Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

24.10.18

Museu de Serralves

Museu e Parque de Serralves
Museu
Ainda com os pés feridos à conta da Milady, propus-me a encetar o caminho a pé, desde o centro da cidade do Porto até Serralves. Ignorando o facto de que nos perdemos, íamos morrendo sem pés e eu precisava fazer xixi e que precisámos apanhar um Uber para chegar lá afinal de contas, até é um caminho que se faz bem.

Fomos com o objectivo principal de ver a famigerada exposição de Robert Mapplethorpe, que ficou entre nós conhecida por ter sido censurada neste museu. Esta exposição estava organizada numa sala com um circuito muito concreto, que mostrava as várias fases da fotografia do artista, desde as suas naturezas mortas e fotografias de artistas, até às estranhas composições góticas e passando pela fase quasi-pornográfica a que ficou sempre associado.

Se o corpo nu pode incomodar, e se o acto do corpo pode ser violento, a imagem tem tudo para  mostrar equilíbrio, calma e preparação, o olhar frio e analítico de quem procura o belo através da destruição. As fotos de artistas talvez sejam as menos relevantes neste quadro, sendo que destacaria muito mais as naturezas mortas e os auto-retratos como a verdadeira cronologia do artista. Não irei colocar aqui as fotos que possuem genitalia, mas era mais ou menos assim:






De seguida, passámos a uma sala cheia de maquetes. Eram as maquetes de Anish Kapoor, o artista convidado para o parque, e mostravam estranhos edifícios, todos eles muito pouco plausíveis mas, de certa forma, encontrando um conformismo dentro do espaço e do oposto ao espaço. Se quiserem saber mais, sugiro que visitem um novo blog: BICHOLUA.




Ainda passámos por uma salinha com uma exposição de dois artistas europeus.


Ainda comprei uma recordação na livraria do museu, que tinha muitos catálogos de exposições e coisas igualmente interessantes mas para as quais não tenho espaço.

Vale a pena a visita! Fiquei com pena de não termos podido visitar o parque detalhadamente, mas já estava a ficar escuro e tivemos medo... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário