Aos Teus Olhos
Carolina Jabor
2018
Filme
6 em 10
Aproveitámos o Ciclo de Cinema para os Direitos da Criança aqui na biblioteca para ver este filme que havíamos perdido (no Ciclo de Cinema Brasileiro da mesma).
Um filme que se esforça por explorar uma série de conceitos mas que acaba por ficar incompleto e cheio de perguntas no ar, pontas soltas que ninguém se deu ao trabalho de reunir para uma narrativa sólida e coerente. Um professor de natação é acusado de beijar um dos seus alunos no esconderijo do balneário. O que se sucede é um linchamento e uma troca de acusações, em que procuramos culpados sem nunca os encontrar. A autora mantém-nos sempre na dúvida sobre o verdadeiro crime e acabamos por não conseguir compreender a perspectiva de nenhuma das partes.
Se por um lado o professor tem todas as razões para ser acusado, devido aos seus comportamentos habituais, por outro lado faltou ouvir a voz da criança e da mãe da criança. Esta, no arco final do filme, exibe4 comportamentos que poderiam levar a narrativa a um plano diferente, mas nada disso é aproveitado.
O filme aparenta ser apenas uma visão rápida do drama, sem entrar nele com grande profundidade. Salvam-no os actores e a cinematografia, que está sem dúvida muito bem conseguida. Os planos aquáticos e a utilização das cores transmite um ambiente um pouco ofuscante e opressivo que se liga bem com o tema em questão.
Ainda assim, fiquei bastante desapontada.
Sem comentários:
Enviar um comentário