31.1.17

Umimachi Diary

Umimachi Diary
Hirokazu Koreeda
2015
Filme
6 em 10

Um filme "fatia-de-vida" do Japão, que o Qui sugeriu que víssemos. Durante todo o filme pensei "como isto se parece como um anime!". E a verdade é que era mesmo suposto, já que foi inspirado num manga do mesmo nome.

Isto de um filme ser muito semelhante a um anime ou manga tem muito que se lhe diga. Porque apesar de a história ser interessante e de algumas imagens do filme serem muito bem filmadas (por exemplo, a evidÊncia das estações do ano) existem alguns detalhes que me deixam de pé atrás.

Por exemplo, as actrizes fazem um bom trabalho dentro do contexto, mas muitos elementos parecem absolutamente exagerados e a linguagem usada pouco realista. Muito do diálogo é falado de uma forma que me pareceu absolutamente artificial e mesmo alguns movimentos perderam muito da biomecânica para que se encontrem com o que deveria estar desenhado (ou algo do género).

Para além disso, sendo que este filme trata de um encontro das personagens com a sua juventude, afirmando assim a sua passagem na totalidade para a vida adulta, existe uma falha grande na descrição da forma como as decisões são tomadas, sendo que não há contemplação pela parte destas antes de afirmarem algo que pode mudar as suas vidas para sempre. Todas as atitudes, desde adoptar a irmã pequena até coisas sobre trabalho, parecem impensadas.

Finalmente, as próprias personagens estão definidas dentro de uma espécie de estereótipo que não se aplica exactamente ao mundo real da mesma forma que se aplica ao manga. Isto torna-as difíceis de distinguuir e de criarmos um ponto identificativo com elas.

Um filme calmo e bonito, mas nada de extraordinário.

Sem comentários:

Enviar um comentário