Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

24.10.18

Centro Português de Fotografia

Centro Português de Fotografia
Museu
 
Como será do conhecimento de alguns, estivemos no Porto a propósito de uma competição de cosplay, no Iberanime. Desta vez, irei apenas falar das nossas visitas a locais e museus, sem contemplar muitos aspectos do dia a dia, que foram de sobremaneira estranhos e satisfatórios. Começo pelo Centro Português de Fotografia (erradamente nominado como "Museu de Fotografia do Porto), onde fomos ver uma exposição de fotografias da Frida Kahlo.

Localizado numa antiga prisão, onde vários famosos de séculos idos estiveram encarcerados, possui uma série de salas de conformação meio labiríntica onde estão expostas as fotografias temporárias e os objectos permanentes. Esta exposição da Frida Kahlo era uma retrospectiva das fotografias da colecção privada da artista, incluindo fotografias da família, dos amigos, dos amantes, numa ordem cronológica que, aliada às explicações das paredes, ajudam o público a perceber um pouco melor o percurso enquanto pessoa desta mulher.

Apenas três das fotografias foram tiradas por ela, sendo que muitas outras influenciaram temas dos seus quadros, utilizadas como modelos e como inspiração. Temos um conjunto de fotografias do seu pai, que - fascinado pelo tema político de esquerda - fotografou algumas revoltas comunistas, figura que influenciou muito a artista na sua forma de ser. Também temos fotografias que foram "censuradas", com a cabeça recortada e esquecida noutro lugar qualquer. Porquê? Quem sabe... E, finalmente, temos algumas fotografias mais íntimas de amigos e amantes, que nos dão a conhecer a vida boémia em contraste com as fotografias da longa hospitalização de Kahlo.





Depois, visitámos a secção permanente. Não tirei muitas fotografias, mas os objectos que a compunham eram, sobretudo, máquinas fotográficas. Este acervo de máquinas mostra-nos a história da fotografia através do objecto, isto é, através do material utilizado ao longo dos tempos para se captar a imagem.

Desde as primeiras máquinas gigantescas até às máquinas de espiões, escondidas em relógios ou maços de tabaco, passámos por muitos objectos bizarros, que pareciam que vinham de um outro mundo de contornos steampunk, utilizados para a revelação das fotografias e o seu tratamento.

Deixo aqui uma foto com estas micro-máquinas fotográfias (e a minha cara), que adorei!


Vale a pena a visita a este museu, ou Centro (como lhe quiserem chamar :) ). O bilhete só custa 8€ e e é um passeio muito divertido!

Sem comentários:

Enviar um comentário