29.4.16

O Amante Japonês

O Amante Japonês
Isabel Allende
2015
Romance

Este livro foi-me oferecido pela minha mãe pelo Natal do ano passado. Já há muitos anos que não lia nada desta autora e, por isso, não me recordava bem do seu estilo. Assim, não tinha muitas expectativas em relação a este novo romance. Na verdade, acabei por o consumir avidamente num único dia, sem nunca o largar! Absolutamente viciante!

Este livro conta a história de um amor que ultrapassa gerações, misturando histórias sobre histórias em diversas camadas narrativas, mas de uma forma tão directa e simples que não deixa de ser apaixonante. Tudo começa quando uma rapariga, que tem os seus próprios segredos, começa a trabalhar num lar de idosos. Lá, conhece Alma e o seu neto. A partir da recolecção das memórias desta velhota, descobre o seu principal segredo, sendo que - ao explorá-lo - encontra uma história muito diferente do que lhe contam as fontes oficiais.

Este livro toca em assuntos diversos e, por vezes, difíceis de confrontar. Para começar, o racismo: a história de como a comunidade Japonesa nos EUA foi erradicada para campos de concentração durante o final da Segunda Grande Guerra. Depois, conta-nos um pouco da diferença entre classes. Também nos fala de abusos sexuais, de homossexualidade... No fundo, toca em todos os assuntos que podem ser fracturantes na relação interpessoal de uma comunidade. Talvez isto faça com que o livro se perca um pouco do arco narrativo principal.

O final é bonito, mas um pouco místico demais para o resto do contexto da história.

De qualquer forma, gostei imenso! Tanto que irei fazer um Ring, para o partilhar pelo BookCrossing :)

Sem comentários:

Enviar um comentário