25.11.14

A Most Wanted Man

A Most Wanted Man
Anton Corbijn
Filme
2014
6 em 10

Para a segunda double session começamos com este filme.

O derradeiro filme de Phillip Seymor Hoffman, falecido recentemente. O actor interpreta um investigador de actos terroristas, em Hamburgo, que se envolve num complicado caso em que tem tanto que salvar um emigrante ilegal checheno como prender um famoso muçulmano que, advogando pela paz no exterior, trafica fundos para comprar armas para a guerra islâmica.

O filme tem uma narrativa bastante simples e é baseado num livro do famoso escritor de policiais John le Carré. Nunca li um livro do senhor quadrado e agora também não desejo ler. Pois a história, como aqui demonstrada, está básica demais e não capta o meu interesse com suficiente intensidade.

Assim, o filme vive muito das suas personagens, nomeadamente o protagonista - Günther. Este personagem tem as suas camadas de complexidade e está perfeitamente interpretado, embora este papel não seja o trabalho definitivo do actor. Aliás, nota-se - aliado ao personagem - uma exasperação e cansaço, que já poderiam predizer o estado mental do actor e as consequências decorrentes. Quanto aos outros personagens, nenhum deles é interessante o bastante, estando muito presos a dramatizações e esperanças adolescentes.

Não direi que o final fosse previsível, mas faz bastante sentido. Fiquei bastante feliz por não terem continuado com a história para além do que já foi dito, pois tornaria o filme desnecessariamente longo.

Sem comentários:

Enviar um comentário