Mahou Shoujo Madoka★Magica Movies
Urobuchi Gen - Shaft
2012
Filmes - 1+1+1
6 em 10
Apesar de não ser a maior fã das Megucas, acho que é essencial ver estes filmes. Afinal, Madoka Magica (doravante conhecida por Meguca) é uma espécie de análise e desconstrução do género mahou shoujo. Já houve algumas tentativas, mas esta foi se dúvida a mais popular até agora.
Os dois primeiros filmes são um resumo da série, com um valor de produção um pouco mais elevado e maior atenção aos detalhes, enquanto que o terceiro filme é uma espécie de sequela que desenvolve um pouco melhor o conceito do divino neste mundo das megucas. Falando deles como um todo, devo dizer que foi uma experiência muito satisfatória, quem sabe até mais do que a série original.
Com uma animação surpreendente, cheia de detalhes plenos de textura, designs originais e assustadores e um conjunto de sequências que misturam o horror do pesadelo com a cor da magia, temos de admitir que estes filmes são do melhor que se fez nestes últimos anos em termos de animação.
Em termos narrativos, temos uma história que - sendo um pouco simples - é também bastante original e tem uma conclusão inesperada (excepto talvez, no último arco do terceiro filme, que me pareceu muito longo). As teorias maléficas por trás do que está a acontecer acabam por ser irrelevantes para o contexto que, neste caso, é o do desenvolvimento das personagens. Estas, recebem em vários momentos uma abordagem sedutoramente irónica do que deveria ser uma verdadeira menina mágica, com cenas de transformação, temas de abertura e encerramento e tudo e tudo completo.
Infelizmente, penso que o desenvolvimento do terceiro filme foi demasiado longo e que algumas secções poderiam ter sido suprimidas para uma composição um pouco mais concreta e arredondada.
De resto, foi uma boa viagem e recomendo vivamente! Talvez não seja um anime tão espectacular quanto tantos dizem, mas marca a diferença com o seu próprio jeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário