O Príncipe da Avenida West End
Alan Isler
1994
Romance
Livro que me foi oferecido no aniversário, por sugestão de uma livreira local. Nunca visitei a sua livraria, a Livraria Escriba, mas tenho muita curiosidade! Até para agradecer as óptimas escolhas literárias que me vêm chegando às mãos. :)
Esta é a primeira obra de um professor de 60 anos. Para mais, é uma obra fortemente abraçada ao um judaísmo pouco militante. O autor conta-nos a história de um velhote que, residente num lar para judeus idosos, escreve as suas memórias como forma de explicar ao mundo a origem do nome "dadaísmo", o qual ele afirma conhecer intimamente.
Falamos do seu passado com os dadás e outros que tais, sempre pontuado por um excelente sentido de humor e uma cultura geral de grande interesse, que sempre nos dá algumas informações desconhecidas que são engraçadas. Enquanto isso, voltamos atrás no tempo e conhecemos as paixões antigas deste senhor e alguns dados mais tristes sobre a sua vida. Mas, ao mesmo tempo, no lar de idosos, estão a encenar uma peça, o Hamlet! E um mistério adensa-se entre os velhotes.
Um livro muito engraçado, simples e divertido, com um toque de galanteria pela lingagem do narrador. Também alguns momentos menos alegres e alguns arrependimentos. De certa forma, é um personagem muito bem caracterizado, sólido nos seus pés e, apesar da prisão de ventre, alguém com que nos podemos identificar e conhecer a pouco e pouco.
Uma óptima leitura!
Sem comentários:
Enviar um comentário