Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

22.7.15

iDOLM@STER Xenoglossia

iDOLM@STER Xenoglossia
Nagai Tatsuyuki - Sunrise
Anime - 26 Episódios
2007
5 em 10

Nota: Eu não sei nada sobre IdolM@ster, vi este anime porque estava nos meus planos por razões ocultas. Este comentário não compara esta série com a dos ídolos.

Uma menina muito querida candidata-se a um casting para uma escola de ídolos (idols). É seleccionada, mas infelizmente é-o para conduzir um iDOL, um robot gigante que serve para apanhar pedregulhos do espaço. Esse robot tem personalidade e desenvove-se uma relação de robofilia. Entretanto aparecem pinguins (a mascote da cena) e mais meninas muito queridas que fazem coisas variadas. Talvez não seja evidente por esta espécie de sinopse, mas achei este anime uma versão extremamente infantil do que poderia ser uma bela série de super-robots. 

A história revolve sobre um conjunto de personagens que tem tudo para falhar. Começa logo por não terem qualquer tipo de caracterização excepto gostar ou não de pinguins. As suas características básicas servem para pouco mais do que para as distinguir umas das outras. Isto leva a que a história, que deveria ser muito emocional e tinha bastante potencial no respeitante a conceitos de ficção científica, seja uma colecção de momentos de criança, com um pouco de fatia-de-vida aqui e ali e muito pouco de mecha puro e duro. Esta característica é prolongada nos designs: é muito difícil de distinguir os adultos das crianças porque - fora umas feições um pouco mais achatadas - são praticamente iguais. Há também gémeas em profusão, o que acaba por confundir o espectador um pouco.

A arte, para a época e para o estúdio (a sério, eu espero sempre coisas boas da Sunrise porque eu gosto da Sunrise e a Sunrise gosta de mim), está muito desactualizada e bastante infeliz em alguns momentos. O design da maquinaria tem algum potencial, mas acaba por ser pouco explorado porque as meninas são mais importantes. Há explosões bastantes (algumas aquática) quem não têm o efeito pretendido. Mas, em alguns momentos, encontramos a salvação em cenários bem iluminados e com cores suaves e belas.

OPs e EDs são comuns e pouco inspiradas. Quanto ao resto da banda sonora, pouco se dá por ela. Há pouco detalhe dado às vozes, sobretudo nas cenas de grandes grupos a falar ao mesmo tempo.

Enfim, um anime que ficará para trás. Mas fiquei com vontade de ver o outro IdolM@ster, o que não tem robots. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário