6.1.17

Romance of the Three Kingdoms

Romance of the Three Kingdoms
Yano Hiroyuki - TV Tokyo
Anime - 47 Episódios
1991
6 em 10

O "Romance dos Três Reinos" é uma obra literária épica da China que tem vindo, desde sempre, a ser adaptada para o formato de anime, sendo que esta já é a terceira adaptação que vejo. Esta, no entanto, baseia-se num manga de mesmo nome ("Yokohama Mitsuteru Sangokushi"), que na época (finas de 80s-início de 90s) foi muito popular. Talvez tenha sido a melhor adaptação da história que tenha visto, se bem que a minha opinião está mal direccionada porque já conhecia a história muito bem.

Trata-se de um épico da luta pelos reinos da China, nos séculos III e IV. Um homem, Cao Cao (que se diz "Sou Sou") decide que vai ter a China toda para ele. E assim se processa uma guerra imensa, cheia de momentos de pura estratégia de combate e cheia de batalhas que nos levam à ponta do assento, por serem tão emocionantes.

No entanto, estas cenas de batalha são imensamente prejudicadas por uma arte medíocre, cheia de repetição de frames ao longo de todos os episódios, com cores pouco precisas e sombras mal detalhadas, que retiram muito da complexidade das batalhas. Também os cenários não têm qualquer tipo de detalhe e, a não ser pelo design dos personagens, seria difícil de adivinhar que esta história se passa na China antiga.

Também a banda sonora está bastante fraca, sendo algo repetitiva nos momentos de acção e apresentando uma OP muito épica que calha um pouco fora do contexto.

Um anime que vale muito pela excelente adaptação da narrativa, mas que em termos técnicos deixa muito a desejar.

Sem comentários:

Enviar um comentário