociedade completamente anárquica em que cada função de cada pessoa é atribuída por um super computador e as pessoas vivem numa comunidade aberta de total partilha. Ora, um físico desta lua quer MUITO expor a sua teoria sobre viagens espaciais às pessoas do planeta principal e para lá é levado. Mal sabe ele que o choque entre as duas sociedades poderá ter consequências graves.

Este livro analisa, de uma forma muito despretensiosa, o que poderia ser a vida numa sociedade sem líder, sem política e sem leis concretas se não o que as pessoas decidem umas para as outras. Aparentemente ideal, também há dificuldades neste tipo de sociedade, porque people will be people always. A oposição com o opulento e rico mundo capitalista, com todos os seus objectos e cores, desesperam o personagem principal mas também desesperam o leitor, que - vendo isto pelos olhos de um homem que nunca conheceu a posse -  consegue perceber o exagero de luxo em que vivemos.

Um livro que dá que pensar.

Garth Marenghi's Darkplace

 

Garth Marenghi's Darkplace
Richard Ayoade & Matthew Holness
2004
Série

 

O maior autor de romances de terror do mundo (não o Stephen King mas este suposto Garth Marenghi) teve uma série aterrorizante produzida mas, infelizmente, ninguém sabe porquê, esta foi cancelada e perdida. Agora vamos revê-la com os comentários do autor.

Um spoof completo de todos os tropes de filmes dos anos 80, com actuações imbatíveis em que - parecendo que estão a fazer tudo mal - o efeito é mais do que hilariante.

Chorei a rir com esta série, que de terror não tem muita coisa, mas que tem muito de cómico. Eles gozam com tudo, desde psicocinese aos próprios autores de histórias sobre psicocinese, tudo num estranho ambiente hospitalar em que não há nenhum doente nem mais nenhum funcionário sem ser os personagens principais. O efeito de série dos anos 80 não se perde de todo e, assim, temos aqui uma série de culto que eu gostava que mais gente conhecesse.

Cunk on Life

 

Cunk on Life
Diane Morgan
2024
Special

 

De regresso com a Diane Morgan, que me faz rir para cacete, para mais um episódio da mui culta Cunk, que desta vez vai divagar sobre a vida em geral, a sua origem, e o seu fim.

Sempre a gozar com a religiosidade e com os dogmas eclesiásticos, Cunk vai com toda a acidez possível dizer como as coisas que tradicionalmente gostamos são feias e estúpidas e sobrevalorizadas, enquanto que outras coisas mais bizarras é que seriam importantes.

Os entrevistados, neste Special, parece terem uma noção vaga de que isto é uma comédia, porque alguns lhe respondem à letra.

Não tão cómico como outros Cunks, este special vale a pena para quem é fã da personagem.

Squid Game

 

Squid Game


Hwang Dong-hyuk
2021
Série


Não tinhamos visto esta série quando saiu em 2021 porque estava demasiado popular e eu não gosto muito disso. Mas agora saiu a segunda season e lá me convenci a ver. E foi em boa hora, porque agora percebo a popularidade de Squid Game e o porquê de andar toda a gente vestida de formas geométricas.

No fundo, trata-se de um battle royale, em que para ganhar uma fortuna imensa várias pessoas são presas numa ilha remota e obrigadas a jogar jogos de vida ou morte. A distinção de Squid Game é que estes são jogos infantis de tradição coreana.

De todos os modos, conseguimos conhecer bem as personagens, as suas motivações e também uma certa crítica social aos estratos mais baixos da sociedade coreana mas também aqueles que se endividam de uma forma ou de outra mesmo tendo inicialmente muito dinheiro. 

Gostei muito e agora estou ansiosa pela próxima season.

DJ Zanova

 

DJ Zanova
DJ-Set

 

Começamos o ano com Mandy e com a DJ Zanova no seu DJ Set em Cacilhas pela noite de ano novo.

Desta vez o fogo de artifício não me assustou tanto porque estava com umas pessoas a descrever as diarreias dos seus respectivos bebés. Depois começou o concerto e eu quis logo ir lá para a frente.

Não é que esta DJ faça um trabalho espectacular, mas a verdade é que deu para dançar horrores. Ela passa sons populares de electrónica e até rock clássico com um pequeno twist das suas máquinas, e a verdade é que faz uma grande festa.

E foi assim a festa, em que dancei tanto que umas miúdas ficaram especadas a olhar para mim. Por isso ainda dancei mais, woo

Mandy

 

Mandy
Diane Morgan
2020
Série

 

Pensei que seria boa ideia escrever as reviews no fim de cada mês, mas parece que não funcionou porque já estamos no fim do segundo mês e não peguei em nada.

Adiante.

Mandy foi a primeira série do ano e é uma comédia absurda sobre essa criatura de nome "Mandy", uma mulherzinha burra e saloia que não consegue manter nenhum emprego devido à sua fabulosa incompetência a tudo o que se propõe.

O resultado não podia ser mais engraçado, porque cada emprego é pior que o outro (desde martelar aranhas numa fábrica de bananas até ser uma mesa humana para sushi) e a consequência da incompetência e estupidez da personagem é sempre top-notch.

Esta série apresenta também uma crítica muito evidente a essa franja da população inglesa que vive à margem da segurança social. Chamar Mandy de idiota é pouco, e também não temos bem a certeza de que ela seja boa pessoa.

Foi um bom início de ano.