Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

1.7.12

Aoki Densetsu Shoot!

Aoki Densetsu Shoot!
Nishio Daisuke - Toei Animation
Anime - 58 Episódios
1993
5 em 10

Já alguma vez referi que adoro anime de desporto? Provavelmente. Mas acontece que não gostei muito de Aoki Densetsu Shoot. Deixado de lado pelo sucesso do análogo Captain Tsubasa, com o mesmo tema e na mesma época, Densetsu Shoot deixa um pouco de lado o tema desportivo para também se focar no romance e nas vidas dos personagens. Isto poderia ter funcionado muito bem, mas a ideia não foi bem sucedida devido a um erro imenso: estes tipos passam três quartos da série a jogar à bola.

Não que eu esteja a insinuar que num anime sobre futebol não se deva jogar à bola, nada disso. Mas estes jogos foram todos tão chatos... Deviam fazer estes animes como um jogo de futebol real, visto de cima. Porque visto da perspectiva dos personagens não se percebe nada do que se está a passar. Não se percebe a localização deles no campo nem a localização dos seus parceiros e, por isso, é impossível fazer uma opinião sobre o jogo e envolvermo-nos nele convenientemente. E eu sou uma pessoa que gosta bastante de futebol. Apenas não vejo os jogos da minha equipa, porque me enervam (assim, escolhi ver um anime sobre a bola durante o Europeu de futebol).

Entretanto há uns dramas exteriores ao campo que são interessantes. No entanto ficam muito mal explorados porque parecem muito irrelevantes comparando à importância que tem chegar aos Nacionais! Oooh! Temos um gajo que morre de uma maneira muito estranha (pelo amor de deus, quem é que morre de ataque de coração aos 16 anos e ainda tem tempo de dizer palavras sábias a todos os seus amigos e familiares?), temos uma miúda que vira ídolo (e desiste para ir ver o jogo de futebol?), temos um puto que o pai não curte que ele jogue futebol (mas revela-se que o pai foi um grande jogador da sua época!), temos um que se envolve em lutas (e depois se safa, que conveniente) Isto seria tudo muito sumarento se o anime fosse mais sobre isto e menos sobre os nacionais. Assim não temos um desenvolvimento de história nem de personagem, não passa de miúdos a darem pontapés na bola.

E dão pontapés na bola de uma maneira estranhíssima, com técnicas que nem nunca ninguém ouviu falar. Aliás, criei uma colectânea dos melhores termos futebolísticos em Japonês, que segue em anexo:

TANAKA NO HATUTURIKU - O hattrick do Tanaka 
Majiku Sizorus Passu - Magic Scissors Pass (que raio será isto)
NAISU INTACEPTO - Nice Intercept
Missanga - Não faço ideia
Roring Airu Ransu - Rolling Air Lance (quando mandas a bola da linha lateral com um flik flak à retaguarda)
Furashu Passu - Flash Pass
GOAAAAAARUUUU - Golo
Tripa Counta Ataku - Triple Counter Attack
Ofusáid - Offside (aka fora de jogo)
Maku Maku! - Marca-o! Marca-o!
Yerow Cadu - Cartão Amarelo
Spimbaur - Spin Ball 
Baiciku Kiku - Pontapé de bicicleta
Pere - Pelé
Kingu of Shutu - King of Shoot
Ovahetu - Overhead
Zoun Pressu - Zone Press
Contror Towa - Control Tower

Numa nota àparte Ó Jesus, que o jogador Alemão se chama Reinhard! Daí se conclui que só pode ter desejos de dominar todo o universo conhecido!

1 comentário:

  1. Adorei a tua pequena review sobre a série. Alguns aspectos negativos que apontaste concordo e outros não.
    Apesar de tudo, Aoki Densetsu Shoot continua a ser para mim e para muitos o melhor anime de futebol de sempre.

    ResponderEliminar