12.5.17

John Lennon

John Lennon
Alan Posener
1987
Biografia

Iniciei uma nova TBR! Consiste em ler todos os livros desta casa que ainda não li, isto é, todos os livros do Qui. :) Comecei por este, que é uma biografia do John Lennon (o Beatle, para quem não sabe, que, bem, é ninguém), de uma colecção que havia saído no Expresso. Esta personalidade é uma figura mitológica do ideário Qui, portanto foi bom ficar a saber um pouco mais sobre ele.

E que se fica a saber? Que esta pessoa era muito mais execrável e insuportável do que se poderia pensar. Ficamos a saber que a maior parte das canções de amor iniciais são dedicadas a pessoas imaginárias e que ninguém na banda sentia essas coisas. Falam-nos um pouco do primeiro casamento e da autodestruição do artista por causa de ciúmes associados a crenças místicas relacionadas com o consumo de drogas.

Tudo isto é interessante, mas o autor deveria ter tomado uma distância um pouco mais profissional na descrição destes factos. Refere muitas vezes as suas preferências pessoais, os discos que comprou e onde estava quando X ou Y aconteceram. Isto não só não é importante como ainda tira muito do foco dosa factos.

Para além disso, os próprios factos, estando documentados, parecem apresentar uma perspectiva muito unilateral dos acontecimentos.

Confesso que não fiquei com vontade de ouvir os Beatles.

Sem comentários:

Enviar um comentário