27.11.15

Amy

Amy
Asif Kapadia
2015
Filme
6 em 10

Tinha esquecido de comentar sobre este filme, que vimos o fim de semana passado. Trata-se de um documentário sobre a famosa Amy Winehouse, artista que (por acaso) conheço bem. Isto é, conheço bem a música, o resto das coisas pouco conhecia, porque todos os eventos dos últimos anos da sua vida - os mais famosos - me passaram ao lado.

Fazendo recurso a vídeos caseiros e fotografias oferecidas pela família e amigos, assim como os seus relatos e entrevistas, este filme faz um retrato emotivo da vida desta rapariga que, no fundo, queria apenas cantar. Trata com delicadeza a sua ascenção e posterior descida espiralada até ao mundo da droga, fazendo também foco na sua doença psicológica, a bulimia.

Fiquei, então, com a ideia de que Amy era apenas uma rapariga normal que tinha dificuldades em controlar-se e em encontrar um equilíbrio em si própria, procurando-o na música que fazia, mas a quem não foi permitida uma salvação, por diversos factores pessoais. Simplesmente, ela dependia demasiado das pessoas "erradas" e nem os seus amigos poróximos a conseguiram convencer do contrário.

Achei curiosa a evolução do estilo de vestir, que era mesmo foleiro ao início.

No entanto, o filme acaba por ser um bocadinho inócuo devido ao ênfase dado às letras das canções que, apesar de ficarem no ouvido e serem muito apropriadas a cada uma das situações, não são exactamente belos poemas líricos e pecam pela simplicidade extrema na sua estrutura..

Um filme que vale a pena ver, mesmo para quem não conhece a artista, e que mostra - mais uma vez - a tristeza da fragilidade humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário