23.12.16

The Adventures of Baron Munchausen

The Adventures of Baron Munchausen
Terry Gilliam
1988
Filme
7 em 10

Este filme é baseado num conjunto de contos do século XVIII sobre as fantásticas aventuras do Barão de Munchausen que, curiosamente, tem o mesmo nome de uma doença psiquiátrica que consiste em fazer mal a si próprio, simulando uma doença, para ter atenção.

Passado numa cidade europeia aleatória, que está cercada por um exército "turco", começa com uma peça de teatro sobre as tais aventuras de Munchausen. Isto quando aparece o próprio Munchausen dizendo que está tudo errado e iniciando, na companhia de uma menina do circo, as verdadeiras aventuras, qvão liderar o caminho até ao fim da guerra e do cerco dos invasores.

Assim, visitamos muitos lugares interessantes, onde o Barão sempre se apaixona por uma linda senhora. Vamos à lua, onde quem lá está é lunático, vamos às minhas de Hefesto, vamos à própria Turquia, no oriente profundo (supostamente). No caminho, encontramos os antigos companheiros do Barão, que têm fabulosos poderes (velocidade, força, visão e grandes pulmões) e todos se juntam para o objectivo comum.

No meio disto tudo há uma série de piadas e graças, certamente propulsionadas pelo excelente trabalho dos actores, que nos fazem rir tanto que quase se escapa um xixi!

Os efeitos especiais também estão muito bem conseguidos, com processos antigos de stop motion e marionetes que ainda funcionam melhor que todo esse digital do agora.

Um filme muito engraçado, porque é realmente muito parvo, mas ainda assim com uma aura de fábula que irá entreter grandes e pequenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário