25.6.13

Hotel Memória

Hotel Memória
João Tordo
2007
Romance

Livro recebido pelo BookCrossing. Conta a história de um jovem estudante que, após certa tragédia, se envolve numa investigação que visa encontrar uma pessoa perdida, um fadista Português.

O livro está, essencialmente, dividido em duas partes: antes do mafioso russo e depois do mafioso russo. Antes do mafioso russo, o narrador conta a história de como chegou a Nova York e uma paixão intensa que vive nessa cidade. Após o final, entra  numa espiral descendente de depressão que o leva a viver no quarto do Memory Hotel, uma pensão nojenta cheia de baratas. Lá, é visitado por um Russo enorme que o incita a investigar sobre Daniel da Silva, o fadista desaparecido. Depois aparece o mafioso russo e ficamos, através da narrativa de outra personagem, a saber o que se passou para o fadista ter desaparecido e qual a sua relação com os russos.

O livro está bem escrito, com cenas intensas, apesar de por vezes entrar no lugar-comum. Por exemplo, o final, que estava a ser emocionante devido à revelação do estado evolutivo final dos personagens, ficou rapidamente lamechas e perdeu a intensidade que possuía.

No entanto está aqui uma história diferente e bem construída, um thriller da máfia da música, envolvendo um Português. E fado!

Sem comentários:

Enviar um comentário