31.5.17

Os Memoráveis

Os Memoráveis
Lídia Jorge
2014
Romance

Comecei a ler este livro no avião de regresso dos Açores. Tive a oportunidade de receber este último romance de Lídia Jorge (uma das minhas autoras portuguesas predilectas) através de uma BookBox do BookCrossing. :)

Apesar de eu achar que o tema da ditadura e subsequente revolução está mais do que explorado, existem muitos que são de opinião contrária e pensam que se deve continuar a falar o máximo possível deste assunto. É nessa linha que surge este livro, que conta sob forma de uma espécie de reportagem diversas versões do que terá acontecido no próprio dia do 25 de Abril, pelos seus intervenientes.

Uma mulher é convidada a fazer uma reportagem para a televisão americana sobre a revolução dos cravos. Para isso, baseia-se numa fotografia que encontrou entre os pertences do pai, procurando todas as pessoas que lá estão retratadas para as entrevistar. Cada uma conta a sua versão da história e cada uma delas tem problemas decorrentes da sua intervenção no acontecimento, que são mais ou menos explicados à medida que a narrativa se desenrola. No entanto, todas estas histórias estão tão explicadas, tão exploradas, que o livro não aparece como novidade e torna-se numa leitura bastante aborrecida.

A ideia paralela da descoberta da verdade sobre o pai da personagem principal é também ela um pouco esgarçada. Pensa-se que os problemas deste homem também possam ser devidos à revolução, que afinal só trouxe problemas pessoais a esta gente toda (apesar de ter sido boa para todas as outras pessoas), mas a sua caracterização apenas nos indica que tudo acontece pela sua própria teimosia.

Um livro um pouco desapontante e sem dúvida o mais fraco que li desta autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário