10.11.15

O Beijo da Mulher Aranha

O Beijo da Mulher Aranha
Manuel Puig
1976
Romance

Comprei este livro na Feira do Livro deste ano, pois o nome fascinou-me a sinopse pareceu-me muito interessante. Só depois descobri que é também um filme, com o mesmo nome.

Dois homens encontram-se na prisão. Um deles é um preso político e o outro um homossexual que está aali por ter corrompido menores de idade com as suas "alterações". Este, começa a contar filmes ao outro. E à medida que os filmes vão sendo descritos, a sua relação desenvolve-se para além da simples camaradagem.

Por um lado, o livro caracteriza muito bem a vida numa prisão da Argentina, nesta época conturbada de revoluções, em que não se pode confiar em ninguém e onde a Mulher Aranha pode ser tanto nossa inimiga como nossa aliada e apaixonada. Mas, vendo por outra perspectiva, a narrativa pode acabar por ser um pouco maçuda. Baseia-se quase toda em diálogos, que descrevem em grande detalhe esses tais filmes. Não tenho a certeza se estes existem na realidade ou não. Se realmente existirem, o livro acaba por se tornar bastante banal, mas se forem inventados é um grande exercício de originalidade.

A conclusão do livro é lógica e acaba por ser uma espécie de "final feliz" para a relação que se desenvolveu entre os dois homens. No entanto, não me pareceu muito realista.

Ainda assim, é um livro curioso, sobre um assunto que é pouco documentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário