1.12.16

A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares

A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares
Tim Burton
Filme
2016
6 em 10

Novo filme de Tim Burton, inspirado em livro homónimo (que fiquei com muita curiosidade em ler).

Um rapaz admira o seu avô, que está louco, demente. Para além disso sente-se excluído da sociedade em que vive. Quando o avô falece de forma inesperada e muito bizarra, o rapaz encenta uma viagem a uma ilha da Escócia, para encontrar a Casa da Senhora Peregrine, sobre a qual o avô lhe contava quando era criança, e esclarecer se é tudo real ou fantasia. Pois bem, a fantasia é real.

A primeira parte do filme é puramente Tim Burton. Todo o ambiente é actual, mas um pouco bizarro,pleno de pequenos detalhes que, sendo estranhos, fazem todo o sentido. Os personagens têm uma caracterização tanto interessante como adequada aos tempos em que vivemos hoje, sendo que os cenários são muito detalhados, assim como guarda roupa e maquilhagem.

É a partir do último terço do filme que tudo leva uma reviravolta que deita o filme por água abaixo. Subitamente, temos um conjunto de efeitos especiais de fraca qualidade que enchem todo o filme, que até agora era de uma fantasia muito ligeira e cheia de graça, de uma inconsequência fatal. Para além disso, o final inconclusivo deixa a nota de que vai haver sequela e triquela e quadrela e o que mais se faça.

Assim, acaba por ser um filme um pouco desapontante, embora tenha momentos muito curiosos. Também nos deixa na mão para saber como voltou a ser a vida "normal" do personagem principal, coisa que nos poderia ter demonstrado de forma mais evidente a sua evolução enquanto pessoa.

No entanto, talvez não remeta este filme para o esquecimento e acabe por ver as partes que se sequirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário