Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

12.4.17

Anicomics Lisboa 2017

Anicomics Lisboa 2017
Evento
No fim de semana que passou foi altura para um dos eventos mais icónicos do nosso circuito português: o Anicomics! Falarei agora da minha experiência nos dois dias do evento, com muita alegria, muita foto e, sobretudo, muita complexidade! =D
 
Para mim, tudo começa na sexta feira anterior: afinal, para participar no concurso geral do Anicomics, achei por bem ir ao ensaio que seria nesse dia. Havia recebido um e-mail informando que estaria tudo disponível para os nossos ensaios a partir das 21:00. Mas, quando lá chego com o Qui, vejo tudo fechado... Mmmm, o que se passará aqui? Encontro a Manon à porta, que me diz que ninguém ensaiou. Depois, aparecem o Mário e a Fátima (os pais do Anicomics) que me dizem que fiquei esquecida: os ensaios tinham sido adiantados para as 19:00 e ninguém me tinha dito. Oh não! O drama! O horror! Vamos todos gritar!
 
 Sou eu a fazer um drama, façam todos comigo.
 
Portanto, não deu para ensaiar e não deu para deixar lá os meus cenários. Voltei para casa e bebi binho e jola e comi coisas. Depois dormi. No dia seguinte (oh!) acordei!

E assim se inicia o dia de 

Sábado

Cheguei por volta do meio dia e estacionei no parque. Só mais tarde descobri que os parquímetros só estão em actividade aos dias de semana, pelo que poderia ter poupado uma pequena fortuna. O local, já sabemos qual é: o Fórum Lisboa, na Avenida de Roma.

É um lugar espaçoso, com um grande auditório pleno de qualidades técnicas, circundado por um bonito jardim cheio de cães a rebolar. O espaço está bem dividido, se bem que este ano me pareceu que havia muito menos actividades a decorrer nos locais, nomeadamente o número de bancas de artistas (que são bons artistas). A maior parte do espaço é dominada por um stand enorme da Kingpin, onde está muita merch e, sobretudo, muita BD interessante a preços muito competitivos. Fiz uma compra que já queria fazer há imenso tempo, como veremos a seguir! Quanto ao auditório, temos um palco grande e o sistema de vídeo e som são perfeitos. Infelizmente não temos bandolinas nem backstage, o que pode tornar alguns elementos cénicos um pouco complicados. Nesse aspecto, o antigo espaço era perfeito! Mas, já que houve a mudança, temos de nos congratular pelas suas vantagens. Também estive um pouco sentada no auditório a assistir a coisas e as cadeiras são muito, muito, muuuuito confortáveis!
 
 Coisas que trouxe do evento:
  • A BD do Watchmen, que queria ler há imeeenso tempo
  • Um porta chaves novo, que me fazia falta
  • Folhetos diversos
  • Um cartão :)

Depois de dar uma voltinha para comprar coisas, fui colocar o meu fato. Afinal, iria participar no concurso regular do Anicomics, coisa que já queria fazer desde o ano passado e que não foi possível por motivos de trabalho. Agora, com o fim de semana livre, iria poder participar num dos meus concursos preferidos. :) Desta vez, estreei uma nova personagem: a Luna, a gatinha de Sailor Moon! Adorei usar este fato, pois toda a gente me elogiou imenso, apesar dos pequenos erros que ele tem.

Aliás, muita gente me perguntou porque é que eu não estava a participar no ECG. A resposta tem duas vertentes:

  1. Não me apetecia. Apetecia-me um dia relaxado, sem me preocupar com pre-judgings, sem nervos, sem complicações. :)
  2. O fato é demasiado simples. Apesar de poder parecer muito moroso, só houve duas partes que demoraram algum tempo. ;)
Andei por aqui e por ali, a jogar em rifas, a falar com as pessoas fofinhas e queridas, a tirar fotos às pessoas. Depois, enfiei-me no bckstage para o concurso. Estava com muito medo que nada do que eu tivesse planeado funcionasse. Mas, graças aos incansáveis voluntários, correu tudo como o esperado e senti que toda a gente gostou do sukito. :) Poderão ver todos os vídeos aqui (o meu é o sexto :) )

O sukito era simples e, no fundo, eu queria apenas mostrar esta música de que gosto tanto. Era um sukito que sonhava fazer há tempos e acabei por conseguir, com muita ajuda do Qui e do Zé Gato para construir a lua do cenário e um certo investimento. O essencial é que as pessoas se tenham sentido um bocadinho felizes e tenham sorrido um pouco com o sukito. Mais uma vez, obrigada aos voluntários, pois sem eles nada disto teria sido possível! <3 Vós sois os maioris! Digo também que o nosso técnico de som e luz, o Nhocas, foi um amor: quando não se pode ensaiar na sexta, pediu-me que enviasse um e-mail com indicações; como o mail se perdeu, foi de propósito ao backstage perguntar-me o que era para fazer! Obrigada!

