23.12.16

Alma

Alma
Manuel Alegre
2008
Romance

Este livro parece absolutamente uma autobiografia da infância do autor. Mas não é: é uma história verídica que acabou de se inventar ;)

Alma é uma cidade fictícia no distrito de Aveiro, perto do Caramulo, onde um garoto vive a sua infância durante a segunda guerra mundial, em que Portugal se manteve neutro, assistindo como mero espectador ao desenvolver de uma ditadura e às actividade "republicanas" da sua família mais próxima.

Cada capítulo descreve um momento que, na perspectiva de um miúdo desta época, seria perfeitamente vulgar. As conversas no café, o futebol, a caça, as brincadeiras, a iniciação sexual. Tudo isto é relatado na perspectiva do adulto em que a criança se tornou, com um filtro de maturidade sobre os acontecimentos.

É um bom relato de época, embora não creia que Manuel Alegre estivesse vivo por essa altura. O ambiente, apesar de fantasiado, é extremamente realista e chegamos mesmo a acreditar que todos estes acontecimentos ocorreram num tempo real. Para além do mais está muito bem escrito.

Apenas me pareceu que, dentro do contexto da literatura portuguesa da actualidade, o tema se torna - mais uma vez - um pouco repetitivo. Parece que todos os livros de agora têm de falar de uma infância durante uma guerra qualquer.

Uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário