24.1.17

Cadernos de Fausto

Cadernos de Fausto
Rafael Dionísio
2008
Romance

Rafael Dionísio (ou João) foi o meu formador num curso de escrita criativa em que participei. Podem ver alguns exercícios que fiz por lá no meu blog paralelo: O Bentivi Urbano. :) Quando encontrei este livro em promoção no AmadoraBD achei que seria giro ler os escritos deste senhor, que nos ensinou tantas coisas engraçadas.

Este livro é, sem dúvida, diferente do que estava à espera, considerando as técnicas que nos foram transmitidas no curso. Trata-se de uma espécie de desconstrução de um personagem invisível, um tal de fausto, que sofre uma caracterização quebrada, sendo por vezes difícil de compreender a sua verdadeira natureza. Parece haver, em alguns momentos, um paralelismo com o próprio autor (ódio pelas pessoas.)

O mais curioso é a utilização do vocabulário para transmitir o sentimento desta "pessoa" (será uma pessoa?), já que o autor inventa uma série de palavras que funcionam apenas dentro do contexto. 

Essencialmente, o João faz muita coisa que no curso nos proibiu de fazer. :p

Talvez esteja muito influenciada pela leitura sobre teatro que fiz recentemente, mas gostaria muito de adaptar este livro a uma peça ou monólogo, já que me parece que o texto - fora do contexto do personagem - é muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário