Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

3.11.14

AmadoraBD 2014

AmadoraBD 2014
 Festival de Banda Desenhada

Mais um ano, mais um Amadora! Depois da sessão dupla de cinema e de pouquíssimas horas de sono, agarrei no corpitxu e no namoradim (doravante conhecido como Quí) e coloquei-me dentro do carro para dirigir até ao local. Pus o meu cosplay em casa, excepto peruca, pois seria estranho olhar para o carro do lado e estar uma afro azul a conduzir. E doíam-me os ex-sinais... Mas ignorei. Isto para dizer que fui tirar dois sinais no Sábado, que ainda estão a doer um pouquinho. Não, não me deixaram ficar com eles para dar à Fada dos Sinais.

Enfim, estamos dentro do carro e está tudo a correr bem até ao momento em que ligamos o GPS. Vimos na net a morada do Festival: Avenida Luís Vaz de Camões. O GPS dizia "Rua Luís de Camões". E como não havia mais nenhuma, fomos por essa. Ora a Maria Atum, nome do GPS, enviou-nos para o lado oposto da cidade! Ainda começamos a percorrer o caminho a pé, até encontrarmos um senhor que nos disse que era do outro lado da linha do comboio. E assim se processou cerca de meia hora em que nos encontramos completamente perdidos na Amadora, às voltas com o carro, às voltas em rotundas, até encontrarmos uma magnífica seta a indicar o caminho. Passamos por uma feira de galinhas e finalmente reconheço o local. Chegámos!

Eu estava de cosplay, tendo colocado a peruca com auxílio dos espelhos retrovisores, portanto tinha entrada grátis mais acompanhante. Também tinha ganho um bilhete no concurso da Associação Portuguesa de Cosplay. Quando inquiri pelo bilhete, que havia ficado no nome do Qui, eles ainda tentaram olhar para um papel, mas depois disseram "só por estar assim vestida já pode entrar". Deu-nos dois convites. E ok, entrámos.

A Exposição

Este ano tudo parecia um pouco melhor organizado. Havia uma exposição muito interessante sobre a exposição da banda desenhada nos tempos de hoje e nos de antigamente, falando das várias indústrias e mostrando vários tipos. De resto, as estrelas deste ano eram a Mafalda e o Batman.






Consideremos que eu não gosto nada da Mafalda. A verdade é que nunca lhe achei piada, sempre a achei demasiado crescida, com demasiadas opiniões e com muito pouca graça. Muito convencida para o meu gosto. Mas lá vi a exposição, que até tinha umas gracinhas pelo meio.




Já o Batman, nesse aí demorámos bastante tempo. O Qui é altamente fã do Batima e esteve a ver com muita atenção todos os detalhes e a tirar fotografias a todos os painéis. Admito que havia alguns muito interessantes, se bem que um dos lados da exposição era da versão "teen", para crianças, que não é tão apreciada pelo Qui como as outras.




 Eu e o Batima



Depois, por cima de paletes, estavam montes de livros para lermos.

No andar de baixo, lojas e lojas e bancas e um balcão enorme para os autógrafos. Nada comprei passível de ser autografado. Na parte de trás, estava a exposição dos participantes do concurso, que tinham trabalhos que variavam entre o horrível (sobretudo o de todas as raparigas entre os 14 e os 26 anos que desenhavam em estilo manga. Ou tentavam) e o maravilhoso (nomeadamente todos os vencedores e a maioria das do escalão A+, o das pessoas mais velhas) Entretanto entrámos dentro de um expositor que aparentava ser um aquário, mas não percebemos bem o objectivo pois não tinhamos óculos 3D e não os encontrámos. 

 Autografantes autografando

 Camuflada dentro do aquário =D

Fiquei com a sensação de que nos faltava imensa coisa para ver, pois tnha visto na net que havia mais expositores sobre outras bandas desenhadas. No entanto, demos a volta toda e não encontrámos mais nada. Que mistério!

Pelo meio da nossa vistoria à exposição, passaram-se outras coisas, por exemplo cerveja, mas sobretudo o

Desfile de Cosplay

Dizem os relatos oficiais que estavam cerca de quarenta pessoas inscritas. No entanto, fiquei com a impressão de que este ano estavam muito, mas muito menos cosplayers do que nos anos anteriores. E, de certa forma, todas as pessoas pareciam muito menos acessíveis para tirar fotos, como se tirar uma foto fosse algo ofensivo. Até houve quem me tratasse mal, mas que raio. Semelhante coisa nunca tinha acontecido. Mas bem, por essa razão desisti de tirar fotos muito rápido, pois não estou para aturar estas coisas, e - consequentemente - não há muitas fotos de cosplayers. Colocarei todas de seguida.

Quanto ao desfile, eu era a última a entrar portanto não vi nada do que se passou, mas segundo o que o Qui me contou parecia que as pessoas estavam tímidas e não ficavam quase tempo nenhum no palco para mostrar o fato, fazer umas poses e tirar fotos. Mais uma vez, que coisa bizarra! Mas aqui está a gravação do desfile, para vermos mesmo o que aconteceu :3



Quando foi a minha vez, cheguei à conclusão de que era a única pessoa com um skit, para além de um grupo de cosplayers de um livro que tinha sido apresentado antes do desfile. Como eles me disseram que não iam fazer nada, só posar, pedi para ser primeiro. Pois o meu sukito era tão imensamente patético que não ficaria nada bem terminar o desfile com ele... Bem, aqui está! Explicarei tudo no meu Cosplay Portfolio, mas em resumo a ideia era fazer a dança mais parva com a música mais parva! A miudagem da fila da frente fartou-se de rir, portanto deve ter corrido bem. Digam de vossa justiça!

O nome do Sukito é "Rabos" :3
E em extra e exclusivo o vídeo do sukito das Sete Cores de Oníris! =D


Compras e Vendas

Depois de tudo isto, fomos ver as lojas. Eram bastantes e tinham muita coisa interessante que fiquei com vontade de comprar (nomeadamente um album do Batman que era em aguarela e parecia lindíssimo, não sei o nome, e o Omnibus completo e complementado de Uzumaki). Infelizmente tinha estabelecido um orçamento para mim própria, que não ultrapassei. 

O meu arrebanhamento final ficou em:
  • Dois sacos loucos
  • Um manga do Batman, em homenagem ao Qui :)
  • Uma BD do David Soares, autor que adoro de paixão, chamado "A Sepultura dos Pais"
  • O programa
  • Uns autocolantes
  • Um marcador

Engraçado que ambos os livros tinham troco de um cêntimo e em nenhuma das lojas tinham. Numa loja deram-me dois cêntimos de troco e na outra não me deram nenhum. Portanto acabou por ficar tudo certo =D

E Finalmente... As Fotos!

Como não são muitas, vou por todas. :) Isto no respeitante ao cosplay. No respeitante ao resto são imensas e não vou por mais nenhuma blogablobabla!







 Um destes (não) é um cosplay :)



E assim termina mais uma aventura no AmadoraBD! Foi um dia encantador e muito divertido. Para o ano, se tudo correr bem, haverá mais! =D

Sem comentários:

Enviar um comentário