6.12.15

Aura Battler Dunbine

Aura Battler Dunbine
Tomino Yoshiyuki - Sunrise
Anime - 49 Episódios
1983
6 em 10

Só agora vi que este anime foi realizado pelo Tomino, o génio por trás do meu amado Gandamu. Trata-se, também, de um anime de mechas, mas com uma particularidade: estes robots surgem numa guerra dentro de um universo fantástico, habitado por fadas!

A partir desta premissa, desenvolve-se uma história que, apesar de tudo, não é muito diferente de uma guerra de mechas habitual. Existem muitos personagens com muitas relações poligonais entre eles, sendo que a busca final é a de uma certa liberdade poética entre o mundo real e o mundo das fadas. Desenvolve-se uma guerra fatal para muitos destes personagens e tudo termina numa nota inconclusiva.

Quanto aos personagens, são demasiados para o contexto que nos é apresentado, sendo que apenas o principal sofre um desenvolvimento mais coerente, passando de jovem quasi-deliquente para um guerreiro poderoso que perdeu muitas das suas características pessoais originais (tal é visto no confronto com a sua família verdadeira). Talvez a parte mais interessante seja a relação entre este, Shou, e a sua amiga fada. À medida que a narrativa avança, vemo-los juntos cada vez mais vezes, situações de diálogos originais, pontuados por algum sarcasmo e desenvolvimento pessoal dos personagens e da sua relação.

Artisticamente, temos traços típicos da década, mas não se pode dizer que seja dos melhores exemplos de animação. A paleta de cores é reduzida e os designs improváveis, sendo que senti muita falta de sombras que ajudassem a dar mais profundidade aos cenários e à maquinaria.

A música é também típica e pouco memorável.

Valerá a pena ver pelo seu elemento fantástico, bastante original neste género de anime.

Sem comentários:

Enviar um comentário