29.2.16

Soukihei MD Geist

Soukihei MD Geist
Ohata Koichi - Zero-G Room
Anime OVA - 1 Episódio
1986
6 em 10

Há quanto tempo não via um filmezinho de anime? Este OVA de 40 minutos já estava na minha lista há algum tempo, mas só agora (ontem ) tive vagar para me por a ver.

Geist é um MDS: Most Dangerous Soldier. Pelos seus crimes no passado foi criogenizado. Agora acordou, no meio de outra guerra. E tem de proteger a humanidade, ou algo que o valha. Este é um filme que toma muitas influências do género pós-apocalíptico, nomeadamente Hokuto no Ken ou o próprio Mad Max original. No meio de um deserto cheio de máquinas, há repetidas lutas. O final inconclusivo parece surpreendente (onde está o resto?) e, assim, o filme fica aquém das expectativas.

Os personagens não têm qualquer tipo de caracterização que os distinga uns dos outros. Parecem todos movidos por objectivos simples, sem outro tipo de sentimento para além de os atingir. Não tomam relações emocionais uns com os outros e encontram-se praticamente objectificados perante o contexto do filme.

A animação é bastante boa para a época, sendo-nos permitido assistir a uma série de lutas entre maquinaria diversa. Esta tem designs realistas e práticos. Apesar de tudo, pode haver um certo exagero nas armas utilizadas e na coreografia de cada situação. A paleta de cores é bastante completa, tendo em conta que estamos nos anos 80, e os cenários remetem-nos para um mundo destruído e vazio.

Musicalmente, temos temas muito típicos mas que, apesar de tudo, pecam pela falta de originalidade. Aquele power-metal dos 80s funciona sempre, mas desta vez as músicas acabaram por me parecer bastante vulgares.

Enfim, citando um amigo... "Papa-se"

Sem comentários:

Enviar um comentário