4.4.17

Youjo Senki

Youjo Senki
Uemura Yutaka - NUT
Anime - 12 Episódios
2017
7 em 10

Um anime de estreia de um novo estúdio que nos enche de esperança para o futuro do anime, já no final da década. Penso que tenha passado ao lado de muita gente, mas foi uma óptima surpresa!

Tanya é uma menina. Tudo o que ela quer é que a guerra acabe, para ter uma vida descansada. Mas, não acabando, ela é um monstro no campo de batalha. Voamos com ela através de batalhas espectaculares e estratégias impensáveis, tentando descobrir, afinal... Qual é a sua origem?

Apesar da história, para já, ser bastante simples e não se entrar em demasiados detalhes políticos, temos um conjunto de personagens tão interessante que vale a pena ver o anime só para os conhecer. Tanya tem um mistério por trás, que é o que a torna tão mortífera, que acaba por nunca ser totalmente esclarecido. No entanto, a sua personalidade calculista e, ao mesmo tempo, explosiva, torna as suas linhas de raciocínio e as atitudes nos momentos de acção uma delícia. Temos também um conjunto de personagens de apoio que têm muito para dar, embora não tenham sofrido suficiente desenvolvimento e caracterização. Para além disso, é um anime de guerra  com raparigas em que nenhuma delas é sexualizada. Existe a consciência de que Tanya não passa de uma criança (apesar de ser uma criança psicótica), o que é muito valorizável. No entanto, achei que o conceito de acabar com a guerra para ficar em sossego" se tornou um pouco repetitivo ao longo dos episódios.

Mas o que distingue este anime de outros do género é a animação. Para novo estúdio, temos cenas de acção sem erros, com boas técnicas, uma boa integração de CG e uma paleta de cores muito apreciável dentro do contexto. O resultado não podia ser melhor, com lutas bem coreografadas, interessantes e que nos deixam à borda da cadeira para saber o que irá acontecer. Por4que, como na vida real, nem tudo é certo e nunca sabemos quem vai sobreviver.

A banda sonora tem muitos toques de electrónica, o que acaba por funcionar bem neste anime mas que, individualmente, é pouco coerente.

Esperemos que venha daí uma segunda season, porque ninguém se farta da Tanya, a Má!



Sem comentários:

Enviar um comentário