6.1.17

Mobile Suit Gundam - Awakening

Mobile Suit Gundam - Awakening
Yoshiyuki Tomino
1979
Light Novel

Como sabem, Gundam é uma das minhas paixões. :) Assim, quando soube que - após a primeira série de 1979 - o Sr. Tomino tinha escrito uma série de livros sobre ela, com três volumes no total, achei que era absolutamente necessário lê-la. Finalmente chegou a hora.

Este primeiro volume conta grande parte da história da primeira série, mas sem grandes sequências de monstros diários ou alívio cómico. É uma narrativa directa ao assunto, que explora em muito mais detalhe conceitos do universo de Gundam, como a estrutura das colónias, a influência das partículas Minovsky (que, confesso, nunca tinha entendido muito bem) ou  própria engenharia dos Mobile Suits.

Para além disso, fala num detalhe fascinante dos assuntos da ascensão ao poder de Zeon (Sieg Zeon!) e do objectivo de Char Aznable que, mesmo em livro, é um personagem altamente cativante e com muito mais dúvidas, incoerências e juventude do que na série. A relação com Lala Sun também é explorada de forma um pouco diferente.
 
Talvez o único defeito seja a descrição intensiva e um pouco excessiva das batalhas, o que se pode tornar um pouco aborrecido.

Assim, com este primeiro volume, Tomino estabelece que Gundam em si é um universo que vai muito além da necessidade de vender bonecos a crianças. Tem uma vida própria, um encanto próprio e, mais uma vez, parece que ganhei o bichinho pelos meus queridos Gandamus. :) Ansiosa por ler o segundo volume!

Sem comentários:

Enviar um comentário