26.10.16

Cinco Esquinas

Cinco Esquinas
Mario Vargas Llosa
2016
Romance

Segundo livro que me ofereceram pelo aniversário, desta vez presente do Rui :) Trata-se deo último romance do nosso grande amigo Vargalhosa.

Infelizmente, fiquei com a sensação, ao longo de todo o livro, de este não era o Vargalhosa conforme o conheço. A história, o desenlace, tudo me pareceu um pouco amador. A história é aquela de várias personagens intercruzadas. Um milionário dono de minas, a sua esposa, amante da mulher do melhor amigo do primeiro, o jornalista que revela fotos escandalosas desse, a sua ajudante... E, por trás de tudo isto, o misterioso "Doutor", adido do presidente.

A história passa-se numa Lima, Peru, imaginária, aterrorizada por ataques terroristas e raptos. No entanto o autor não explora isto de todo, preferindo a história da vida diária das pessoas acima enumeradas. Quando acontece um crime, várias coisas acabam por ser reveladas. Tudo isto seria muito bom, se os personagens fossem efectivamente cativantes. Existe um trabalho sério de caracterização de todos eles, mas o estrato dos "ricos" não é de todo realista, sendo que as cenas sensuais entre as duas amantes parecem estar ali mais para impressionar do que para dar força à história.

Apesar de tudo, está bastante bem escrito e é um livro que se lê muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário