Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

23.10.23

Iberanime OPO 2023

 

Iberanime OPO 2023
Evento


A preparação para este evento começou muitos meses antes, quando decidi inscrever-me no CWM (Cosplay World Masters). E desta feita algo diferente: eu não ia lá só para fazer um skit. Eu fui lá com o objectivo fixo, com a mente fixa, em me classificar. Isto porque tenho uma ideia para um fato complexo com um skit complexo que só funciona em Portugal, e queria usá-la na final. Mas tal não se concretizou, como veremos.

Como desta vez tinha muitos props e muita coisa para levar (afinal, eu e o Zé Gato construímos uma mesa de raiz, que tinha de ir desmontada) fomos de carro, o que foi uma certa aventura porque nunca tinha feito uma viagem tão grande. Problema: assim que metemos a base da mesa dentro do carro, ela não cabia, e com o stress de estarem mil pessoas atrás de mim a apitar, partiu-se toda antes do tempo. Porque o objectivo da mesa era partir-se durante o skit, mas partiu-se antes da altura certa, o que foi muito stressante.

Ficámos num hotel mesmo próximo da Exponor, onde passámos muito bem, com uma cama e almofadas super confortáveis, mas cujo pequeno almoço era realmente pequeno, deixava muito a desejar. Chegámos um dia antes do suposto para eu poder descansar da viagem e ir fresca e fofa para o concurso, e na sexta-feira passeámos um pouco pelo centro do Porto e fomos a Serralves ver um conjunto de bolas pintadas pelo Miró e pelo seu amigo.

Esta visita a Serralves foi problemática porque nos perdemos dentro do parque, e eu ja me começava a enervar com os nervos por causa do concurso que ia ser uns dias a seguir. Enfim, lá conseguimos achar a casa cor de rosa e ver as bolas, e depois apanhámos uma chuvada tremenda a passear pelo Porto. Não levávamos guarda chuva e fiquei um verdadeiro pingo, nem as cuecas se safaram.

Sábado apresentamo-nos na Exponor com algumas horas de antecedência e começou o doloroso processo de montar a mesa. A certa altura eu só chorava, porque tinha parafusos pouco ideais para o processo, não tinha pregos, não tinha martelo, confiei plena nos parafusos e os parafusos não funcionavam, à medida que íamos montando uma parte outras se iam desfazendo, foi muito enervante. Eu era a terceira a entrar, o que me agrada muito pouco porque gosto mais de ficar para o fim, mas felizmente conseguimos montar a mesa a tempo do ensaio e, milagre, ela não se desfez em mil bocados a ser levada e tirada do palco. Assisti ao resto dos ensaios, e alguns skits pareciam mesmo bons, e depois fomos comer uma francesinha a um restaurante próximo. Eu bem tentei combinar alguma mega party no dia antes ou no próprio dia, mas não foi possível, além de que eu estava sem grande mood para a backstage super festa de sempre, porque estava realmente enervada com tudo.

No dia em si, cheguei ao canto que tinha atribuído a mim mesma para o ver ocupado por uma kota com uma caixa gigante de maquilhagem que estava a maquilhar as crianças do concurso infantil. Para primeira irritação do dia estive muito bem com "este é o meu sítio" e lá consegui que ela se deslocasse o suficiente para eu caber no meu lugar. Pus o fato, caiu e perdeu-se um tapa mamilos, e fiquei aterrorizada a pensar que se ia ver a minha mama. Partiu-se um brinco, fiquei com os cabelos colados à cola das orelhas, mas coube bem dentro do fato, nada se rasgou, partiu ou estragou e entrei no pre-judging sem build book, que - vim a saber bem mais tarde - tinha ficado em casa debaixo de uma multitude de objectos que tinha tirado do carro para caberem lá as coisas da viagem.

O pre-judging não correu assim tão mal, desta vez só me esqueci de falar de um elemento, e os jurados só diziam "gorgeous" e "beautiful", pelo que estava com alguma confiança, excepto na parte da mesa que ainda se podia auto-destruir antes do tempo. Mas não se auto-destruiu, fiz o meu skit e bateram palmas moderadas, pelo que saí de lá a pensar que tinha feito merda, que me tinha enganado nos timings todos e que tinha saído uma valente bosta de skit sem interesse nenhum, além de que a mesa caiu que nem uma coisa morta, e não com o estrondo que eu tinha planificado nos ensaios e na minha cabeça.

Quanto anunciaram as vencedoras e eu não era uma delas, fiquei tão desgostosa que só me apetecia ir para um canto chorar, e estava com tantas dores nos pés por causa dos sapatos idiotas que comprei para substituir os outros sapatos idiotas que decidi tirar logo o fato e não tirar fotos nenhumas. Não tenho fotos de mim para amostra, excepto uma ou outra que vão aparecendo. Mas causa-me muita pena que aparecem fotos de toda a gente menos minhas, pelo que devia estar bem feia. A minha vontade era desistir do cosplay nesse mesmo instante, mas felizmente as minhas companheiras de concurso deram-me uma forcinha, e agora já estou mais motivada. Obrigada!

De resto, o evento estava bem maior do que da última vez que tinhamos ido, com muitos artistas e muitas lojas. Jogámos jogos retro, comprei uma t-shirt do Pingu e uma rifa em que me calhou Genshin outra vez (será que há mais alguém além de mim que não conhece nem quer conhecer Genshin?). A parte do cosplay está cada vez melhor organizada, com a prática vem o sucesso, mas "trancaram-nos" fora do backstage ao longo de todo o concerto do gajo de One Piece, e por isso não podíamos ir embora. Acabámos por deitar a mesa fora, arrumar tudo e seguir para o hotel, e doiam-me imenso horrivelmente, muito, os pés.

Enfim, fiquei muito desgostosa com a minha prestação, porque pelos vistos o meu melhor ainda não é bom o suficiente, e isso é muito frustrante, quase que sinto que estou nisto há anos e anos e não serve de nada. Só fazer é divertido, mas às vezes a gente gostava de ganhar também. Sorry pelo desabafo.

A volta foi muito mais cansativa que a ida, e fiquei com um problema nos pneus mesmo antes de chegar a casa, mas o carro já vai à revisão dentro de uns dias e está tudo bem.

Obrigada a todos, e vemo-nos no próximo!




Sem comentários:

Enviar um comentário