Como é evidente, não estava à espera de passar à final. Na verdade, nem me dava jeito nenhum, pois queria ir ver um concerto de piano. Mas acabei por ser chamada, para minha grande surpresa, o que me deixou muito feliz! :) Na verdade, foi um sentimento agridoce: claro que fiquei ultra contente por ter passado à final. Isso para mim já foi mais que um prémio! Mas por outro lado gostaria de ter ido ver o concerto... Bem, que se há-de fazer? :p

Podemos por exemplo olhar para as 

Fotos de Sábado






















 Estas fotos meio desfocadas que se seguem são do backstage. Diga-se que a moça aqui em cima estava bela de morrer!









Quanto ao ECG, cujos sukitos ainda não vi, devo dizer que me pareceu que os prémios foram perfeitamente merecidos. Vi os fatos ao vivo e a cores (e toquei-lhes!) no backstage e estavam maravilhosos. Sinto-me muito orgulhosa de todas estas meninas, sobretudo aquelas que conheço há mais tempo, pois são de um talento imenso que só tem vindo a evoluir!

Fui para casa toda contente e bebi binho e jola e dormi. E depois (oh!) acordei.

Para iniciar, desta feita na companhia do Qui, o dia de

Domingo

Chegámos por volta da uma, um pouco mais tarde, desta vez. Falei com o pessoal voluntário: tinha levado um sukito diferente! Na verdade, estava com tanto medo de que o meu skit da lua não funcionasse, que decidi fazer outro mais simples, só para prevenir. Como não estava planeado passar à final, decidi usá-lo. :)

Andámos por aqui e por ali, sobretudo envolvidos na actividade de tirar fotos e beber jolas. Um amigo mui simpático viu-me sem uma na mão e ofereceu-me uma das dele. Depois, voltei ao backstage para o ver absolutamente povoado com todas as pessoas do show. Estavam lá as minhas amigas pequeninas e estive a brincar com elas, pois estavam a sentir-se um pouco sozinhas. Depois fui fazer um xixi e uma delas abriu-me a porta da casa de banho D: Foi oportunidade para mjinistrar um educativo workshop de xixi. ^___^

Correu tudo óptimo: a ideia deste meu novo sukito era pedir para as pessoas se desdramatizarem um bocadinho, se desprenderem um bocadinho, amarem-se uns aos outros. Neste evento vi coisas muito chatas a acontecer e pessoas muito enervadas com as coisas chatas a acontecer. Mas acontece sempre em todos os eventos e, penso eu, mais vale uma pessoa não se aborrecer. Sejam todos felizes! :)

Breve, breve, colocarei aqui o vídeo que o Qui gravou. :>

A parte mais chata é que tivemos de esperar cerca de mil e duzentos anos para que o show da Bela Adormecida acabasse e soubéssemos quem tinha ganho para podermos ir todos para casa. Spoiler: não fui eu! =D Prémios bem merecidos, mais uma vez. Para além disso, o que faria eu com o prémio? :p Por acaso, estava a discutir isso ontem com o Qui: qual seriam os prémios ideais para um concurso de cosplay? Pessoalmente, eu não sou coleccionadora de merch, pelo que vales em lojas não significam muito para mim (apesar do vale do concurso em questão ser de um valor muito considerável, o que mostra apenas uma abertura e disponibilidade da organização para recompensar bem o bom trabalho). Assim, faço uma enumeração de prémios que acho que seriam giros:

  • Vale para bens de primeira necessidade (comida, água, luz, coisas dessas)
  • Vale para comprar materiais de cosplay NUMA LOJA À ESCOLHA (para o pessoal dos props não ganhar tecidos e vice versa)
  • Uma viagem
  • Bilhetes para outro evento
  • Vales para actividades giras e educativas, como workshops
 Se alguém pertencente a alguma organização de um evento vir isto, peço que o tenham em consideração! =D

Vi uma parte do show (antes do espectáculo principal) e stava engraçado, embor deva referir que, no primeiro skit, os intervenientes foram um pouco descuidados: atirar coca-cola e tomates esmagados para o chão para depois virem as senhoras limpar é um pouco chato. Um pouco muito chato.

 Mesmo no final, houve um anúncio trágico: o Anicomics vai acabar! Esta, pelos vistos, foi a última edição. Claro que ficou toda a gente imensamente triste, mas eu gosto de ter uma opinião positiva. Talvez o Anicomics acabe nestes moldes. Talvez termine o que vivemos sempre até agora. Mas acredito que, certamente, o Mário não irá desistir e dentro de algum tempo nos trará algo ainda maior e ainda melhor, noutro formato, com outro estilo, com outra vida! Por enquanto, ficam as memórias felizes. :) Quanto às suposições de porque é que a coisa acaba...? Bem, acho que isso não interessa. Pode simplesmente ser um motivo pessoal. Acho que não precisamos de saber ;)

Portanto, deixo-vos com as 

Fotos de Domingo 












Foi um evento calmo, cheio de momentos felizes. Sem implicâncias, sem chatices. E eu acho que gosto cada vez mais das coisas assim :) Portanto, agora marcámos um final em grande. Um dia destes, teremos um recomeço ainda maior!

Mantenham-se contentes e, em caso de dúvida, olhem para a lua! =D


 
 






2 comentários: