15.6.16

Em teu ventre

Em teu ventre
José Luís Peixoto
2015
Romance

Recebi este livro pelo BookCrossing, a propósito de um ring. Demorei a chegar a ele pelos motivos anteriormente referidos, relativos a um livro gigante.

Neste livro, é-nos relatada uma diferente versão do milagre de Fátima, da perspectiva da pequena Lúcia e da sua mãe. Infelizmente, o romance não está estruturado devidamente, o que torna a leitura confusa, maçuda e muito pouco conclusiva.

Por aquilo que entendi, o autor relembra o dito milagre como se este tivesse sido apenas uma invenção de criança (Lúcia), possivelmente com intenção de chamar a atenção da mãe que se sente divida por uma série de filhas e um filho. Esta invenção sai fora de proporção e a cada novo mês Lúcia tem de colocar novas palavras na boca da Maria para que não aconteça o caos nem a maltratem mais. No entanto, nada disto parece agradar à mãe, que não acredita na história.

A escrita é simples mas, como digo, a estrutura deixa muito a desejar. Parece ter sido um romance escrito sem rumo e em cima do joelho, com cada capítulo um pouco ao improviso. Nunca é esclarecido se o que eu acabei de dizer era o verdadeiro sentido do livro ou não, tal como nunca é esclarecido quem é o narrador das letras pequeninas (penso que seja deus?)

Também não é um livro que caracterize bem a vida da época, sendo que para quem não sabe a história é muito difícil de localizar esta narrativa no tempo e no espaço. Uma pessoa não familiarizada com a cultura portuguesa achará este livro muito confuso.

Foi um pouco desapontante, mas apreciei a leitura de qualquer forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário